Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 dicas para arrasar em testes de lógica de processos seletivos

7 dicas para arrasar em testes de lógica de processos seletivos

Olá, leitor(a)!

Um processo seletivo é dividido em várias etapas, cada uma elaborada para avaliar aspectos específicos do(a) candidato(a)Uma dessas etapas é o teste de lógica, que ocorre logo nas primeiras fases do processo de recrutamento e seleção.

Pensando nisso, nós reunimos 7 dicas para ajudá-lo(a) a arrasar em testes de lógica durante um processo seletivo. Essa etapa costuma eliminar muitos(as) pretendentes, então é necessário se preparar para cumpri-la com muito empenho e atenção.

Teste de lógica e processos seletivos

Os testes de lógica são utilizados por profissionais de recursos humanos para avaliar a capacidade analítica e o raciocínio lógico do(a) candidato(a) ao resolver um determinado problema. O nível de dificuldade, o tempo disponível para resolução e o modelo de teste aplicado vão depender do tipo de vaga ofertada.

Geralmente, os testes de lógica mais recorrentes envolvem problemas de probabilidade, análise combinatória, equivalências e sequências lógicas. O objetivo dos testes é mostrar aos(às) recrutadores(as) como o(a) candidato(a) chegou à resolução do problema.

Dessa maneira, é possível identificar se o caminho traçado é compatível com aquele utilizado para resolver problemas que, eventualmente, aparecerão ao longo do trabalho da vaga proposta. Nesse caso, não importa apenas o resultado correto (como muitas pessoas pensam) mas também a forma como esse resultado foi alcançado.

Dicas para arrasar em testes de lógica

Para conseguir avançar nessa etapa do processo seletivo, nós reunimos 7 dicas que vão ajudar na preparação para resolver o teste. Vamos apresentá-las a seguir:

7 dicas para resolver testes de lógica

Fonte: Reprodução

1. Conhecer os tipos de raciocínio

Em primeiro lugar, é necessário conhecer quais são os tipos de raciocínio mais utilizados na resolução de problemas apresentados em processos seletivos. Os raciocínios mais recorrentes são:

  • Por dedução: chegar à conclusão do problema por meio da análise dos fatos;
  • Por inferência: chegar à conclusão do problema a partir de premissas;
  • Por indução: chegar à conclusão do problema a partir da generalização de um caso específico.

2. Praticar os testes

Não há maneira melhor de se preparar para um teste do que praticando. Procure na internet alguns testes de lógica e os resolva de várias maneiras.

Além disso, é importante analisar os resultados dos treinamentos. Verifique qual(is) teste(s) teve mais dificuldade para resolver e procure aperfeiçoar-se neles.

3. Estudar a empresa

Essa dica tem muita relação com a anterior e pode deixar seu treinamento mais eficiente. Toda vaga de emprego possui suas particularidades, o que acaba limitando os conteúdos utilizados para a avaliação.

Logo, a empresa costuma aplicar o mesmo tipo de teste para determinadas vagas. Assim, pesquise qual teste é mais cobrado pela empresa para a vaga ofertada e foque sua preparação nele.

4. Entender as distintas resoluções

Assim como analisar os resultados, entender as diferentes formas de resolver o problema também é importante. Isso faz com que você tenha uma visão mais abrangente sobre o teste.

Portanto, não se limite apenas ao caminho que você fez para resolver o teste. Procure resolver o problema de outra maneira e verifique qual é a mais assertiva para ele.

5. Desenvolver a leitura

Uma das maneiras de desenvolver a capacidade analítica é por meio da interpretação de texto. A busca pelas resoluções começa a partir do entendimento das perguntas e de saber exatamente o que o teste está solicitando.

Para desenvolver a interpretação de texto, exercitar a leitura é o principal meio. Então, procure ler todos os dias, consumindo páginas de um livro ou de um portal de notícias, por exemplo.

6. Ter concentração

Para colocar em prática todas as dicas anteriores e resolver o teste de lógica, é primordial estar concentrado(a). O raciocínio e a análise precisam de foco para serem bem executados.

Quando se trata de um processo seletivo remoto, ficar em um ambiente arejado, sem ruídos externos e com boa iluminação é o lugar ideal para conseguir se concentrar. Além disso, faça o teste no período do dia em que você está mais descansado(a), pois isso aumenta o foco.

7. Fazer atividades físicas

A última dica está relacionada ao equilíbrio do corpo humano. Já ouviu o ditado “corpo saudável, mente saudável”?  Então, na medida em que exercitamos o cérebro, devemos exercitar nosso corpo para manter o equilíbrio.

Portanto, separe um tempo do dia para fazer atividades físicas, como caminhadas, musculação ou esportes. O essencial é fazer algo para relaxar a mente e movimentar o corpo.

Conteúdo extra

Para praticar testes e começar a se acostumar com os problemas, recomendamos um artigo do site Toda Carreira, que possui alguns exercícios de lógica para você começar a treinar. Clique aqui para acessar os testes.

Se você está em busca da primeira oportunidade de emprego e não sabe como se preparar para todas as etapas de um processo seletivo, leia o e-book Recrutadores Revelam Segredos da Contratação para Jovem Trainee, desenvolvido por recrutadores(as) de renomadas empresas, como Ambev e Vetor Brasil. O material é 100% gratuito e para baixá-lo basta clicar aqui.

Agora que você já sabe como se preparar para um teste de lógica, queremos saber: qual dica você achou mais interessante? Deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite as dicas e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo