Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 7 Brincadeiras Educativas Para Fazer Com os Filhos

7 Brincadeiras Educativas Para Fazer Com os Filhos

Olá, leitor

A partir dos oito meses, as crianças já respondem bem aos estímulos e estão com energia de sobra. Os pais podem usar os momentos livres para iniciar atividades desde cedo que distraiam ao mesmo tempo que educam. Separamos sete ideias criativas que podem ser colocadas em prática já!

1 – Músicas

Sabe aqueles clássicos “meu pintinho amarelinho” e “cabeça, ombro, joelho e pé”? Então, eles vão ensinar sobre as partes do corpo para as crianças. Cante em voz alta e depois faça apenas os gestos e deixe que a criança indique o local de acordo com a letra.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

2 – Batata-quente

Coloque a criança no meio de uma roda com os olhos vendados. As demais crianças devem passar uma para a outra um objeto que é a “batata-quente”. Quando a vendada gritar “queimou”, quem está com o objeto sai do jogo. Isso vai estimular a coordenação motora, agilidade e a interação. Já que nem sempre se ganha.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

3 – Amarelinha

Faça um desenho no chão das casinhas de 1 a 10. Pode escrever no 10 a palavra céu. Jogue algum objeto para que a criança pule até a casa marcada. Quem chegar primeiro ganha. Essa brincadeira estimula o equilíbrio e a agilidade.

4 – Pular corda

Uma das brincadeiras mais simples, mas que trazem um baita ganho. A criança vai estimular o equilíbrio e agilidade. A família pode ajudar batendo a corda, caso não queira entrar também no meio da atividade.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

5 – Cabo de guerra

É importante ensinar desde cedo que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso. Forme os times e quem trabalhar mais junto leva a melhor. É uma competição mais que sadia.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

6 – Telefone sem fio

Quem nunca brincou de telefone sem fio? Forme um círculo e fale uma frase para ser repetida por todos. Dificilmente o último fala o que foi dito pelo primeiro. Estimula a memória e linguagem.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

7 – Pinturas

Separe lápis de cor, papel em branco e tinta guache. Não tem criança que não goste de desenhar e colocar a imaginação em prática. Isso estimula a coordenação motora, imaginação, concentração e conhecimento. Pode mostrar algumas referências para inspirar.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Boa diversão!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo