Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 7 curiosidades do computador quântico

7 curiosidades do computador quântico

Olá, leitores!

O computador quântico faz cálculos usando as propriedades da mecânica quântica. Esses computadores tem a capacidade de resolver algoritmos num tempo eficiente. Muitas vezes o tempo que um computador normal levaria para resolver um problema o computador quântico já resolveu o mesmo problema 100 vezes. Dá para entender o quanto o computador quântico é eficiente nesse aspecto?

O equipamento é bem diferente do computador que usamos e, para você entender um pouco mais sobre esse assunto, separamos 7 curiosidades sobre esse computador. Lembramos que existem muitos tipos de computador, como os baseados em transístores e os computadores de DNA:

1. Ele é muito rápido

O computador quântico é muito rápido nos cálculos e isso não é de se estranhar, até porque o aparelho foi criado exatamente para isso, mas para você ter uma ideia o computador normal faria cerca de 72 operações para achar o resultado correto entre 144 nomes, por exemplo. Já o computador quântico faria apenas 12 operações, ou seja, seis vezes mais rápido do que o outro. Isso mostra o quando o computador quântico pode ser mais rápido.

2. Não substitui o computador normal

Pela velocidade em fazer cálculos você já deve ter pensado: “eu quero um desse”, mas não é bem assim. Os processadores quânticos não são sempre mais rápidos, esse computador foi criado para ser rápido em cálculos, se você vai fazer coisas que faz normalmente, como ver um vídeo em alta definição ou mesmo navegar na internet o computador quântico não vai mostrar diferença.

3. Tem uma microinteligência

O processador deste computador pode caber em uma caixa com lados de 0,00000001 centímetro, isso mesmo, é minúsculo. Cada partícula usada guarda muitas informações ao mesmo tempo, por isso os cálculos ficam mais rápidos e precisos.

curiosidades-do-computador-quantico

Foto: Reprodução

4. É muito caro

O computador quântico não é nenhuma novidade, algumas empresas grandes e milionárias como o Google já tem esse computador. O computador quântico é realmente para empresas muito grandes e milionárias, só para você ter uma ideia, os primeiros modelos que foram fabricados sob medida tinham processadores de 128 qubits e custaram em torno de US$ 10 milhões.

5. É possível acompanhar o cálculo

Não são todos os computadores quânticos que podem fazer isso, mas já é possível acompanhar o cálculo que o aparelho faz. O processador foi especialmente adaptado para trabalhar com a linguagem Python e mostra ao administrador do computador o que está fazendo. Antigamente isso não era possível.

6. Não é uma tecnologia nova

O físico Richard Feynman elaborou a primeira proposta do computador quântico em 1981, ele mostrou a ideia em uma palestra na Primeira Conferência de Computação Física no MIT. Na palestra realizada por ele foi possível perceber que o sistema quântico pode executar muitos cálculos em pouco tempo. Só em 1985 que David Deutsch, outro físico, descreveu o primeiro computador quântico universal.

7. Computador da Nasa e Google

Um computador quântico desenvolvido pela Nasa e Google, conhecido como D-WAVE 2X, consegue atingir performance 100 milhões de vezes melhor do que um computador comum. Para essas empresas um computador assim é fundamental e muito importante para as pesquisas e avanços tecnológicos que elas fazem. Mas para a população em geral, um computador que pode ser 100 milhões de vezes melhor do que o que estamos acostumados, pode não ser a melhor aquisição.

Por enquanto vamos ficar apenas nas curiosidades, esse computador não chega até a população tão cedo. Mesmo assim é sempre bom saber sobre as novidades tecnológicas. Agora queremos saber o que você acha desse computador e se trocaria o seu computador comum por um quântico.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo