Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 64 ideias para facilitar a alfabetização infantil

64 ideias para facilitar a alfabetização infantil

Olá, leitor!

A alfabetização infantil é um processo que, de acordo com o Governo Federal, desde 2012, deve ocorrer até os 8 anos de idade, sendo esse o prazo máximo, entretanto muitas pessoas acreditam que esse tempo é muito longo, uma vez que há crianças com 6 anos de idade que já são alfabetizadas.

Por outro lado, cerca de 3 milhões de brasileiros acima de 15 anos não sabem ler e escrever, mostrando o tamanho da desigualdade no Brasil com relação a alfabetização infantil.

Muitas pessoas acreditam que a alfabetização infantil fica restrita apenas ao saber ler e escrever, entretanto, esse processo vai muito além disso. Pois, é necessário trabalhar também as habilidades cognitivas, o raciocínio lógico, o desenvolvimento da oralidade e até mesmo as relações de afetividade com seus colegas de sala, vizinhos e familiares.

Uma maneira de auxiliar a criança no processo de alfabetização é realizar atividades – incluindo em casa – que estimule e facilite a sua alfabetização, além disso, essas atividades permitem  interação social da criança, não apenas com sua família, mas com o mundo, uma vez que elas vão interagir com vizinhos, colegas da escola, primos, etc.

Quer saber mais sobre como facilita a alfabetização infantil, continue lendo e acompanhando as dicas que nós, do Canal do Ensino, separamos para você.

O uso de tecnologia

ideais-para-facilitar-a-alfabetizacao-infantil_Prancheta 1

A tecnologia está a nossa disposição para que possamos utilizá-la de forma positiva, para o nosso crescimento pessoal, profissional e porque não a alfabetização infantil? 

Hoje em dia, as crianças estão mais propensas a usar dispositivos, então no lugar de deixá-la jogando jogos pouco educativos, porque não incentivá-las a fazer atividades em seu computador que estimulem a sua alfabetização?

Não sabe como encontrar os jogos ideais para ajudar na alfabetização infantil? Veja alguns aplicativos relacionados a alfabetização infantil que selecionamos para você:

  1. ABC do Bita: um abecedário interativo que estimula o raciocínio lógico das crianças e trabalha a coordenação motora.
  2. Animal Sound Box: as crianças aprendem sobre os animais a partir de sons e imagens.
  3. Cocoricó: jogo elaborado pela equipe da Tv Cultura que ajuda a estimular a coordenação motora, além de conceitos de convivência e noções de matérias escolares.
  4. Galinha Pintadinha Paint Book: o app é um livro de colorir virtual com os personagens do desenho.
  5. Palma Kids: ideal para crianças que estão sendo alfabetizadas nas línguas portuguesa e inglesa.
  6. Pampers premium care: esse aplicativo é destinado a bebês e estimula as crianças as conhecerem as cores, movimentos e palavras.

ATENÇÃO: apesar de ser uma ótima forma de alfabetização infantil, os jogos virtuais não devem ser a única opção, pois a criança precisa receber outros tipos de estímulos, como por exemplo, a interação social.

Jogos didáticos

A interação social que as crianças precisam desenvolver durante o seu processo de alfabetização é fundamental para que elas possas crescer aprendendo a lidar com o seu semelhante. É com esses tipos de jogos que a criança aprende a trabalhar a tolerância, a parceria e a amizade.

Alguns exemplos de jogos didáticos que podem ser feitos para facilitar o processo de alfabetização infantil são

07. Jogo da memória

Permite que a criança desenvolva sua capacidade de memorização, a partir do estabelecimento das relações entre as imagens apresentadas e sua disposição no tabuleiro do jogo.

08. Caça palavras no jornal

Nesse jogo o  adulto pede que as crianças procurem palavras entre os textos dos jornais ou revistas. A criança que encontrar, recortar e entregar a palavra primeiro ganha pontos. Alguns exemplos: palavra com a letra R, palavra com 5 letras, palavra no plural, e assim vai.

09. Jogo da rima

Esse jogo estimula a criança a reconhecer a fonética das palavras e aprender a relacioná-las.

10. Jogo de forca

A forca é um joguinho que ajuda na aprendizagem do alfabeto e da composição das palavras. O adulto deve pensar em uma palavra e ao invés de escrevê-la, colocar os tracinhos referentes a cada letra em um papel. A criança deverá “chutar” letra por letra até completar a palavra. A cada letra que errar, é desenhada uma parte do corpo do enforcado.

11. Aprendendo o alfabeto

O adulto escolhe uma letra e a criança procura pela casa ou escola, objetos que comecem com essa letra.

Jogos para baixar e imprimir

Você ainda pode encontrar na internet uma série de jogos de alfabetização infantil que você pode baixar e imprimir. São joguinhos de pintura, ligar os pontos, entre tantos outros. Os exemplos são os mais diversos:

12. Dominó em gravura – para pintar e jogar

13. Ligue os pontos – para pintar e jogar

14. Jogo de encaixa as peças – com gravura, letra e palavra

15. Baralho do Alfabeto – com Gravura, Letra de forma maiúscula e minúscula e Palavra

16. Jogo a memória – usando a gravura e a sombra

17. Cartela para completar as palavras – faltado as vogais

18. Jogo da memória – com gravuras e palavras

19. Ludo de sílabas

20. Ludo de dificuldades ortográficas

Jogo de coordenação motora

A psicomotricidade é a capacidade de coordenação dos movimentos considerando o exercício de diversas funções psicológicas, motoras, de memorização, atenção, observação, raciocínio, discriminação, entre outras.

Para avaliar a psicomotricidade da criança na fase de alfabetização deve ser realizada por um psicólogo, mas os pais podem começar a estimular o desenvolvimento dessas habilidades com algumas atividades, como por exemplo:

21. pular pneus

22. pular corda

23. pular amarelinha

24. rasteja

25. corre

26. engatinha

27. encontrar objetos escondidos

28.percebe diferenças entre o cenário anterior e o atual

29. participar de atividades de musicalização, como por exemplo, cantar e dançar

30. brinca de roda

31. brincar de cabra cega

32. brincar de passar anel

33. brincar de baliza

34. brincar de pique-pega

35. brincar de pique-esconde

36. brincar de pique-cola

37. brincar de macaco disse

38. brincar de Maria viola

Ao praticar esse tipo de atividade psicomotora, a criança será estimulada de tal forma ao raciocínio que dificilmente terão dificuldade no processo de alfabetização infantil.

Jogos para estimular as funções executivas de crianças

Entre os 5 e 7 anos de idade, as crianças começam a compreender melhor os jogos que envolvem regras, com o tempo, a criança vai se familiarizando com os jogos. A partir desse momento o grau de dificuldade do jogo pode ir aumentando, por exemplo, você pode começar com jogos simples como:

39. Pega varetas

40. Quebra cabeça

41. Dramatização de histórias

42. Atividades ligadas a sua rotina diária

43. Lição do silêncio

Com o tempo, você pode ir dificultando o processo e lhes dando autonomia:

44. Fazer campeonato de amarrar cadarço do sapato

45. Brincar de MasterChef (cortar alimentos de média consistência com uma faca sem ponta ou descascar legumes com um utensílio próprio)

Em um terceiro momento, as brincadeiras e jogos podem se tornar mais complexos, como por exemplo:

46. Damas

47. Trilhas

48. Ludo

49. Damas chinesas

50. Resta 1

51. Batalha Naval

52. Xadrez

53. Senha

54. Hora do rush

55. Jogo da memória

56. Tapão (jogo que requer respostas rápidas e monitoramento também são bons desafios para a atenção e a inibição, e pode ser jogado com 3 ou mais pessoas).

57. Canções acumulativas (nessas canções ocorrem repetição por acumulação, ou seja, os episódios se repetem e se acumulam durante a música. É o caso das canções “Árvore da montanha”, “A velha a fiar”, “Seu Lobato tinha um sítio” e “Mestre André”).

Atividades físicas

A prática de atividade física também é essencial no processo de alfabetização infantil, pois, além de estimular a coordenação motora, ainda é trabalhado na criança o autocontrole, a socialização e proporciona maior qualidade de vida da criança.

São inúmeras as atividades físicas que podem ser realizadas com as crianças, como por exemplo:

58. Queimada (exigem muita atenção, autocontrole, monitoramento constante, conhecimento e aplicação de regras e rápida tomada de decisões).

59. Estátua

60. Dança da cadeira

61. Natação

62. Jogar bola (seja futebol, vôlei, basquete, ou apenas jogar a bola de uma pessoa pra outra, o importante é o estímulo e a interação com os amiguinhos).

Além disso, a criança pode praticar algum tipo de luta marcial, pois, essas atividades proporcionam diversos benefícios motores e  o desenvolvimento da consciência corporal, favorecem a atenção, o controle dos movimentos, a formulação de estratégias e o raciocínio.

Os tipos de artes marciais mais comuns praticadas por crianças em fase de alfabetização são:

62. Kung fu

63. Karatê

64. Tae Kwon Do

Essas atividades estimulam a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva, fazendo com que todas essas habilidades trabalhem juntas, facilitando assim o processo de alfabetização infantil.

Como vimos, o que mais existem são atividades que facilitam o processo de alfabetização infantil, basta escolher uma que mais se adeque a idade da criança e começar a praticar, mas não se esqueça que essas atividades devem ser praticadas de maneira alternada, para assim estimular as diversas regiões do cérebro da criança.

Além disso, não permita que a criança passe muito tempo presa em jogos virtuais, apesar de termos dado algumas dicas de aplicativos e jogos de alfabetização, eles devem ser usados com cautela, ou seja, determine apenas 1 hora de uso por dia, por exemplo.

Dessa forma, a criança terá mais tempo para realizar outras atividades que estimulem e facilite o seu desenvolvimento e alfabetização.

O que você achou das dicas que nós, do Canal do Ensino, mostramos sobre alfabetização infantil? Você utiliza alguma outra atividade que não citamos por aqui. Compartilhe suas ideias conosco.

Até a próxima!

comentários (1)

  • sheylla

    Bom dia

    Estou cursando II licenciatura em pedagogia e gostaria muito de receber informações sobre assuntos relacionados ao ensino fundamental I e II.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo