Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 coisas para você fazer pela sua carreira em 2016

7 coisas para você fazer pela sua carreira em 2016

Olá, pessoal!

Se você está sem motivação para ir trabalhar e não se empolga mais com seu emprego, está na hora de fazer alguma coisa por ele e por você. Veja aqui 7 coisas para fazer pela sua carreira em 2016, desta vez levando em conta os erros que podem ser cometidos pelo caminho.

O que acontece é que é impossível conviver no mundo corporativo se você não admite a possibilidade de fracassar. Muitos profissionais reconhecidos no mercado já tiveram seus tropeços antes de chegar ao topo.

O físico Albert Einstein, Walt Disney, Steve Jobs, a apresentadora Oprah Winfrey, Steven Spielberg e a escritora J.K. Rolling são só alguns exemplos da lista de famosos que foram demitidos, recusados por universidades ou impedidos de realizar diversos projetos de vida. O diferencial deles é que todos saíram da crise mais fortes.

De acordo com especialistas, o mundo do trabalho não é dividido entre aqueles que erram e aqueles que não erram. A diferença verdadeira existe entre os que sabem lidar com suas falhas e os que não sabem.

O que fazer pela sua carreira em 2016

A melhor coisa que você pode fazer pela sua carreira em 2016 é saber lidar com o fracasso. Veja o que você pode aprender com seus erros e não tenha mais medo de arriscar:

1- Experimentar a derrota

Talvez nada seja mais educativo para evitar novos erros do que experimentar a derrota. O primeiro fracasso na carreira costuma acontecer ainda na juventude e funciona como um choque de realidade. Embora o sentimento de vulnerabilidade seja ruim, a busca por acertar é um ponto positivo no caminho.

2- Avaliar suas expectativas

Segundo o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz (em entrevista para o site Exame), precisamos errar para perceber que algumas de nossas expectativas são ilusórias. “Muitas vezes, a pessoa tem como meta ser promovida ou receber um aumento de salário, quando na verdade não há condição alguma para isso”, diz.

O tropeço é fundamental para que o profissional reavalie suas ambições ou até busque um novo trabalho. O fracasso acaba sendo a chance de avaliar se você está trilhando o caminho certo.

3- Usar o erro a seu favor

Por mais frustrante que possa ser uma derrota, o mal-estar passa e as soluções para ele ficam. Segundo Ferraz, a experiência acumulada com cada erro se torna um diferencial no mercado de trabalho. Ainda mais em tempos de crise, já ter lidado com dificuldades é uma bagagem positiva.

O ambiente de instabilidade trazido pelo erro também alimenta nossa capacidade de resolver problemas rapidamente e sob pressão.

4- Apostar é arriscar

Toda aposta em inovação ou mudança traz junto um potencial de fracasso. Algumas coisas só aprendemos por tentativa e erro. Isso não quer dizer que o erro seja inevitável. Pelo contrário: significa que ele pode acontecer e que, portanto, é preciso estar preparado para diagnosticá-lo.

5- Aprender com o erro do outro

Quando uma pessoa erra em algum momento da carreira, ela deixa de prestar atenção apenas nos próprios erros, e passa a observar também o que as falhas dos outros têm a ensinar.

“Há muitas lições no fracasso dos outros, e é um jeito menos sofrido de aprender do que sentir na própria pele”, diz José Augusto Figueiredo, presidente da consultoria LHH|DBM (em entrevista para o site Exame).

6- Prestar atenção em novas oportunidades

O profissional que fracassa também aprende que é possível transformar erros em oportunidades. Uma discussão pode abrir espaço para um diálogo, assim como um experimento científico frustrado pode trazer novas descobertas.

Ferraz diz que até mesmo uma demissão pode abrir novas portas. A apresentadora Oprah Winfrey é um exemplo de pessoa que mudou de profissão após ser dispensada por seus empregadores.

7- Mostrar humildade

Deixar a teimosia de lado e assumir a responsabilidade por um fracasso é a melhor maneira de lidar com a reprovação de sua equipe e mostrar autenticidade. O primeiro antídoto para um erro é pedir desculpas, sobretudo porque essa humildade ajuda a aproximar as pessoas. É só lembrar que, além de mostrar fraqueza, ser teimoso leva à repetição do erro.

Identifique seus erros, reconheça, arrisque-se, erre, reconheça e levante de novo. Sua carreira pode tomar um novo rumo.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo