7 dicas para desenvolver as soft skills mais procuradas pelo mercado
Olá, leitor(a)!
As empresas buscam cada vez mais por profissionais que, além de possuírem vasto conhecimento técnico em suas áreas de atuação, apresentem habilidades socioemocionais — conhecidas no meio corporativo como soft skills. Isso porque, por meio delas, é possível garantir ambientes institucionais saudáveis e produtivos.
Pensando nisso, selecionamos 7 dicas para desenvolver as soft skills mais requeridas pelo mercado de trabalho. A ideia é contribuir para que nossos leitores e leitoras expandam seus conhecimentos e qualificações e, assim, conquistem melhores oportunidades de emprego.
Soft skills e sua importância
Quando traduzida literalmente para o português, a expressão soft skill pode ser entendida como “habilidades leves” ou “habilidades suaves”. Portanto, elas dizem respeito às competências subjetivas, ou seja, emocionais e individuais dos seres humanos. No mundo corporativo, essas qualidades são consideradas essenciais para avaliar como o(a) colaborador(a) lida com diferentes situações.
A BBC, um dos maiores veículos de informação do mundo, elaborou um artigo sobre as soft skills, apontando que, para a contratação de profissionais, elas estão se tornando tão cruciais quanto as capacidades técnicas. Ainda, informa que a alta demanda por habilidades interpessoais está relacionada à automatização dos processos, fazendo com que instituições priorizem a admissão de pessoas capazes de gerenciar relações e resolver problemas que robôs não conseguiriam.
Para desenvolver essas aptidões, o primeiro passo é exercitar o autoconhecimento. Afinal, só é possível saber quais habilidades precisam ser trabalhadas quando sabemos quais delas possuímos. Outra prática que pode ajudar é refletir sobre como nos comportamos diante de situações adversas e traçar objetivos para melhorar nossas reações.
7 dicas para desenvolver as soft skills mais requisitadas do mercado
Pensando em auxiliar nosso público, listamos 7 soft skills indispensáveis para conseguir uma boa posição no mundo corporativo, com dicas sobre como aperfeiçoar cada uma delas. Vejamos:

Fonte: Reprodução
1. Exercite a criatividade
A criatividade, muitas vezes, é entendida como um talento natural; contudo, ela nada mais é do que uma habilidade que pode ser cultivada e desenvolvida por todos(as). Isso porque a maioria das criações inovadoras surgem a partir da atenção aos objetos e acontecimentos que, geralmente, são ignorados.
Para exercitar essa competência, pequenas tarefas e momentos de ócio podem ser grandes aliados. Por exemplo, deixar a mente divagar um pouco durante o tempo livre viabiliza relevantes associações e ideias. Outra sugestão nesse sentido é buscar inspiração em filmes, livros e afins. O principal é: não tenha medo de errar, afinal, os planos mais absurdos geralmente são os que fazem a diferença.
2. Pratique a empatia
Empatia é a tentativa de se colocar no lugar do outro a fim de entender e acolher suas emoções. Nesse sentido, indivíduos empáticos se propõem a ajudarem aos demais sem julgamentos, renunciando, assim, uma perspectiva individualista de mundo. Essa habilidade é importante não só para a vida profissional, como também para a pessoal.
No mundo corporativo, a empatia contribui para promover ambientes saudáveis e respeitosos. Para desenvolvê-la, explore a imaginação, buscando se ver na mesma situação em que outra pessoa se encontra e como reagiria a isso.
3. Seja flexível
Uma pessoa flexível consegue se adaptar com maior agilidade e facilidade às mudanças repentinas. Dessa forma, ela também é capaz de lidar com obstáculos e conflitos sem estresse, destacando-se entre os(as) colaboradores(as) da equipe.
Para trabalhar essa competência, é importante cultivar um olhar positivo sobre tudo. Assim, procure ver os benefícios que cada situação, ainda que adversa, pode oferecer, enxergando-a como uma oportunidade de crescimento. Nesse sentido, por exemplo, praticar atividades fora da zona de conforto, como ir ao cinema ou restaurante sozinho, é uma excelente maneira de começar.
4. Assuma a liderança
Saber como conduzir ações e pessoas é uma das soft skills mais requisitas pelas organizações, principalmente para a ocupação de cargos elevados. Pessoas com essa habilidade não só sabem gerenciar uma equipe com destreza, como também são proficientes na tomada de decisões importantes.
Vale ressaltar, inclusive, que essa competência envolve uma vasta gama de aptidões, como a empatia e a flexibilidade, citadas anteriormente. Além disso, para ser um(a) bom(a) líder, é importante não ter medo de se arriscar, trabalhar a comunicação e, sobretudo, saber motivar os(as) colaboradores(as) com gentileza e humildade.
5. Trabalhe com organização
Funcionários(as) organizados(as) conseguem planejar atividades de forma ágil, tornando o ofício mais dinâmico e eficaz. Logo, a organização é indispensável para traçar metas e assegurar que elas sejam alcançadas.
Para desenvolver essa habilidade, é necessário estar atento(a) a detalhes do dia a dia. Portanto, observe e estabeleça as melhores formas de gerenciar seu tempo, priorizando as atividades mais importantes.
6. Cultive a autoconfiança
A autoconfiança tem a ver com a sensação de segurança que nutrimos sobre nossas próprias capacidades. Para colocá-la em prática, e evitar autossabotagens, é necessário muito trabalho duro e autoconhecimento.
Pessoas autoconfiantes sabem que é possível enfrentar adversidades e crises de forma otimista. Se você deseja ter essa soft skill, é indispensável listar e reconhecer seus talentos. Mais, evitar comparações e comemorar as pequenas vitórias.
7. Desenvolva a inteligência emocional
Segundo a psicologia, inteligência emocional é a habilidade de manejar não somente as próprias emoções, como também as de outras pessoas. Isso significa que indivíduos que a detém conseguem identificar com maior facilidade o que estão sentindo e o motivo.
Vemos, assim, que desenvolvê-la pode ser bastante útil em situações pessoais e profissionais. Uma sugestão para dar o pontapé inicial, é praticar a escrita diária, expondo como se sente sobre cada situação e mapeando razões. Buscar profissionais terapêuticos também pode ser uma excelente forma de gerenciar e controlar momentos de crise.
Conteúdo extra
Para aqueles(as) que desejam consumir um conteúdo aprofundado sobre soft skills e aprender como desenvolvê-las da melhor forma possível, indicamos o e-book on-line gratuito da Universidade Cesumar. O material aborda as competências mais mencionadas do universo corporativo e ensina como aprimorá-las.
Também sugerimos o podcast Soft Skills e as Competências do Sucesso, apresentado por Matheus Vieira de Sousa. Os episódios, que são curtos, indicam os benefícios das habilidades interpessoais em todos os âmbitos. Para ouvir, clique aqui.
Viu só como as soft skills são importantes para conseguir uma boa vaga no mercado? Compartilhe nosso texto com um(a) amigo(a) e conquiste o sucesso profissional com eles(as)!
No Canal do Ensino, leia também:
Até o próximo texto!