Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Auto-Ajuda e Desenvolvimento » 7 dicas para aprimorar a memória

7 dicas para aprimorar a memória

Olá, leitores!

Você tem boa memória? Se tem um “recurso” que é muito útil em praticamente todas as situações da vida, esse recurso é a memória. Quando ela está em dia, se transforma em uma qualidade e tanto em tempos de grandes quantidades de informações que vivemos hoje em dia. Pensando nisso, veja 7 dicas para aprimorar a memória.

Atualmente, mesmo sem querer, estamos sempre mergulhados em informações sobre os mais diversos assuntos e  acabamos por ter dificuldades em selecionar o que é realmente importante. Seja nos estudos, no trabalho, ou no dia a dia, as novidades e informações que retemos são constantes. A chave da questão é saber guardá-las e utilizá-las quando precisarmos.

Dicas para aprimorar a memória

Parece difícil, mas com as dicas a seguir, essa capacidade não se torna tão impossível assim:

1- Organização

Se você tem dificuldades de memória e não se organiza, já começou errado. Ajude a si mesmo e guarde cada coisa em um local específico, sem dar chance para bagunça, tanto no ambiente em que está como em sua mente.

2- Mente ativa

Manter a mente ativa não é uma tarefa fácil, mas é sempre uma boa iniciativa. Você pode fazer isso lendo diferentes seções dos jornais a cada dia, tomando caminhos alternativos para chegar ao trabalho, completando palavras-cruzadas e estudando as mais diferentes matérias.

3- Socialização

A companhia de amigos deixa todo mundo mais feliz e relaxado. Essas são duas características importantes para a saúde do cérebro e, consequentemente, para sua capacidade de memória.

4- Vida saudável

Sabia que os alimentos que você come influenciam não só na saúde do corpo, como também no funcionamento de seu cérebro? Por isso, beba muita água e seja mais restritivo quanto ao consumo de álcool. Faça exercícios, nem que seja uma caminhada curta. Eles aumentam o fluxo de sangue em seu cérebro.

5- Crie uma imagem mental

A primeira providência para lembrar-se de algo, é que antes de tudo você esteja completamente focado no que deseja recordar. Depois, tente associar tal pessoa, data ou objeto com alguma imagem mental que possa ter, criando associações. Quanto mais conexões fizer, mais fácil será de relembrar.

6- Nomes

O ato de lembrar do nome das pessoas é uma das habilidades mais importantes que você pode ter. Especialistas em comunicação dizem que é necessário acreditar que você consegue fazer isso. Para ajudar, preste atenção no que a pessoa fala e gesticula, principalmente se esse for o primeiro contato que tem com ela. Repita o nome em voz alta e, se achar necessário, escreva-o.

7- Cuide de sua saúde

Certifique-se de que você não tem condições crônicas como problemas de tireoide, pressão alta e depressão, já que elas podem afetar diretamente sua memória. Por isso, você deve estar sempre em dia com seus tratamentos e medicação, evitando quaisquer problemas a mais.

Exercite sua memória. Seus estudos, seu trabalho, sua vida, no geral, ficarão muito mais proveitosos.

Até a próxima!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo