Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 6ª Mostra de Cinema Chinês oferece 10 filmes on-line gratuitos

6ª Mostra de Cinema Chinês oferece 10 filmes on-line gratuitos

Olá, leitor(a)!

Após quase 2 anos de ausência por causa da pandemia de Covid-19, a Mostra de Cinema Chinês de São Paulo chega no Brasil pela 6ª vez. Organizada pelo Instituto Confúcio da Unesp, a Mostra traz 10 filmes, a maioria inéditos, para o território brasileiro.

O evento acontece de forma on-line e gratuita entre os dias 1 e 20 de novembro de 2021 e cada filme fica disponível por 7 dias após a estreia (exceto os dois últimos)A Mostra possui parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Amigos da Arte (apoiadores culturais).

Mostra de Cinema Chinês de São Paulo

As produções cinematográficas asiáticas estão ganhando cada vez mais espaço e sendo muito bem recebidas pelas críticasCom o objetivo de ampliar o acesso aos filmes e séries asiáticas, o Instituto Confúcio da Unesp se mobilizou para organizar o retorno do Cinema Chinês para o Brasil.

Para isso, a Mostra contou com a curadoria de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China. A fim de aumentar o intercâmbio cultural entre os países, ele participou da escolha dos filmes considerando obras que abordassem questões sociais.

A edição deste ano promete voltar com muita força após quase 2 anos de ausência, trazendo vários filmes inéditos e premiados internacionalmente. O grande destaque da programação é o filme Balão (2019), que recebeu 22 prêmios internacionais, incluindo o especial em Veneza. Além disso, todas as produções possuem legenda em português.

Entre os 10 filmes escolhidos, nós reunimos 5 deles para você ficar de olho e não perder. Vamos apresentá-los a seguir.

Mostra de Cinema Chinês oferece 10 filmes on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Balão (2019)

Começando pelo mais premiado, o filme da diretora Pema Tseden vai retratar a vida da família Darje, que é composta por um casal, 3 filhos e o avô. A trama se desenvolve a partir de uma gravidez inesperada, que acaba com a tranquilidade da família.

O filme questiona a importância da alma e da realidade. Ele estreou dia 2 de novembro de 2021 e não é recomendado para pessoas menores de 16 anos.

2. Tudo ou Nada (2021)

O documentário do premiado diretor ZHOU Hao vai acompanhar a vida de 2 pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático e buscam se recuperar. Ele recebeu indicações para melhor documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e no FIRST International Film Festival.

A produção estreou dia 1 de novembro de 2021 e foi a primeira vez que ela foi exibida fora da China. O documentário não é recomendado para pessoas menores de 16 anos.

3. Um Porto Seguro (2020)

Dirigido por Li Xiaofeng, o filme conta a história de um homem condenado a 15 anos de cadeia por conta de um homicídio culposo. Quando retorna para casa, ele é confrontado por seu passado e descobre o que realmente aconteceu naquele dia, há 15 anos.

O longa estreia dia 6 de novembro de 2021. Ele não é recomendado para menores de 16 anos.

4. Yuan Longping (2021)

Considerado o “pai do arroz híbrido” e um dos maiores cientistas agrícolas da história, Yuan Longping faleceu em maio de 2021 e teve sua vida retratada neste filme do diretor SHI Fenghe. O longa conta como foi a jornada de Yuan no desenvolvimento do arroz híbrido.

O foco do filme é mostrar a persistência do cientista em suas pesquisas, que tiveram início no final de 1950. O filme estreia dia 7 de novembro de 2021 e não é recomendado para menores de 16 anos.

5. A Arca do Sr.Chow (2015)

O filme vai retratar os desafios de um grupo de adolescentes promissores que são escolhidos(as) para um programa de jovens gênios(as). Nele, os(as) adolescentes vão ter que aprender a lidar com a falta de habilidade social diante dos demais colegas.

A produção do longa é de XIAO Yang e estreou dia 3 de novembro de 2021. O filme não é recomendado para menores de 16 anos.

Plataforma Cultura em Casa

Todos os filmes presentes na Mostra podem ser assistidos, exclusivamente, na plataforma de streaming Cultura em Casa. Para acessar a página do evento, clique neste link e escolha o filme ao qual você quer assistir.

O evento acontece de 1 a 20 novembro de 2021 e, até o dia 10, sempre haverá a estreia de um dos filmes, às 19h, para assistir ao vivo. Os filmes ficam disponíveis até 7 dias depois da data de estreia, exceto os dois últimos (9 e 10), que vão ficar até o fim da Mostra. Então, fique atento(a) aos prazos.

São muitas produções interessantes e com outras perspectivas de mundo que podem nos ensinar muito. Deixe nos comentários de qual filme você mais gostou e quer assistir!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os filmes e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo