Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 7 dicas para ler para bebês

7 dicas para ler para bebês

Olá, leitor!

Ler para bebês é fundamental. As experiências adquiridas durante a primeira infância impactarão toda a vida do indivíduo; por isso, bebês que têm contato com os livros tendem a se apropriar da linguagem com mais facilidade e a desenvolver o raciocínio crítico mais cedo. Além disso, a leitura, se pensada como um momento para pais e filhos, ajuda na construção de vínculos familiares.  A seguir, explicaremos mais detalhadamente os benefícios dessa prática e traremos 7 dicas de como ler para bebês. Acompanhe!

Por que ler para um bebê?

Leitura para bebês

Fonte: Reprodução

Geralmente, a partir dos seis meses, um bebê é capaz de entender a relação entre as palavras e os objetos que elas representam. Com cerca de 10 meses, os pequenos possuem um vocabulário de aproximadamente 40 palavras e conseguem compreender frases simples. O objetivo de ler para um bebê, contudo, não está restrito à assimilação das palavras.

Ao receberem estímulos literários desde cedo, os pequenos, além de se acostumarem com a linguagem, desenvolvem criatividade e têm maior familiaridade com o universo artístico, ampliando a compreensão de si e do mundo.

7 dicas para ler para bebês

1. Escolha os livros ideais

Para bebês com pouco mais de um ano, é aconselhável optar por livros feitos de pano, papelão ou plástico, materiais resistentes e fáceis de manipular. Para crianças com cerca de 2 anos, são indicados livros com poesias ou textos rimados, pois estimulam a memorização. Narrativas ilustradas são recomendadas para ambas as faixas etárias, já que ajudam os pequenos a relacionarem as palavras aos objetos.

Essas são apenas sugestões sobre os  formatos mais adequados para cada fase, mas nada lhe impede de experimentar vários livros, que tragam diferentes articulações entre forma e conteúdo. Tendo contato com diversos tipos de produção literária, o bebê enriquece seu repertório e  descobre do que gosta mais.

2. Procure um ambiente tranquilo

É fundamental que a leitura ocorra em um ambiente calmo e silencioso. Tanto o bebê quanto a pessoa que está lendo para ele devem estar em uma posição confortável. Assim, o pequeno se sentirá seguro e a leitura será mais prazerosa.

3. Represente as histórias

Apontar para o texto ou ilustração, fazer gestos e trabalhar com diferentes entonações de voz são atitudes que ajudam os bebês a se concentrarem na leitura.  Como o pequeno reconhece sons desde os cinco meses de gestação, falar com ele e manter contato visual são atos que facilitam a assimilação da leitura e a criação de vínculos.

4. Permita que o bebê se expresse

Muitos pais têm a impressão de que bebês não prestam atenção no que está sendo lido. É importante lembrar, contudo, que os pequenos costumam interpretar o mundo por meio de reações corporais. Logo, se mexer enquanto escuta a história não é sinal de que o bebê não está assimilando a leitura.

5. Deixe que os pequenos interajam com o livro

Se o bebê desejar, deixe que ele interaja com o livro, apontando, tocando, segurando e até mesmo mordendo (livros para bebês costumam ser preparados para resistir a esse tipo de reação). Tendo contato com o livro, ele aprenderá a virar as páginas, a entender a sequência da narrativa e a observar as ilustrações.

6. Faça da leitura parte da rotina

Para que os pequenos possam aproveitar os benefícios da leitura, é essencial que essa atividade seja rotineira. Ler para o pequeno todos os dias no mesmo horário ajudará o bebê a perceber esses momentos como espaços lúdicos, repletos de afeto e tranquilidade.

7. Não tenha pressa

O propósito da leitura para bebês não é antecipar o processo de alfabetização nem forçar a assimilação de comportamentos. Ao terem contato com as palavras desde cedo, os pequenos fortalecem seus vínculos com os pais (ou com o indivíduo que está lendo), começam a compreender o mundo em que vivem e a interagir com a cultura que os cerca. A  apropriação da linguagem e a formulação de uma personalidade virão como consequência.

E então? O que você achou das nossas dicas para ler para bebês? Tem alguma outra sugestão? Deixe aqui nos comentários!

Boa leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo