Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 dicas para conciliar estudos e trabalho

7 dicas para conciliar estudos e trabalho

Olá, leitores

Chega uma hora na vida em que precisamos conciliar os estudos com o trabalho, porém muitas pessoas ficam perdidas de início sem saber se conseguirão, se darão conta, mas infelizmente muitas pessoas não aguentam o ritmo e desistem dos estudos. Para isso não acontecer com você e garantir com que “tire de letra” essa nova fase, daremos 7 dicas para saber administrar bem o seu tempo:

1 – Cuide da saúde, respeite seus limites

O ritmo da jornada dupla de trabalho e estudo é muito pesado, por isso é preciso buscar ter uma vida saudável. Quando ficamos doentes, podemos perder diversos dias de trabalho e estudo, prejudicando todo o andamento, tanto das tarefas do trabalho, quanto nas tarefas do estudo. Para evitar esse tipo de problema precisamos ficar atentos às horas de sono, na alimentação procurando mantê-la saudável e regrada, além de procurar descansar que também é essencial para o corpo e organismo humano.

2 – Verifique o cronograma de atividades e trabalhe com antecedência

Em todos os cursos os professores costumam disponibilizar cronogramas dos projetos que serão realizados ao longo do tempo e seus prazos, uma dica muito legal e fundamental para conciliar trabalho e estudo é procurar antecipar os prazos. Trabalhar com antecedência evita estresse e resulta em atividades mais bem feitas, com pesquisas adequadas.

3 – Estabeleça prioridades

O primeiro passo para ter um bom conciliamento com a jornada dupla é sempre agir com realismo e sinceridade, pois o dia possui apenas 24 horas e, ao longo desse período, precisamos realizar diversas atividades, portanto é muito importante priorizar as urgências e o que é mais importante em sua vida. Se deseja alcançar sucesso tanto no trabalho quanto nos estudos, é preciso abrir mão de coisas secundárias como festas, viagens e outras atividades que interferem e atrapalham suas atividades.

4 – Otimize seu tempo

Para quem lida com a jornada dupla de trabalho e estudo precisa saber aproveitar os pequenos minutos de “descanso” que tem, como por exemplo aquele tempo no transporte público, no carro, pode ser útil para revisar uma matéria, ouvir algo importante que traga bons resultados em seus estudos ou trabalhos, ou até mesmo organizar algo que precise. As redes sociais a cada dia que passa tornam-se mais prejudiciais para o desempenho, tanto no trabalho, quanto no estudo. Procure usá-las em horários totalmente livres que não irão te prejudicar em nada.

estudantes-em-aula

5 – Crie um grupo de colegas que se ajudem mutuamente

Uma maneira antiga e muito eficaz de se alcançar bons resultados nos estudos é através dos grupos de estudos. Reunir amigos e formar grupos de estudos, ajuda na troca de informações, troca de dicas e ajudam a tirar suas dúvidas, fazendo com que a reunião traga bons resultados, garantindo boas notas, de uma maneira prazerosa e fácil de entender.

6 – Abuse da tecnologia

A cada dia que passa a tecnologia facilita e ajuda ainda mais na vida das pessoas. Atualmente os recursos tecnológicos são inúmeros e auxiliam muito com seus diversos aplicativos disponíveis para diversas atividades, como agendas, aplicativos educativos, vídeos que ajudam a tirar dúvidas, simulados disponíveis na internet e outros exercícios, sem contar o meio de comunicação que é amplo e fácil para ajudar a tirar as dúvidas mesmo a longa distância, como por whatsapp, skype, entre outros. Temos diversos sites, aplicativos e vídeos que podem oferecer bons conteúdos de diversas matérias sobre diversos assuntos, porém procure ter cuidado, há muitas informações erradas, pesquise bem antes de assimilar qualquer informação.

7 – Avise aos superiores, família e amigos

Quando se está em uma rotina mais exigente e cansativa, automaticamente ficamos sem tempo para muitas atividades que gostamos como encontrar amigos e familiares, porém é preciso ter foco para alcançar o que almeja, porém não suma e sempre dê desculpas, procure explicar aos amigos próximos e familiares que está em uma nova fase, precisando de foco e disciplina e do apoio deles, com certeza estarão do seu lado. Outro fator importante é deixar seus professores e chefes cientes, tanto que trabalha quanto que está estudando, ambos saberão de sua jornada dupla desgastante e ficaram mais tranquilos, reconhecendo melhor seus esforços se tornando mais flexíveis.

Tem mais alguma dica que pode ser acrescentada em nossa lista? Então, deixe seu comentário!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo