Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Comunicação e Marketing » 7 cursos on-line gratuitos para melhorar a comunicação escrita

7 cursos on-line gratuitos para melhorar a comunicação escrita

Olá, leitor(a)!

Escrever bem é essencial para diversos contextos. Uma boa comunicação escrita ajuda a obter bons resultados em vestibulares e concursos, aumenta as chances de sucesso em processos seletivos e traz maior clareza para as interações que temos diariamente com amigos(as), familiares e colegas de trabalho.  

Contudo, sabemos que escrever bem em língua portuguesa não é uma tarefa fácil. Por isso, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a importância de aprimorar essa habilidade e listaremos 7 cursos on-line gratuitos para melhorar a comunicação escrita. Acompanhe! 

6 motivos para aprender a escrever bem  

Além de conseguir notas altas em exames e obter êxito em processos seletivos, ter uma boa comunicação escrita é fundamental para formular argumentações, aprimorar a leitura e a interpretação de textos, ampliar horizontes culturais e adquirir novos conhecimentos. Veja:  

1. Ir bem em processos seletivos 

As habilidades de escrita são avaliadas pelo setor de recrutamento desde os contatos iniciais com o candidato, que envolvem o preenchimento de formulários de inscrição e o envio do currículo. Além disso, alguns processos seletivos usam redações para averiguar o uso da língua e a capacidade de comunicação.  

2. Conseguir bons resultados em exames 

Escrever bem é indispensável para garantir um bom desempenho em vestibulares, no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e em concursos públicos. Provas desse tipo não só solicitam a realização de redações, como também possuem diversas questões sobre o uso da língua portuguesa. Logo, a boa escrita é fundamental para alcançar novas oportunidades profissionais e acadêmicas.  

3. Organizar melhor as ideias  

Quando escrevemos nossos pensamentos, conseguimos articulá-los de maneira mais clara. Por isso, colocar as ideias no papel pode ser um ótimo recurso quando você estiver angustiado(a) e com dificuldades para raciocinar corretamente. Mesmo que você não mostre essas linhas a ninguém, elas irão ajudá-lo(a) a visualizar melhor o problema e a pensar em soluções. 

4. Facilitar a argumentação 

Escrever bem auxilia na argumentação. Por exemplo, uma explicação clara, coerente e bem fundamentada é muito importante quando precisamos fazer reivindicações para autoridades, instituições ou associações. Em casos assim, a escolha de palavras e a correção gramatical ajudam a tornar o discurso objetivo e livre de confusões.  

5. Melhorar a compreensão de textos 

Escrever bem também significa compreender mais. Quando praticamos a escrita, desenvolvemos maior compreensão sobre os usos da língua portuguesa e entendemos melhor como encadear ideias, habilidades que ajudam a melhorar a interpretação de textos.   

6. Multiplicar ideias e conhecimentos 

A escrita é uma ótima ferramenta para ampliar os horizontes culturais e adquirir novos conhecimentos. Lendo e escrevendo, você aprende novas habilidades e descobre pontos de vista diferentes dos seus, o que é fundamental para construir sua visão de mundo. 

7 cursos on-line gratuitos para melhorar a comunicação escrita 

7 cursos on-line gratuitos para melhorar a comunicação escrita

Fonte: Reprodução

Agora que você já sabe que escrever bem é muito importante, confira a seguir 7 cursos on-line gratuitos para melhorar a sua habilidade de comunicação escrita: 

1. Como escrever melhor  

O objetivo do curso Como Escrever Melhor, do site Cursou, é ensinar maneiras de organizar a estrutura dos textos. Ao longo de uma carga horária de 4 horas, o conteúdo programático envolve temas como preparação do texto, variedades de discurso, redação e revisão.  

2. Ler para escrever melhor 

Esta formação, disponibilizada pelo site Cursos Grátis Online, aborda a importância da leitura para uma boa escrita. São estudadas as características de diferentes gêneros textuais, as formas de descrever cenários e personagens. Ao final, os(as) estudantes aprovados(as) na avaliação poderão solicitar o certificado mediante pagamento da taxa. 

3. Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual 

O curso é oferecido pela UniEducar, instituição educacional que atua nas áreas de treinamento e desenvolvimento profissional. Com duração de 4 horas, explora tópicos como concepção de linguagem, linguagem e pensamento e linguagem e ideologia. 

4. Língua Portuguesa – Norma Culta 

A formação Redação: Língua Portuguesa – Norma Culta, disponibilizada pela iEstudar, ensina sobre os aspectos ortográficos da língua. Com carga horária de 80 horas, o curso é fundamental para aprimorar seus conhecimentos sobre a norma culta e escrever melhor em documentos oficiais e trabalhos acadêmicos. Para obter o certificado, é necessário ser aprovado(a) na avaliação e pagar a taxa. 

5. Comunicação Escrita e Revisão Gramatical 

O curso de Comunicação Escrita e Revisão Gramatical é oferecido pelo Portal Idea e traz detalhes sobre interpretação de texto, regras gramaticais e de ortografia. A inscrição gratuita dá acesso às apostilas e à avaliação, mas o certificado possui custo de emissão. 

6. Revisão de Texto 

A formação de Revisão de Texto é disponibilizada pela WR Educacional e aborda a estrutura de textos escritos, as regras gramaticais da língua e o processo de revisão. Novamente, o certificado de conclusão não é gratuito. 

7. Técnicas de Redação 

O curso de Técnicas de Redação, do site Certificados Cursos Online, tem 40 horas de duração e é totalmente focado no desenvolvimento de redações dissertativas para vestibulares, Enem e concursos públicos. Ao final, os(as) alunos(as) que quiserem poderão pagar a taxa para obtenção do certificado. 

Bônus: e-book gratuito sobre comunicação escrita 

Para você que chegou até aqui, separamos um e-book gratuito que irá ajudá-lo(a) a escrever melhor: 

Nova Ortografia: O que muda com o Acordo Ortográfico 

O e-book foi publicado pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é de Claudio Cezar Henriques, especialista em língua portuguesa. Ao longo de 208 páginas, o autor explica a história da ortografia portuguesa, apresenta os princípios do Acordo Ortográfico, traz exercícios e exemplos. Para baixar, basta clicar aqui e preencher um cadastro simples.  

Faça o conhecimento chegar mais longe e compartilhe o artigo sobre os 7 cursos on-line gratuitos para melhorar a comunicação escrita com os amigos nas redes sociais. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo