7 dicas para ler e escrever melhor
Olá leitores!
A escrita envolve a leitura (mesmo que for só a de quem escreveu). Por isso, tentar compreender quais são todos os aspectos e detalhes que envolvem essas tarefas é tão importante. Quanto mais você ler, melhores serão seus textos e, da mesma forma, quando mais escrever, melhor compreensão terá dos textos e o processo de escrita que os envolve. A leitura e escrita jamais abandonam as pessoas. Da escola para a profissão, aos momentos de lazer, elas sempre estarão presentes e necessárias.
Confira dicas que vão ajudar você a ler e, consequentemente, escrever melhor:
1. Leia com cuidado
As pessoas podem ficar impressionadas com a rapidez de sua leitura, mas isso não quer dizer que você a fez de maneira eficiente e proveitosa. Para conseguir absorver o máximo do texto é necessária uma leitura cuidadosa e atenciosa. Não tenha medo de destacar, anotar e marcar as páginas, sua personalização do livro irá completar aquilo que o autor deseja transmitir. Tome o tempo necessário e pergunte o que for preciso para realmente se aprofundar nos temas, técnicas e objetivos do autor. Você não irá aprender por osmose.
2. Ficha de leitura
Outra maneira de aprimorar a leitura e ter uma visão geral do conteúdo do livro é por meio de fichas. A check list de leitura oferecida pela Universia Brasil, por exemplo, ajuda você a classificar personagens, enredo, gênero do livro e muito mais.
3. Identificar clichês
Ficar atento para clichês e palavras, ideias ou frases muito usadas é uma ótima maneira de evitar esses deslizes em seu texto. Quanto mais atenção você tiver para o material de outros autores, mais cuidado terá quando for confeccionar seus próprios textos.
4. Aproveite todo o material
Muitas publicações podem incluir materiais complementares, como questionários, crÃticas e notas sobre a tradução, por exemplo. Não ignore as informações e apoio oferecidos por esses materiais, pois eles podem proporcionar um entendimento muito maior sobre o contexto em que o autor escreveu, quais eram suas principais influências, etc.
5. Leia em voz alta
Ler em voz alta é uma ótima estratégia de memorização e entendimento de leituras mais complexas e exigentes. Quando estiver na fase inicial da escrita de seus textos, ler em voz alta também pode ajudá-lo a colocar as ideias em ordem e evitar que fique confuso ou mal explicado. Erros de gramática e na estrutura das frases também são evitados com mais facilidade quanto você escuta o que escreveu.
6. Edite outros textos
Você não deve cobrar por esse tipo de serviço a não ser que esteja qualificado para tal. Mas fazê-lo de maneira voluntária para colegas de classe e amigos é uma ótima maneira de treinar sua percepção de estrutural e estilo textual.
7. Leia
Não adianta! A melhor estratégia para ler melhor é cultivar a leitura. Leia sempre. Não espere uma tarefa mandada pelos professores para ler por obrigação. Escolha obras de seu interesse e, gradualmente, aumente as opções para diversificar seus conhecimentos e gosto.
Até a próxima!
Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa
Rodrigo Cardoso
ótimas dicas! Estou amando o seu site! ja salvei nos favoritos!
Antonio
Excelentes dicas de redação. Eu costumo acompanhar também o blog redacao.tk.
Gilvan Valadão
Um hábito que sempre tive foi ler em voz alta. Além de ajudar na qualidade de leitura, realmente colabora para o entendimento e memorização. Também faço isso ao revisar textos. Boas sugestões!
Joyce
Gostei das dicas e vou seguir a de número 6. Parece-me que houve um deslize neste mesmo item: treinar sua percepção “de” estrutural. Acredito que não tenha sido essa sua intenção.
Um grande abraço.
Sucesso!
Miraldo
Outra dica é procurar saber sobre quem escreveu o texto, ou melhor, qual a origem do texto. Isso é possÃvel facilmente consultando a biografia do autor na Wikipédia.
calvino alves barbosa
GOSTEI muito das dicas,parabens!
Augusto T O R R E A L Filho
Excelentes as dicas, especialmente a última, que, na verdade, resume as anteriores. Parabenizo também as intervenções precedentes, de Miraldo e C. Barbosa.
Redação
Que bom que gostou Augusto. Conte conosco!