Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » 7 atividades educacionais para aprender brincando

7 atividades educacionais para aprender brincando

Olá Pessoal,

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras muito tradicionais têm origens que surpreendem. Eles vêm tanto dos povos que deram origem a nossa civilização como dos povos do oriente. Num mundo cada vez mais globalizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço por conta de outras preferencias infantis.

A falta de valorização do “brincar” contribuiu para a realidade que estamos vivendo atualmente: as brincadeiras estão quase que entrando em extinção. Porém, brincar é um acontecimento sagrado.

Na escola, o resgate de brinquedos, jogos e brincadeiras pode ser feito de duas maneiras: nas aulas de educação física e através de gincanas recreativas, que deveriam ser bem frequentes nas escolas de hoje. Em casa, o “brincar” pode acontecer ao amanhecer ou mesmo na hora de dormir, envolvendo todos os que estejam em casa.

Com tudo isso, aqui vão 7 atividades que são muito educativas, para ensinar e aprender brincando.

Amarelinha

Essa brincadeira é muito tradicional entre as crianças brasileiras. Ela é desenhada no chão com giz e tem a forma de uma cruz, com uma metade de um circulo em uma das pontas, onde está escrita a palavra “céu” (ou lua, ou cabeça…). Após, vem a casa do inferno (ou pescoço) e a parte do descanso, chamada de “braços” (ou asas), onde é permitido se equilibrar sobre os dois pés. Por último, fica a parte do corpo (ou quadrado).

Bobinho

É uma brincadeira com bola, aonde os jogadores vão jogando-a um para o outro. O objetivo do bobinho, que está no meio, é roubar a bola. Caso consiga, quem jogou a bola pela última vez, é o novo bobinho. Pode ser brincado com os pés ou com as mãos.

Cama-de-gato

Essa é uma brincadeira com barbante. Trança-se um cordão entre os dedos das mãos e, assim, vai se alterando as figuras que são formadas. De provável origem asiática, essa é uma brincadeira praticada em diversos lugares do mundo. Atualmente, há uma versão mais moderna, que é a de trançar um elástico com as pernas.

Dança da cadeira

As cadeiras são colocadas em duas fileiras, de costas umas para as outras. As pessoas se sentam nas cadeiras e uma fica responsável por ligar e desligar o rádio com as músicas e, também, por retirar as cadeiras. A cada parada, uma cadeira é retirada. Quem fica sem cadeira, é eliminado. Vence aquele que conseguir sentar na cadeira, na última parada.

Está quente, está frio

Alguém esconde um objeto, enquanto os demais fecham os olhos. Ao dizer “pronto”, todos saem a procurar. Aquele que escondeu o objeto vai indicando, conforme a distancia que estiverem do local do esconderijo: Está quente (muito próximo), Está frio (muito longe), está queimando (bem perto). Quem encontrar o objeto é o que esconderá o objeto na próxima rodada.

Forca

O enforcador fica de escolher uma palavra e numa folha de papel, ele coloca a inicial dela, seguida pela quantidade de tracinhos, que correspondem quantas letras formam a palavra. Os que jogam vão dizendo as letras. Se a letra está correta, são colocadas nos lugares certos. Se está errada, representa uma parte do corpo que entra na forca. Assim vai até se completar todo o corpo do enforcador.

Grulho

Também chamada de “grulha” ou “gaho”, é um jogo que tem dois sabugos de milho. Cada jogador segura um. O primeiro bate bem forte no outro, a fim de quebrá-lo. Caso não quebre, passa a vez para o outro. Ganha aquele que conseguir quebrar o sabugo do outro.

Boa Diversão.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo