Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 7 canais do YouTube que todo fã de quadrinhos deveria conhecer

7 canais do YouTube que todo fã de quadrinhos deveria conhecer

Olá, leitor(a)!

As histórias em quadrinhos, popularmente chamadas HQs, é um dos formatos literários mais conhecidos e consumidos pelas pessoas de todas as idades. Por meio da combinação entre imagens, balões de fala e histórias cativantes, as HQs fazem fãs por todo o mundo.

Com a chegada da internet, as histórias em quadrinhos sofreram adaptações para se encaixar no meio e surgiram novas formas de consumo das produções. Pensando nisso, nós reunimos 7 canais do YouTube que abordam o universo das HQS e, portanto, todo fã de quadrinhos deve conhecer.

História das HQs no Brasil e no mundo

Conhecida como a nona arte, o surgimento das histórias em quadrinhos está atrelado ao início da imprensa (entre os séculos XVII e XIX). No começo da circulação de jornais impressos, as histórias eram incluídas no material em forma de tirinhas ou charges. No Brasil, a primeira história nesse formato foi publicada na revista Vida Fluminense, em 1869, com o título As aventuras de Nhô-Quim, do cartunista Ângelo Agostini.

Devido ao grande sucesso, as HQs se separaram dos jornais e passaram a ser veiculadas em revistas próprias — formato que perdura até hoje. O marco dessa mudança é a HQ The Yellow Kid, do americano Richard Outcault, lançada em 1894. O novo formato chegou ao Brasil 9 anos depois, em 1905, quando foi lançado O Tico-Tico, do artista Renato de Castro.

Apesar de a primeira revista brasileira em quadrinhos ter sido lançada quase 40 anos depois da primeira história em quadrinhos, considera-se a produção de Agostini como o marco inicial das HQs no Brasil. Em sua homenagem, foi criado o Dia Nacional das Histórias em quadrinhos, comemorado todos os anos, desde 1984, no dia 30 de janeiro — data de publicação das Aventuras de Nhô-Quim.

A partir da mudança de formato, as HQs tiveram uma explosão de popularidade e novos gêneros começaram a figurar nas produções. Entre eles, destacam-se as histórias de super-heróis, que tiveram início na década de 1930 e desde então fazem sucesso entre os leitores. Algumas delas, inclusive, foram adaptadas para o cinema, como Homem-Aranha: Nunca mais (1967) — que inspirou o filme Homem-Aranha 2 (2004).

Canais sobre HQs no YouTube

Além de possibilitar a leitura da HQ, a internet abriu caminho para outras formas de consumo de produções literárias e socioculturais. Com isso, surgiram canais no YouTube que fazem análises, resenhas, críticas, entre outros conteúdos, sobre histórias em quadrinhos. Nós separamos 7 canais que você precisa conhecer e vamos apresentá-los a seguir:

7 canais do YouTube que todo fã de quadrinhos deveria conhecer

Fonte: Reprodução

1. Nerd All Stars

Criado em 2015, o Nerd All Stars aborda temas relacionados à cultura pop e histórias em quadrinhos (com foco no gênero super-heróis), por meio de análises e críticas. Além disso, traz conteúdo sobre jogos on-line, filmes ligados à cultura geek e animes.

Rino Félix, dono e apresentador do canal, posta 3 vídeos por semana e busca entregar um conteúdo didático e leve para pessoas que não possuem muito tempo para acompanhar o universo dos HQs, mas se interessam pelo assunto. Clique aqui para conhecer o canal.

2. Central HQS

Se você é fascinado(a) por histórias em quadrinhos, de qualquer gênero, esse é o canal perfeito. No Central HQS, o apresentador Fernando Badin expõe sua opinião acerca de vários quadrinhos de diferentes gêneros.

Fernando também dá dicas de quadrinhos interessantes, de lançamentos e de lojas especializadas no comércio das obras — que sempre com algumas promoções dos pontos de venda. Clique aqui para conhecer o canal.

3. Turma da Mônica

Quando falamos de histórias em quadrinhos, é impossível deixar de lado a Turma da Mônica. Criada por Maurício de Sousa e em publicação desde 1959, a Turma da Mônica atravessou gerações, foi traduzida para 14 idiomas e adaptada para o formato de desenho animado (baseado nos gibis).

Esse canal é dedicado a divulgar os desenhos animados da Mônica, do Cebolinha, da Magali e de toda a turma — tanto as produções recentes como as clássicas. Devido à popularidade da obra de Maurício de Sousa, além do canal oficial em português, os vídeos da Turma da Mônica foram traduzidos para inglês e espanhol.

4. Variant Comics

Esse canal é totalmente em inglês, mas é possível ativar a legenda do YouTube para outro idioma. Com mais de 2 milhões e 300 mil inscritos(as), a Variant Comics produz conteúdo sobre tudo que envolve o universo dos quadrinhos e da cultura geek.

O foco do canal são as histórias de super-heróis, desde a análise individual de um(a) personagem em uma HQ até a resenha de um filme. Clique aqui para conhecer o canal.

5. Pipoca & Nanquim

Apresentado por Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes, o canal traz conteúdos semanais sobre histórias em quadrinhos, mangás, filmes e jogos com muita dinamicidade. Com debates, análises, dicas e visitas pelas coleções dos apresentadores, o Pipoca & Nanquim é marcado por sua variedade de formatos e conteúdos.

Além disso, em 2017, o canal se tornou uma editora de quadrinhos, já que o trio possuía experiência em edição de HQs, expandindo a maneira como o público pode consumir seus produtos. Clique aqui para conhecer o canal.

6. Sociedade da Virtude

Animações e desenhos animados são as especialidades desse canal. Criado em 2017 e quase alcançando a marca de 600 mil inscritos(as), o Sociedade Virtual produz sátiras inspiradas em personagens e enredos das histórias de super-heróis e clássicos do cinema. Assim como a Turma da Mônica, esse canal possui versões em inglês e espanhol.

Apesar da inspiração, o roteiro, os personagens e as ilustrações são originais e de autoria do Sociedade. Os responsáveis pela produção são o diretor Ian SBF (um dos fundadores do Porta dos Fundos) e o ilustrador Thobias Daneluz. Clique aqui para conhecer o canal.

7. 2quadrinhos

O último canal da nossa lista foi fundado em 2007 pelo youtuber Vinícius. A proposta é trazer um formato simples, com pouca edição, mas com o máximo de conhecimento e informações sobre os quadrinhos.

Com resenhas objetivas, guias de leitura e algumas coberturas de eventos, como a Comic Com Experience 2019, Vinícius produz o conteúdo que todo(a) fã de quadrinhos consome diariamente. Clique aqui para conhecer o canal.

Conteúdo extra

Devido a enorme popularidade das HQs, muitas vertentes e formatos foram surgindo ao longo do tempo. Um desses formatos é o mangá, de origem japonesa, que tem como principal particularidade a leitura “de trás para frente” — da direita para a esquerda.

Se você se interessa por mangás, recomendamos dois canais do YouTube que ensinam técnicas de desenho voltadas para a produção de mangás e animes. Os canais são:

  • CrasConversaOficial — Thiago Spyked vai mostrar técnicas e dar dicas de materiais de desenho para se tornar um autor de quadrinhos;
  • Visuart — O professor Magno Brasil e a exploradora geek Aline Villanova trazem convidados(as) para debater sobre a área das artes visuais, além dos conteúdos produzidos pelos(as) dois apresentadores(as).

O universo das histórias em quadrinhos possui muito conteúdo de qualidade na internet e agora queremos saber de você: qual canal mais chamou sua atenção? Deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os canais e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo