Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 6 soft skills fundamentais no mercado de trabalho

6 soft skills fundamentais no mercado de trabalho

Olá, leitor!

Uma pesquisa realizada pela empresa americana de recursos humanos CareerBuilder aponta que, no mercado de trabalho, características da personalidade de um candidato possui a mesma ou até mais relevância que a formação técnica e experiência num processo seletivo. Portanto, listar as soft skills nos currículos chega a ser, para 16 por cento dos empregadores entrevistados, os itens de maior importância.

Conheça as seis principais características que são mais procuradas pelas empresas quando vão contratar:

curriculo-do-candidato-com-personalidade

1 – Fortes princípios éticos no trabalho

Dos empresários que responderam a pesquisa, 73% acreditam que um funcionário deve ser honesto, honrado, ciente de suas atitudes, humilde, tolerante, flexível, disposto, respeitoso, ou seja, possuir um nítido conjunto de regras e valores que direcionem a sua conduta tanto como indivíduo quanto no contexto social.

2 – Confiável

Com a mesma taxa de importância que o item anterior, ser confiável e saber demonstrar isso deve fazer parte de um candidato forte. Para isso, é preciso transmitir a quem pretende contratar que se é capaz de executar as tarefas que lhe são confiadas.

3 – Atitude positiva

72% dos empregadores entrevistados procuram enxergar nos candidatos disposição nas atividades e em aprender, pontualidade, resiliência – habilidade de superar obstáculos e resistir a pressão –  profissionalismo, coragem, temperança, altruísmo e empatia. Essas são as principais qualidades de uma pessoa com atitude positiva.

4 – Auto motivador

A auto motivação no trabalho é muito relevante para a produtividade e satisfação. Claro que o incentivo também deve partir dos superiores, mas não somente deles. Um trabalhador que saiba incluir na sua rotina técnicas que o ajudem a tornar suas tarefas mais simples, interessantes e desafiadoras evitam o pessimismo e fazem do ambiente de trabalho um lugar agradável.

5 – Trabalho em equipe

Fazer parte de uma empresa é representar uma parcela do capital humano que a movimenta, isto implica em conviver com pessoas diferentes em seus objetivos, opiniões e maneira de enxergar e agir no mundo. Portanto, trabalhar em equipe vai além de aceitar essas diferenças, é preciso saber usar essa diversidade na realização das atividades. Isso é o que 60% dos pesquisados buscam encontrar.

6 – Organizado e capaz de gerenciar múltiplas prioridades

Uma pessoa organizada que dedica tempo para estruturar sua vida pessoal e profissional mostra ter controle sobre as coisas. Existem níveis de organização e o que as empresas procuram é o candidato que saiba ser equilibrado, nem aquele desorganizado que se organiza por obrigação ou o que precisa organizar absolutamente tudo o tempo todo. Essa naturalidade é o que em coordenar as coisas indica que o indivíduo saiba identificar as prioridades e gerenciá-las sem muita dificuldade.

Além dessas características, outras quatro completam a lista das dez soft skills mais procuradas na personalidade dos profissionais dentro do mercado de trabalho, são elas: bom desempenho sobre pressão, comunicador eficaz, flexível e confiante.

A pesquisa foi conduzida pelo vice-presidente do maior site de empregos dos Estados Unidos e contou com a participação, por meio de uma enquete online, de mais de dois mil gerentes e profissionais de recursos humanos.

Agora, candidato, chegou o momento de revisar o seu currículo e de se preparar para as entrevistas. Caso encontre muita dificuldade em identificar as suas habilidades e expressá-las, é recomendado que se procure a ajuda de um especialista (coaching) na área para auxiliá-lo.

Sucesso e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo