Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 7 atribuições do TI em concurso públicos

7 atribuições do TI em concurso públicos

Olá, leitores!

O TI, assim como outras áreas, tem muitas atribuições e funções, eles podem trabalhar com diferentes cargos e, mesmo assim, estar na área de TI. Se você é formado em TI e está procurando um concurso público, veja as atribuições que você pode ter e os locais que pode trabalhar. No geral, toda empresa precisa de pessoas na área de TI, pois é uma ampla área de trabalho:

Polícia Federal – A polícia federal está sempre abrindo concursos. Se você é formado na área de TI, não importa se é ciências da comunicação, análise de sistemas, informática ou outras as atribuições do cargo, terão de realizar exames periciais em locais de infração penal, fazer pesquisas de interesse do serviço, realizar exames em locais de incêndio, explosões, desabamentos e terrorismo, coletar dados e informações necessários, desempenhar outras atividades que apoiam a técnica e administração da Instituição Policial e demais funções que lhe forem atribuídas.

Banco do Brasil Cobra Tecnologia – Em concursos como o do cobra tecnologia, geralmente são exigidos cursos de nível superior em áreas como Engenharia ou Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Processamento de Dados ou Similares da área de Tecnologia da Informação. As atribuições desse cargo é a especialidade de Requisitos e Testes de Software, Desenvolvimento (Mainframe), Desenvolvimento (Plataforma Baixa), Desenvolvimento (Mobile), Desenvolvimento (ERP), Processos de TI, Infraestrutura e Sistema Operacional, Administração de Banco de Dados e outros.

Superior Tribunal de Justiça – Em concursos do STJ, o nível superior é exigido e, algumas vezes, é exigido pós-graduação. O profissional de TI vai trabalhar em diversas áreas e funções como  Analista Judiciário na função de Suporte em Tecnologia da Informação.

pessoas-lidando-com-a-tecnologia

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – O MPOG realiza concurso para TI em carreiras de Analista de Planejamento e Orçamento, Tecnologia da Informação nas áreas de Gestão e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Infraestrutura de TI, Gerência de Projetos e Governança de TI. Para concorrer a essas funções o candidato precisa ter diploma de curso superior concluído em qualquer área da Informática.

Tribunal Regional do Trabalho – O Tribunal Regional do Trabalho também realiza concurso para a área de TI, onde muitas vezes os cargos são para Analista. As atribuições desse cargo necessitam especialidade de Tecnologia da Informação.

Tribunal de Justiça – A função de Analista de Sistemas nesse concurso público, geralmente é para cargos de Analista e Técnico Judiciário no órgão, nesse caso é requisito o profissional ter formação em curso superior na área de Tecnologia da Informação.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) – Para a área de Tecnologia da Informação, existem várias atribuições somo Analista de Tecnologia da Informação, Sistemas Operacionais, Informática e Técnico em Informática.

Como você pode perceber existem várias atribuições para um profissional formado na área de TI. Assim que você souber de um concurso com vagas para área de TI, não deixe de pesquisar e conhecer a área que eles estão procurando, muitas vezes você é formado na área mas não gosta de trabalhar com banco de dados, por exemplo.

Prestar um concurso público é muito bom e uma garantia de que você terá um bom emprego, mas trabalhar em uma área que não gosta não vale a pena. Por isso não deixe de conferir as atribuições do cargo e ver se é o que você realmente gosta. Existem muitos concursos públicos e está sempre abrindo mais um, escolha fazer o concurso público que seja melhor para você.

Se tem alguma dúvida não deixe de compartilhar, podemos te ajudar, aqui foram só alguns exemplos de concursos que já foram abertos para a área de TI. Descobra quais as oportunidades de concurso nessa área perto de você e não esqueça de estudar muito, pois provas assim exigem muita preparação.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo