Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 dicas para entrevista de emprego em inglês

7 dicas para entrevista de emprego em inglês

Olá, leitor(a)!

Reconhecida como a língua dos negócios, viagens e relações internacionais, o inglês deixou de ser considerado um diferencial no currículo e se tornou uma exigência na formação de qualquer profissional. Empresas multinacionais, além daquelas nacionais, de médio e grande porte que almejam alcançar o mercado estrangeiro, cada vez mais, buscam por colaboradores que saibam se comunicar nesse idioma. 

O inglês se integra em várias áreas, por exemplo, turismo, informática, finanças e comunicação, e é utilizado, principalmente, nas transações comerciais. Por isso, qualquer corporação que deseja conquistar investidores e exercer atividades em outros países precisa de profissionais que dominem esse idioma. 

Diante disso, durante o processo de seleção, seja online ou presencial,  tornou-se comum a realização de entrevistas em inglês. No entanto, parece que essa etapa do recrutamento se configura como um empecilho para a conquista da tão sonhada vaga de emprego. No momento de comprovar a fluência na língua, a ansiedade e a insegurança no idioma, ou até mesmo a mentira, podem ser um dos fatores de eliminação. 

Quantas oportunidades você já perdeu por não passar na entrevista em inglês? Por isso, reunimos 7 dicas que irão lhe ajudar a conquistar o seu emprego. Confira!

7 dicas para entrevista de emprego em inglês

entrevista de emprego em inglês

Fonte: Reprodução

1. Aprenda a falar inglês

Parece óbvia a dica, porém, é necessário enfatizar de que é impossível dominar um conhecimento do dia para a noite. O interesse, a dedicação e o comprometimento são habilidades que devem surgir antes da entrevista. Portanto, estude e esteja preparado(a) para quando uma oportunidade surgir. Aqui, no Canal do Ensino, oferecemos dicas de sites e aplicativos para você estudar online e de modo gratuito. Veja algumas opções abaixo:  

UNESP oferece 5 cursos online de inglês totalmente de graça

Universidade de Cambridge oferece plataforma gratuita para aprender inglês

Não perca tempo e inicie as aulas agora!

2. Saiba qual é o seu nível de inglês e fique atento(a) às exigências da vaga

Esteja seguro(a) sobre o nível de seu inglês no currículo e avalie se o seu conhecimento está de acordo com as exigências da vaga. Existem cargos cujo requisito básico é a comunicação nesse idioma, ou seja, as atividades ocorrerão em inglês: escrever relatórios, conversar com fornecedores de outro país, negociar com compradores e investidores etc. Por isso, caso não esteja dentro das especificações, não se arrisque, principalmente se o recrutador informar que será cobrado o teste em inglês. 

Já ficamos ansiosos quando temos que passar por uma entrevista no idioma nativo, imagine mentir no currículo e ter que comprovar aquilo que não domina? Além de lhe deixar em uma situação constrangedora e desconfortável, você ficará estressado(a) e colocará em dúvida outras informações citadas no currículo. O recrutador acreditará que as suas qualificações talvez não sejam verídicas, o que manchará a sua imagem na empresa.    

Para isso não acontecer, veja 5 sites grátis para teste de proficiência em inglês. Após, informe corretamente o grau de conhecimento no seu currículo e se candidate às vagas que estejam de acordo com o seu perfil.

3. Revise o vocabulário e confira expressões utilizadas na sua profissão

É muito importante saber se comunicar corretamente no mundo profissional, a fim de conseguir ser compreendido. Esta exigência já é recorrente no português, imagine em outra língua. Para aprender novas palavras no idioma inglês, adquira o hábito da leitura. Leia livros de literatura, jornais, manuais técnicos, revistas etc. Aproveite para prestar atenção nos tempos verbais: presente, passado e futuro. Com um vocabulário rico, você conseguirá elaborar suas respostas ao recrutador, mostrando-lhe que conhece o idioma. 

Além disso, esteja familiarizado com expressões utilizadas na área de sua atuação. Lembre-se que há termos que não podem ser traduzidos ao pé da letra. Novamente, aproveite a leitura para conhecer frases específicas de sua profissão e realize cursos voltados ao mundo do trabalho. 

Confira o curso grátis de inglês para negócios e turismo.

4. Pratique a conversação e a escuta

Ao praticar a conversação e a escuta, você se sentirá preparado para encarar uma entrevista. Uma dica: grave um áudio e verifique como está o ritmo de sua fala. Preste atenção na pronúncia, se está cometendo erros gramaticais ou repetindo palavras. Também é possível treinar o “listening and speaking” por meio de podcast, rádio e filmes em inglês.

Confira 6 sites que ajudam a encontrar estrangeiros para praticar idioma.

5. Saiba sobre a empresa

Como qualquer entrevista de emprego, é muito importante estudar a empresa que deseja trabalhar, pois isso demonstra interesse pelo emprego e lhe deixa mais preparado para possíveis perguntas sobre a corporação. Além disso, você deve saber que há diferentes sotaques do idioma inglês no mundo, como o britânico, americano, sul-africano, australiano etc. Se você estiver concorrendo a uma vaga no exterior, fique atento ao sotaque. 

Para compreender melhor o inglês falado pela empresa, pesquise onde está localizada a sede. Outro modo é obter informações sobre o recrutador: qual é e a sua nacionalidade. 

6. Leve em consideração fatores culturais 

Algumas entrevistas querem saber se o candidato conhece a cultura do idioma ou do local em que a empresa é sede. Não cometa gafes, conheça o mínimo da cultura do país que fala inglês, além disso, aproveite para ler jornais locais e se atualizar sobre os últimos acontecimentos. 

7. Estude possíveis perguntas e elabore possíveis respostas

A estrutura da entrevista em inglês é similar à que acontece em português. Mas ao praticar possíveis perguntas e respostas, você se sentirá mais seguro(a) para enfrentá-la, assim, conseguirá montar uma linha de pensamento/ raciocínio sobre aquilo que, possivelmente, o recrutador quererá saber. Alguns itens mais questionados são: experiência profissional, personalidade, objetivo, pontos fortes e fracos, entre outros. Saiba mais sobre o assunto realizando o curso de inglês gratuito para entrevista de emprego.

Caso a entrevista seja para uma vaga no exterior, cuidado com as respostas longas. Por isso, é importante conhecer a cultura do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, as respostas tendem a ser enxutas, ou seja, objetivas, porque os norte-americanos têm o costume de serem diretos nas mensagens. Já no Brasil, vão querer respostas elaboradas, pois tendemos a prolongar uma conversa.

Conheça possíveis perguntas e respostas nesse artigo: 51 frases em inglês que você deve saber antes de uma entrevista de emprego.

Anote essas dicas e boa sorte na entrevista de emprego em inglês!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo