Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » 7 apps grátis para aprendizagem de crianças com deficiência

7 apps grátis para aprendizagem de crianças com deficiência

Olá, leitores!

Qual tal se você pudesse facilitar a vida das crianças com deficiência?

Hoje em dia, com a tecnologia, existem várias maneiras de ajudar na socialização dessas crianças. Anote os nomes de 7 apps grátis para aprendizagem de crianças com deficiência.

Esses apps grátis podem ajudar professores no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, pais e familiares na convivência com essa criança.

Apps grátis para crianças com deficiência

ProDeaf

O aplicativo que traduz a fala (em português) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) chega à sua segunda versão trazendo nova interface, navegação mais amigável pelos verbetes do dicionário, além da ampliação do “vocabulário” de gestos em Libras.

  • Como funciona: o usuário pode inserir palavras ou pequenas frases em texto ou pelo dispositivo de reconhecimento de voz do celular e visualizar automaticamente a tradução para Libras.
  • É bom porque: facilita o aprendizado de Libras,  amplia as possibilidades de comunicação entre surdos e não-surdos e difunde o uso desta linguagem para um público mais amplo. Disponível para Android, iOS e Windows Phone 8.

Aramumo

Criado por dois alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o jogo venceu desafio promovido pelo Instituto ABCD para auxiliar na educação de jovens e crianças com dislexia e outros distúrbios que afetam a aprendizagem.

  • Como funciona: o Aramumo se assemelha às palavras cruzadas. Só que em vez de letras avulsas, o jogador deve utilizar sílabas para formar palavras. Ele ouve uma série de palavras e deve encaixar as sílabas que aparecem flutuando na tela dentro de bolhas para formar palavras no tabuleiro virtual.
  • É bom porque: possui interface simples  e atraente, estimula o raciocínio e possibilita que os alunos ampliem o vocabulário. Disponível para Android.

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

Hand Talk

Projeto, desenvolvido em Alagoas, ganhou o World Summit Award Mobile, uma competição bianual promovida pela ONU que reconhece aplicativos de relevância para a humanidade.

  • Como funciona: ferramenta para dispositivos móveis que faz uso de um personagem para converter textos, imagens e áudio para Libras. É possível, inclusive, tirar a foto de uma placa e pedir para traduzi-la.
  • É bom porque: facilita o aprendizado de Libras,  amplia as possibilidades de comunicação entre surdos e não-surdos e difunde o uso desta linguagem para um público mais amplo. Disponível para Android, iOS e Blackberry.

Que-fala!

Aplicativo destinado a facilitar a comunicação de pessoas com deficiências que afetem a fala.

  • Como funciona: o aplicativo oferece uma série de ilustrações identificadas por palavras escritas e em áudio. O usuário seleciona figuras que correspondam ao que ele quer dizer e pode até montar pequenas frases.
  • É bom porque: possibilita que o aluno se comunique diretamente com qualquer pessoa, sem a necessidade de intermediários. Disponível para Android.

Daltonize Me Camera

Você pode imaginar como um daltônico enxerga o mundo? O Daltonize Me Camera oferece ajuda para daltônicos além de simular daltonismo.

  • Como funciona: o aplicativo fornece filtros para câmera em tempo real simulando todos os 3 tipos de daltonismo, e para daltônicos o aplicativo oferece ajuda com o complexo algoritmo daltonize funcionando em tempo real com alta performance usando o máximo da aceleração de hardware OpenGL.
  • É bom porque: facilita o aprendizado de crianças daltônicas que podem identificar melhor as cores de brinquedos e livros. Disponível para iOS.

Hércules e Jiló

O software Hércules e Jiló tem como objetivo ensinar ciências naturais a crianças com necessidades educativas especiais, mais precisamente para aquelas apresentando déficit cognitivo moderado. Produzido e idealizado pela Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), o aplicativo é composto por uma série de jogos com diferentes contextualizações psicopedagógicas que não envolvem apenas as crianças, mas também o educador. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)

  • Como funciona: juntamente com um professor, a criança realiza 10 atividades para montar e brincar, além de jogos virtuais relacionados ao tema de ciências naturais.
  • É bom porque: desenvolve habilidades didáticas, cognitivas e lúdicas de crianças com necessidades especiais de aprendizado. Disponível para baixar no computador.

iBrailler Notes

iBrailler Notes é um aplicativo para iOS que permite escrever em Braille no iPad. Com ele, você pode digitar em Braille diretamente para criar, editar e compartilhar anotações. Para facilitar ainda mais seu uso, o app deve ser usado em conjunto com o recurso VoiceOver do iOS.

  • Como funciona: O programa oferece um teclado único, no qual as teclas são quem encontram os dedos do usuário, e, caso este não se sinta confortável com o seu teclado, é possível construir um novo sempre que quiser, quantas vezes quiser. O app também possui um conjunto completo de gestos intuitivos para mover o texto, fazer tarefas comuns, como copiar e colar, e desfazer e refazer.
  • É bom porque: com gestos intuitivos, facilita a operação das crianças e ajuda bastante na leitura de textos. Disponível para iOS.

Anotado? Esperamos que estes apps grátis para aprendizagem de crianças com deficiência sejam bastante úteis. Aproveite!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo