Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 dicas para melhorar suas aulas online

7 dicas para melhorar suas aulas online

Olá, leitores!

Com uma procura cada vez maior por cursos online, é de se esperar que a oferta desse tipo de aprendizado aumente bastante também. Se você já dá aulas online ou pretende criar seu próprio curso, veja estas dicas para melhorar ainda mais suas aulas online.

Ao criar esses tipos de cursos digitais, você deve tomar muito cuidado com o que está sendo oferecido – conteúdo – e como está sendo oferecido – o formato -, para que não tenha um impacto negativo nem em quem está aprendendo, nem para você que está ensinando.

Neste artigo, você vai descobrir 7 maneiras de melhorar o seu curso online, principalmente se for voltado para capacitação corporativa. São dicas que focam em mudanças simples e diretas para que você possa atingir suas metas e objetivos de desempenho.

Como melhorar as aulas online

1- Deixe suas expectativas bem claras desde o começo

Todos já encontramos um curso online em algum momento que pode ter tido uma falha fatal: a ambiguidade. Talvez não estávamos tão certos do que era esperado de nós ou que objetivos que poderíamos alcançar através do curso. Seja qual for o caso, as metas não estavam claras, o que imediatamente criou uma desconexão entre o aluno e as aulas. Por isso é essencial que as expectativas sobre o curso online estejam bem claras desde o começo.

Seus alunos devem estar cientes de que eles vão realmente aprender com essa experiência online, assim como o que eles mesmos têm que fazer para obter os resultados esperados. Deixe-os saber exatamente quanto tempo o curso online vai durar, bem como as atividades que estarão disponíveis. Isso pode ser simples como uma pequena, mas detalhada, descrição do curso no começo da página com os objetivos e requisitos, em forma de lista para mais fácil visualização.

2- Conte com a ajuda de especialistas na matéria

Mesmo que você saiba bastante sobre o assunto a ser ensinado, é uma boa sugestão ter sempre um especialista na matéria junto com você, para ter certeza que todas as ideias e conceitos foram passados. Esse especialista pode dar indicações do que deve ser incluído nas aulas, como as informações devem ser passadas e outras metas que queira atingir. Ele ainda pode te ajudar a fazer as apresentações online mais efetivas de acordo com o público que quer atingir.

3- Faça uma programação flexível para seu curso

É importante lembrar que quem faz cursos online, em sua maioria, tem uma agenda mais corrida, por isso preferiu a aula digital. Então, ao invés de fazer seus alunos reorganizarem suas obrigações, você pode criar uma programação mais flexível para seu curso. Assim eles mesmos podem controlar quando vão assistir às aulas. Se tiver alguma tarefa que eles precisem terminar a cada semana, disponibilize uma lista delas no começo para que eles possam fazer de acordo com sua conveniência. Grave as aulas para que, quem não assistiu ao vivo, possa ver depois. Ou seja, facilite a vida já corrida dos seus alunos para que todos participem do processo.

4- Inclua mais avaliações online

A maioria dos cursos a distância tem uma avaliação online no final do treinamento, mas você pode fazer essa estratégia ainda melhor incluindo pequenas provas no final de cada módulo. Isso não só testa o progresso dos alunos e a retenção de conhecimento, como também oferece a eles uma recapitulação do que foi ensinado. E a experiência vai ser mais efetiva se você der o feedback dessas avaliações a cada semana. Seja criativo nessas provas usando recursos online, simulações, vídeos e games para atrair ainda mais o interesse dos estudantes.

5- Crie um banco de dados complementar para seu curso

Um banco de dados com conteúdos online vai beneficiar todos os seus alunos. Aqueles que estão com dificuldades podem usar esse material para se atualizar e os que vão bem podem usar para aprofundar seus conhecimentos sobre determinado tópico. Seu banco de conteúdos pode incluir desde informativos, artigos e vídeos até textos próprios e podcasts. O objetivo é oferecer a seus alunos ferramentas adicionais e recursos que precisem para dominar uma habilidade ou tarefa, sem ter que esperar pela próxima aula.

6- Esteja sempre disponível para ajudar

A ajuda pra seus alunos pode ser feita de duas maneiras: ajuda direta e ajuda “oportuna”. A ajuda direta é feita na forma de chats personalizados ao vivo, através de mensagens instantâneas e e-mails sobre alguma dúvida que ele possa ter. A ajuda “oportuna” refere-se a recursos que oferecem informações específicas. Por exemplo: se um aluno precisa saber como fazer para voltar a página do curso sem perder informação, você pode adicionar um tutorial em que ele possa ver cada passo do processo. É importante disponibilizar os dois tipos de ajuda para cursos online.

7- Vá devagar com as modificações

Se já tem um curso online pronto, você pode ficar tentado a querer muda-lo para deixar mais atrativo ou eficaz. Mas, ele pode já estar funcionando bem. Então faça uma análise aprofundada para determinar exatamente o que está dando certo e o que precisa ser mudado ou adicionado. Organize grupos de discussões, entrevistas e pesquisas com seus alunos e seus colaboradores online para ter o feedback de todos sobre o curso e saber exatamente o que precisa ser revisado.

Cursos online e aulas online são a grande tendência do aprendizado, cada vez mais. Os professores que investirem nisso podem se dar bem.

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo