Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 dicas para manter a saúde mental durante os estudos

7 dicas para manter a saúde mental durante os estudos

Olá, leitor(a)! 

Assim como ter uma boa preparação acadêmica, cuidar da saúde mental é essencial para conseguir um bom resultado em exames, concursos e vestibulares. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Há diversos assuntos que precisam ser aprendidos, inúmeras provas a serem feitas e uma grande pressão a ser enfrentada.  

Recentemente, essa equação, já bastante complexa, recebeu mais uma variável: a incerteza gerada pela pandemia de Covid-19. Sabemos que esse contexto é muito desafiador, mas não se preocupe. No artigo de hoje, vamos trazer 7 dicas para ajudá-lo(a) a manter a saúde mental durante os estudos. Confira! 

A importância de cuidar da saúde mental 

Primeiramente, você sabe o que é saúde mental? Esse conceito se refere à maneira como lidamos com nossos sentimentos e com os desafios, as pressões e as mudanças que encontramos em nosso dia a dia. Logo, ter saúde mental significa conseguir administrar adequadamente emoções positivas e negativas. 

Conservar esse estado de equilíbrio é essencial para exercer as atividades cotidianas e ter um bom desempenho nos estudos. Contudo, a tensão de quem está se preparando para exames ou precisa lidar com grandes cargas de conteúdo no ensino médio ou na graduação foi agravada pela pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 48,7% dos adolescentes brasileiros (12 a 17 anos) sentiram preocupação, nervosismo e mau humor entre junho e setembro de 2020, ano de mudanças vertiginosas para as relações pessoais, o estilo de vida e as atividades educacionais. 

7 dicas para manter a saúde mental durante os estudos

7 dicas para manter a saúde mental durante os estudos

Fonte: Reprodução

Pensando nisso, separamos 7 dicas que vão ajudá-lo(a) a cuidar da saúde mental e a ter um bom desempenho nos estudos. São atitudes simples, que podem facilmente ser inseridas no seu cotidiano e que terão um impacto positivo no seu bem-estar. Veja: 

1. Organize sua rotina 

Tudo parece ficar pior quando não nos organizamos. A matéria acumulada vai de encontro às dúvidas não respondidas, aos muitos trabalhos que precisam ser entregues na semana de provas e à dificuldade de estudar sentindo saudade da família e dos amigos. Quem nunca passou por isso? 

Ter um planejamento de tarefas eficiente é fundamental para dar conta de todas as demandas com tranquilidade. Defina suas prioridades, reflita sobre o tempo do qual você dispõe para estudar e trace metas alcançáveis. Essas ações dão um panorama do seu aprendizado e, consequentemente, trazem mais motivação. 

 2. Tenha momentos para relaxar 

O descanso é muito importante para assimilar os conteúdos estudados. Por isso, separe horários para realizar atividades que irão ajudá-lo(a) a relaxar e a amenizar o estresse. Nessas pausas, o ideal é que você deixe as telas de lado, já que o excesso de celular e computador aumenta o cansaço.

Você pode, por exemplo, ficar em ócio criativo, ou seja, não pensar em nada por alguns minutos. Meditar, por outro lado, é uma excelente forma de trabalhar a concentração. Já os esportes são ótimos para se exercitar, aprender coisas novas e conhecer outras pessoas.

3. Mantenha contato com as pessoas 

Estudar é algo que exige muita dedicação, mas não deixe de ter contato com as pessoas por conta disso. Fortalecer os vínculos com familiares e amigos é essencial, até para que eles possam apoiá-lo(a) na sua jornada. Por isso, estabeleça momentos na sua rotina para cultivar essas relações. Que tal marcar uma chamada de vídeo às sextas-feiras com a turma da faculdade ou, caso você não more com seus familiares, ligar para eles sempre aos domingos? 

4. Busque novos desafios 

Ter hobbies é muito importante para continuar motivado(a). Então, organize-se para aprender aquele idioma inusitado que você ama, inscreva-se naquele trabalho voluntário on-line, releia seus livros preferidos e assista aos filmes que estão dando o que falar nos sites de entretenimento. Essas são atividades de relaxamento que, ao mesmo tempo, estimulam o aprendizado e ampliam sua formação cultural. 

5. Cuide do sono e da alimentação 

Às vezes, não há outro jeito e precisamos ficar até altas horas estudando para uma prova ou almoçar mais rápido para terminar um trabalho. Entretanto, essas situações não podem se tornar corriqueiras. A má alimentação e a falta de sono prejudicam a produtividade e aumentam o estresse. É durante o sono que o cérebro consolida o aprendizado, e comer adequadamente é fundamental para nos sentirmos bem e nos concentrarmos nas atividades. 

6. Seja paciente 

Tenha paciência e aceite seus limites. Obter boas notas na escola ou na faculdade, passar no vestibular e ser aprovado(a) em um concurso público são processos naturalmente desafiadores que foram agravados pelas angústias vindas com a pandemia de Covid-19. Por isso, faça seu melhor, mas lembre-se de que cada pessoa possui um ritmo de aprendizado e de que, no atual contexto, é normal ter mudanças na produtividade.  

7. Procure ajuda 

Mesmo seguindo as nossas sugestões, não hesite em buscar ajuda se você sentir necessidade. Fique atento(a) a sinais como desmotivação, reclusão, irritabilidade, estresse, mudanças de apetite, problemas de concentração, insônia, preocupação excessiva, dores de cabeça e palpitações. Se esses sintomas se intensificarem ou persistirem, pode ser o momento de procurar ajuda de profissionais. Muitos, por conta da pandemia, estão realizando atendimento on-line. 

Gostou do nosso artigo com 7 dicas para manter a saúde mental durante os estudos? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Cuide-se e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo