Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 aplicativos gratuitos utilizados para leitura

7 aplicativos gratuitos utilizados para leitura

Olá, leitor!

Não é novidade que a leitura tem um poder enorme de transformar a vida de uma pessoa, pois ela ajuda a melhorar a escrita, fala e compressão do indivíduo. Dessa forma, auxilia no desenvolvimento da comunicação, aprimorando o desempenho profissional e pessoal.

Quem gosta de ler sabe que os aplicativos podem ajudar e muito nessa hora. Imagine, você está em uma consulta esperando ser atendida(o) e, durante esse tempo, utiliza apps para colocar a leitura em dia. Essa é uma das vantagens que esses programas nos proporcionam, de carregar vários textos em um único lugar.

Se você ainda prefere os livros físicos, não precisa abandoná-los. Porém, dependendo da situação, a tecnologia digital lhe auxilia na rotina como leitor(a).

Conheça alguns dos aplicativos gratuitos utilizados para a leitura! 

7 aplicativos grátis utilizados para leitura

Fonte: Reprodução

7 aplicativo para ler grátis 

1. Google Play Livros: No Google Livros, é possível ler livros e revistas, fazer o download deles, citá-los e traduzi-los. Alguns livros são fornecidos pelos editores, enquanto outros são digitalizados como parte do Projeto Biblioteca.  Mas o que muita gente não imagina é que o Google Play Livros também está disponível para download no iPad. Existem inúmeras obras disponíveis para compra e diversas promoções que ocorrem com bastante frequência. Além disso, são disponibilizados livros gratuitos no Google Livros.  

2. Aldiko: O Adiko é considerado uma das melhores ferramentas de leitura eletrônica. Você pode encontrá-lo tanto para iOS como também para Android. Ele conta com um grande catálogo virtual, que permite alugar livros. O grande diferencial está na variedade de formatos compatíveis e, também, na possibilidade de personalizar cores e fontes, o que torna a leitura mais agradável. Certamente, esse app é o preferido de muitas pessoas.

3. Kindle: A ferramenta mais conhecida entre os leitores. Foi criado pela Amazon junto com o dispositivo para leitura online de mesmo nome. A personalização garante uma ótima experiência de uso, pois é possível ajustar o tamanho do texto. O grande diferencial do app é o visual agradável e usabilidade. Entre as possibilidades, o Kindle permite a leitura gratuita do primeiro capítulo de qualquer livro, antes do consumidor decidir comprá-lo. 

4. Kobo: O Kobo também é um aplicativo que se originou do dispositivo. Ele oferece uma extensa biblioteca com os melhores eBooks, revistas, quadrinhos e livros infantis do mundo, além de muitas funcionalidades. Ele se destaca pela quantidade de títulos gratuitos disponíveis e pela usabilidade, a qual permite fazer marcação nos textos, escolher o idioma e adicionar livros por meio da nuvem ou do e-mail. Com opções de download para iOS e Android, o Kobo pode ser o seu parceiro ideal para melhorar a leitura. 

5. Saraiva Digital Reader: O Saraiva Digital Reader, com mais de 12 mil títulos em português e mais de 200 obras gratuitas, é um aplicativo nacional, exclusivo da Saraiva, que serve para adquirir eBooks na loja. Importante ressaltar que a Saraiva tem duas versões de e-reader: o Lev Neo e o Lev Fit. Com funcionalidades específicas, com preços justos, esses dois modelos de leitor de livros digitais estão entre os mais populares do Brasil. Podem ser encontrados no iPhone/iPad e Android. 

6. Livros Gratuitos – Wattpad: O Wattpad é um dos melhores aplicativos para baixar e ler livros pelo smartphone ou tablet, além de conter uma biblioteca enorme e rica em conteúdo. Nele você vai encontrar milhões de histórias para escolher: romances, fanfics, mistérios, diários de viagens, ficção científica, livros de autores famosos e muito mais! Você também poderá publicar seus escritos para todos verem e se conectar com leitores do mundo todo!

7- Nook: O Nook é o aplicativo da livraria norte americana Barnes & Nobles e, além de eBooks pagos, oferece muitos títulos grátis. É composto por um enorme acervo de livros digitais, revistas, quadrinhos, entre outras publicações gratuitas e pagas. Ele permite personalizar a leitura, além de conter dicionário e alguns livros gratuitos. E mais, por meio do eBook você pode salvar as suas anotações, última página lida e outras configurações entre dispositivos, com opção de classificar a sua coleção. Todas as configurações presentes no aplicativo o tornam realmente muito funcional e prático.  

 Dicas para ler online 

  • Não é bom passar horas em frente para a tela. É importante reservar um tempo para descansar os olhos e a cabeça;
  • Arrume a postura, deixe a coluna reta;
  • Use óculos de leitura;
  • Durante a leitura online, desligue outros aparelhos e distrações, como redes sociais, som e televisão. Dessa forma, você conseguirá ter uma leitura confortável, precisa e atenta;
  • Utilize um software regulador de luminosidade de tela;
  • O Google Livros é uma ferramenta incrível que permite acessar uma variedade de livros, os quais você não conseguiria no dia a dia.

Qual app de leitura escolher? 

Ler online tem inúmeros benefícios, afinal, os eBooks são ótimas alternativas porque não ocupam espaço físico e custam bem mais conta. Apresentamos várias opções de aplicativos que podem ajudá-lo(a) a continuar com o hábito de leitura. Não deixe de experimentar alguns das ferramentas gratuitas que mostramos para você. Claro que a escolha vai depender, principalmente, do seu gosto e necessidade.

E aí, entre os apps que mostramos, qual é o seu favorito? Já usa algum deles? Qual recomenda e por quê? 

Todos esses aplicativos são excelentes opções para quem deseja exercitar a leitura no smartphone ou tablet. 

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo