Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » 7 benefícios do intercâmbio para países de idioma português

7 benefícios do intercâmbio para países de idioma português

Olá, pessoal!

Quando se fala em intercâmbio, logo vem à nossa cabeça a expectativa de viajarmos e conhecermos países e culturas de outras línguas diferentes da língua portuguesa. Entretanto, você já pensou na possibilidade de realizar um intercâmbio para países de língua portuguesa?

Ainda que Portugal seja o destino mais eleito por brasileiros que decidem fazer um intercâmbio em um país de língua portuguesa, existem outras alternativas que podem, igualmente, proporcionar uma rica experiência. Você pode optar por: Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial (onde as línguas francesa e espanhola compartilham com o português o título de línguas oficiais), Cabo Verde ou São Tomé e Príncipe (todos localizados na África); ou ainda por Timor-Leste ou Macau (estes pertencentes à Ásia). Nestes dois últimos países coexistem, também, outros idiomas oficiais, juntamente ao português, sendo o chinês em Macau e o tétum (uma língua originária da Malásia e da Indonésia, com forte influência da língua portuguesa) no Timor-Leste.

—> Aprenda como Planejar um Intercâmbio do Zero em 3 Semanas <—

Contudo, é importante lembrar-se que, embora você esteja indo para um país no qual se fala a mesma língua que a sua, culturas e costumes são diferentes. Portanto, esteja atento para aprendê-los, compreendê-los e respeitá-los.

Pois bem, são oportunidades que devem ser consideradas e podem oferecer vários benefícios a você. Confira!

1) Custo-benefício

Ao optar por destinos menos populares, o custo-benefício do seu intercâmbio pode ser muito mais vantajoso.

2) Pode ser divertido linguisticamente

jovem-e-mochila-de-viagem

Viajar para um país no qual se fala a sua própria língua, pode ser divertido e enriquecedor, uma vez que você se deparará com muitas variantes linguísticas.

3) Facilidade na comunicação

A facilidade na comunicação, ainda que com suas variedades linguísticas, permitirá você se locomover de um lugar a outro, perguntar e conhecer de forma bem mais relaxada, ou seja, sem a tensão de não poder ou não conseguir entender ou ser entendido (algo que pode ocorrer em outros idiomas).

4) Diversidade cultural

Como se pode observar, os países de língua portuguesa, à exceção de Portugal, situam-se na África e na Ásia. Logo, a probabilidade de você deparar-se com culturas exóticas é maior e sua bagagem de conhecimentos certamente voltará muito rica.

5) Não há necessidade de tradução de documentos

A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa unificou-a em todos os países que têm o português como idioma oficial. Tal reforma entrou em vigor em 2009, passando a valer legalmente em 2015. Portanto, a língua portuguesa agora é oficialmente única em todos os países que a têm como língua materna. Sendo assim, documentos oficiais não necessitam traduções para serem submetidos às legalizações dos países lusófonos. (Mas que fique claro: os processos de legalizações devem ser feitos para efeito de reconhecimento e validade dos documentos em cada país, ou seja, aqui nos referimos apenas ao processo de tradução, o qual foi beneficiado com a unificação da língua portuguesa).

6) Conhecimento político-social-educacional

A vivência em países de menor “fama” e poder socioeconômico, se comparados aos quais todos pensam em realizar um intercâmbio (como países da Europa ou América do Norte, por exemplo), pode também ser uma experiência muito valiosa em termos de crescimento pessoal e humano, ao acompanhar, em contextos autênticos, situações políticas, sociais e educacionais, diferentes das de primeiro mundo (principalmente se você já tiver feito um intercâmbio para países de maior status ou se, futuramente, venha a fazê-lo).

7) Estudar na mesma língua

Por fim, para uma pessoa que tem o português como sua língua materna, fazer um intercâmbio em um país de idioma português, certamente, facilitará seus estudos, sejam estes de curto prazo (técnico ou profissional), sejam de longo prazo (faculdade, mestrado ou doutorado).

Se você ficou interessado em realizar um intercâmbio em algum país de língua portuguesa, esteja sempre atento à possibilidades de bolsas de estudos para estes países, por meio de buscas na internet. Este é o melhor caminho para o acesso rápido à informação, sobretudo de outros países. Seguindo essa linha, é recomendável, primeiramente, buscar informações sobre o país o qual se pretende estudar, para, em um segundo momento, pesquisar oportunidades de cursos em Universidades ou Instituições do país desejado.

Ainda assim, um site interessante recomendado é o da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), ainda que as oportunidades oferecidas nele, eventualmente, contemplem outros países também. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

Boa sorte e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo