Você está aqui:Home » Cursos Grátis » 7 cursos gratuitos de educação para orientadores

7 cursos gratuitos de educação para orientadores

A capacitação de orientadores pode ser fundamental para garantir um bom desempenho dos alunos e gestão escolar

Olá, pessoal!

A escola é um dos locais mais importantes e sagrados na vida de uma pessoa. Afinal, é lá que ela, ainda criança, descobre o mundo e as matérias, aprende a jogar, a somar e a escrever e a interagir com as pessoas. Dessa forma, a formação de um indivíduo está diretamente ligada à educação escolar.

É por isso que todos os profissionais que trabalham em instituições desse porte são responsáveis por ajudar a formar novos cidadãos, da secretaria e diretoria à sala de aula. Afinal, muito mais do que aplicar matérias no dia a dia, é preciso desenvolver planos de ensino, atividades, entre outros itens que envolvem não apenas os professores, mas todos os setores da organização.

Entre os principais personagens desse processo, destaca-se o orientador educacional, que tem um papel fundamental na escola já que é responsável por ajudar os professores e a escola na organização e elaboração de propostas pedagógicas e no planejamento escolar.

Além disso, esse tipo de profissional busca compreender os comportamentos dos alunos em geral, dando suporte ao indivíduo e à família e cuidando das relações com a comunidade. Dessa forma, enquanto o professor atua de modo a cumprir o currículo, o orientador busca mostrar valores e desenvolver as relações interpessoais.

Outro ponto importante da atuação desse tipo de profissional está ligado ao fato de que ele é responsável por ajudar o professor a compreender o comportamento dos alunos e, claro, a garantir a inclusão social dentro de sala de aula. Dessa forma, é possível traçar um plano adequado para assegurar que pessoas com necessidades especiais participem das atividades do dia a dia.

mulher-estudos

Apesar de tratar de relações humanas, o profissional não atua como psicólogo e, por isso, deve ter as suas ações embasadas no aspecto pedagógico. Apesar de importante, nem sempre as escolas contam com um orientador especializado.

Especialistas defendem, no entanto, que é preciso ter um agente na instituição responsável por garantir essa atuação. Dessa forma, muitas pessoas tem investido em cursos profissionalizantes a fim de se capacitar para desempenhar a função ou, simplesmente, aprimorar a sua atuação como orientador.

A ideia dessa capacitação profissional é que o indivíduo adquira conhecimentos que direcionam e norteiam a prática da orientação, da educação em si e da inclusão social. Abaixo, selecionamos alguns exemplos gratuitos, que incluem licenciatura e cursos voltados ao ensino de LIBRAS. Confira:

E você, já fez algum desses cursos?

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo