Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 cursinhos gratuitos para se preparar para o vestibular

7 cursinhos gratuitos para se preparar para o vestibular

Olá, leitor!

Sempre é hora de se preparar para o vestibular. Quanto mais ferramentas de estudo tiver, melhor ainda. Infelizmente, muitos estudantes oriundos da rede pública de ensino, terminam o Ensino Médio sem a preparação necessária para fazer o Enem ou prestar vestibulares.

A consequência disso é não conseguir a aprovação. Porém, não é desculpa, mesmo porque, existem hoje opções de cursinhos gratuitos, tanto presenciais quanto a distancia. Principalmente se não tem condição, existem os cursinhos populares com menores taxas de mensalidade comparados aos tradicionais.

Isso porque nem sempre os cursos preparatórios pagos, são viáveis para todos os alunos. Por isso, apresentamos 7 cursinhos gratuitos para se preparar para o vestibular. Com foco e objetividade é possível conseguir a tão sonhada aprovação. Confira!

 Qual curso escolher para se preparar para o vestibular?

cursinho_gratuito_curso_online_estudantes_presencial_pre_vestibular_vestibular_

Há muitos cursinhos preparatórios pagos que são muito bons. Mas não são todos os estudantes que tem condições financeiras para pagar. Quando há oferta de cursinhos gratuitos essa é uma boa forma de aumentar o ritmo de estudo.

Nos cursinhos gratuitos para vestibular, há o ensino de muitas matérias como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Inglês, Química, Física, Biologia e Redação, além da prática de exercícios.

Os alunos recebem materiais didáticos gratuitamente e também podem participar de simulados. Isso ajuda muito os estudantes a se preparar para o vestibular.

As inscrições geralmente acontecem entre novembro e janeiro, mas depende muito de quem oferece. É preciso ficar atento às secretarias de educação que costumam divulgar o período de inscrições.

Quando você escolhe um curso preparatório presencial é bom já ter em mente qual curso na faculdade deseja fazer. Isso porque, alguns cursinhos são específicos para determinadas áreas, e isso muda o direcionamento do estudo.

Ainda mais quando você paga, é bom já ter em mente qual o curso quer fazer ou opte por cursos que são mais amplos e que auxiliem na tomada de decisão de qual área quer seguir.

Por que fazer curso para vestibular?

A prova do vestibular infelizmente ainda é considerada um obstáculo árduo para muitos estudantes que acreditam que é difícil passar, dependendo da escolha do curso.

Porém, o fato é que tudo é uma questão de preparação! Os estudantes que estão melhores preparados certamente não terão dificuldades em conquistar suas vagas nas universidades, e um diferencial pode ser o cursinho para vestibular.

Hoje existem diversas opções de cursinhos. Uns são gratuitos e online, outros gratuitos e presenciais, e os pagos. Há cursos pagos com mensalidades acessíveis.

Sem dúvida, fazer um curso preparatório de vestibular tem muitos benefícios, se for pagar os custos chegam a ser irrelevantes neste caso. Alguns benefícios ao optar em fazer cursinho:

  • Não deixar o aluno esquecer os conteúdos;
  • Não tomam muito tempo;
  • Aprendizado dinâmico;
  • Vantagem em relação a outros candidatos;

Estes são apenas alguns dos benefícios, sem contar que você estará a todo momento em contato com colegas que buscam aperfeiçoar seus estudos e você pode tirar suas dúvidas com eles.

No dia a dia perceberá que não está sozinho e que a ansiedade e rotina de estudos, não fazem apenas parte do seu cotidiano, mas dos seus colegas também.

É melhor fazer cursinho para vestibular online ou presencial?

Assim como existem cursos online e presencial, muitos cursinhos para vestibular também adotam essa modalidade. Cada um possui vantagens e desvantagens e não existe melhor ou pior na hora de decidir como estudar.

O que é preciso ser considerado, são as características e objetivos pessoais de cada aluno. Pode ser até possível fazer os dois cursos. Apresentamos um pouco de cada modalidade para você saber qual vai escolher.

Curso online

Há vantagens como: o custo/benefício é ótimo e você não paga tão caro quanto um curso presencial. Outra vantagem é a possibilidade de usar a ferramenta no horário que quiser, pelo tempo que você tiver disponível e a flexibilidade com o cronograma de estudos.

Porém, isso demanda organização e disciplina. Se você não tiver estudo adequado pode comprometer o aprendizado.

Curso presencial

Ele também possui vantagens. Você tem o contato direto com professores e alunos. É vantajoso se tem dificuldade de estabelecer uma rotina de estudos, mesmo porque, nos cursos presencias é necessário sair de casa e se direcionar até o ambiente que ocorre o curso.

Uma das desvantagens é que não existe liberdade para escolher o conteúdo que irá estudar. Então é preciso ter paciência e rever os assuntos que já conhece. Outro ponto é que não existe flexibilidade de horário, dependendo do cursinho se faltar muito pode ser reprovado ou ainda prejudicar o seu estudo.

Na prática não existe um melhor. Leve em conta as atividades que faz hoje, como é o seu dia a dia, que forma prefere estudar, aí você consegue escolher qual o melhor pra você! Se ficar em dúvida pode conversar com professores de ambos os cursos, eles poderão ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Cursinhos gratuitos para vestibular

1 – Evesp

Esse cursinho é gratuito e online, ótimo para quem não mora nas capitais e cidades do interior. Em 2017 ele teve mais de 500 mil vagas disponíveis para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual.

Para se cadastrar acesse o site da Evesp no link acima.

Vale ressaltar que a EVESP também oferece cursos de espanhol, inglês, libras, entre outros. Todos são gratuitos e oferecidos para mais de 300 mil servidores e alunos da rede estadual.

2 – Learncafe

Outra opção online e gratuita é a plataforma Learncafe. Ela conta com mais de 17 cursos online grátis com certificado. Os cursos gratuitos são isentos de taxas, inclusive o certificado de conclusão disponibilizado para download. Alguns materiais disponíveis são: geografia para ENEM, Química para ENEM, entre outros.

3 – Portal Aula Livre

Este é um portal de cursos à distância com livre acesso às aulas. Com o material disponível você pode estudar para o ENEM, Vestibular e até para o Ensino Médio. Este portal já foi totalmente gratuito, ainda é possível testar o portal gratuitamente.

Atualmente ele é  pago, mas o valor e consideravelmente baixo. Por exemplo, se você faz o plano anual, por mês você irá pagar apenas R$ 12,90. É possível estudar de casa pagando um valor baixo.

Essas foram algumas opções online. Agora apresentamos cursinhos gratuitos para preparar para o vestibular de forma presencial. Conheça alguns:

4 – Cursinho SESC (RN)

Quem mora em Natal pode usufruir de um Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). As aulas são realizadas nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó e são gratuitas.

O cursinho do Sesc é voltado para comerciários e seus dependentes, desde que a renda familiar per capita, não ultrapasse três salários mínimos.

5 – Cursinho PREVUPE (PE)

Em Pernambuco um cursinho gratuito é o PREVUPE. As aulas acontecem nas 39 cidades com campi da Universidade de Pernambuco (UPE). Para garantir uma vaga é necessário prestar uma prova com 40 questões objetivas.

6 – Cuiabá-Vest (MT)

Quem mora no Mato Grosso pode se inscrever no Cuiabá-Vest, um cursinho de preparação para vestibulares e Enem que é gratuito. A cada ano são oferecidas mais de 2,5 mil vagas.

7 – Cursinho da UFAM (AM)

Este cursinho gratuito é oferecido por meio da Universidade Federal do Amazonas, por meio do PET Cursinho da Ufam. Para concorrer a uma vaga é necessário ter estudado na rede pública de ensino. As inscrições geralmente acontecem no mês de fevereiro.

Estes foram alguns cursos gratuitos. Existem outros em todo país. Você também pode se informar junto a secretaria de educação de sua cidade.

Importante ressaltar que, mesmo sendo gratuito vale o comprometimento.

Os cursinhos gratuitos para vestibular são uma chance para aqueles estudantes que não tem condições de pagar e eles exigem estudo e tempo de quem participa.

Mas sem dúvida, escolher um cursinho para se preparar para o vestibular será uma importante escolha. Com ele você terá professores para ensinar e tirar dúvidas, material de qualidade para orientar seus estudos e uma programação a seguir.

Além do cursinho você precisa ter um bom planejamento, que fará com que o seu tempo seja otimizado e seus esforços recompensados. Se seu objetivo é passar no vestibular, saiba que com muita dedicação você consegue.

Mesmo que você tente um dos cursinhos gratuitos, mas não consiga uma vaga, não desanime. Hoje, os estudantes podem contar com duas ferramentas importantes: os livros e internet.

Na própria biblioteca da escola ou universidade, há livros didáticos que são muito bons para se fazer uma pesquisa. A internet possibilita mostrar essa abrangência de conhecimento, pois há materiais muito bons para estudar.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo