Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 dicas para estudar artes para os vestibulares

7 dicas para estudar artes para os vestibulares

Olá, leitor(a)!

A partir de 2009, as instituições responsáveis por desenvolverem vestibulares no Brasil passaram a incluir nas provas a disciplina de artes. Até então, só eram cobradas questões sobre gramática, ciências humanas, exatas e biológicas.

A disciplina tornou-se recorrente devido à importância que a arte possui na vida e história da sociedade. Obras artísticas, como pinturas e esculturas, funcionam como registro histórico de determinada época, possibilitando a compreensão de algumas características sociais do período.

Artes nos vestibulares

A matéria de artes não possui uma seção exclusiva para ela nas provas, com exceção de vestibulares que aplicam provas específicas para determinados cursos, como artes visuais. Sendo assim, ela é cobrada de outra maneira na maioria dos exames.

Geralmente, a matéria é relacionada com outra disciplina, fazendo com que o(a) aluno(a) associe os elementos e conceitos de ambas para chegar na resposta correta. Por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as questões de artes estão na seção de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, junto a português e literatura.

Por ser uma expressão da sociedade, ao retratar determinado momento ou evento histórico, podemos definir a arte como uma forma de linguagem. Logo, é mais comum ela ser cobrada junto às matérias de linguagens.

7 dicas para estudar artes

Considerando esse cenário, nós reunimos 7 dicas para ajudar você nos estudos sobre artes para os vestibulares. Vamos apresentá-las agora:

7 dicas para estudar artes para os vestibulares

Fonte: Reprodução

1. Conhecer contextos históricos

Como dito anteriormente, artes é cobrada junto a outras matérias e uma delas é história. Logo, saber em qual período histórico aquela pintura, quadro ou escultura presente na questão se localiza pode ajudar na resolução da pergunta.

A maioria dos(as) artistas, especialmente antes do século XX, retratavam acontecimentos sociopolíticos em suas obras. Consequentemente, o contexto histórico já oferece uma boa base para responder à questão.

2. Conhecer as vanguardas artísticas

Mesmo com o contexto histórico da época, há algumas questões que exigem mais conhecimento do(a) aluno(a). Nestes casos, é necessário estudar as particularidades das vanguardas artísticas, ou correntes artísticas.

Dessa maneira, é possível diferenciar uma obra da outra a partir da identificação de alguns elementos, como cores e luminosidade. Segundo levantamento da Coletânea Enem, arte contemporânea é a vanguarda que mais cai no Enem.

3. Fazer uma linha do tempo

Para facilitar os estudos sobre as correntes artísticas, faça uma linha do tempo cronológica com todas elas. Isso também vai ajudar a identificar o período histórico em que elas estão inseridas.

Além disso, uma linha do tempo torna os estudos mais visuais, o que auxilia no momento de lembrar os conceitos. Personalize-a usando cores diferentes para cada período, a fim de diferenciá-los.

4. Não decorar

Esta é uma dica que também pode ser utilizada para todas as matérias de ciências humanas. Não é necessário decorar tudo sobre as correntes artísticas para resolver as questões.

Em vez disso, é primordial entender e saber identificar as principais características e diferenças de cada uma para fazer a análise do problema. Logo, busque entender sobre as vanguardas e não decorá-las.

5. Assistir a filmes sobre artes

Com a popularização do streaming, há uma gama de filmes que abordam a vida e carreira de vários artistas. Por exemplo, Frida (2002) e Van Gogh (2017) estão no catálogo da Netflix e possuem milhares de acessos.

Portanto, essa pode ser uma boa alternativa de fonte de estudo. Além de tudo, alia conhecimento com entretenimento de qualidade.

6. Visitar museus

Da mesma forma que os filmes são uma alternativa de fonte de estudo e entretenimento, os museus também são. Um museu guarda registros históricos de certo local em determinada época, transportando o(a) visitante para aquele período.

Devido à pandemia de Covid-19, muitos museus investiram em tours on-line, a maioria gratuitos e que oferecem exposições inéditas. Por isso, ficou muito mais fácil ter acesso aos conteúdos.

7. Resolver questões antigas

Esta dica pode ser aplicada a qualquer disciplina. Após os avanços tecnológicos da década de 2010, muitas instituições de ensino começaram a disponibilizar em seus sites o vestibular completo de determinado ano depois da realização oficial da prova.

Resolver as questões de vestibulares antigos é uma técnica utilizada para saber quais assuntos são mais recorrentes e se acostumar com o estilo da prova, ou seja, como as disciplinas são cobradas. Quanto mais treino, maior a chance de chegar bem preparado(a).

Conteúdo extra

A fim de estudar melhor para a prova mais realizada do Brasil, o Enem, o Guia do Estudante da Abril reuniu todas as provas desde o ano de 2009. Para acessá-las, clique aqui.

O Louvre, um dos museus mais famosos e importantes do mundo, localizado na França, disponibilizou uma série de coleções em seu site, de forma gratuita. Clique aqui para ver.

Agora que você já sabe como se preparar, está na hora de colocar isso em prática. Deixe nos comentários qual das dicas você mais gostou!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite as dicas e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo