Você está aqui:Home » Cursos Grátis » 6 sites para estudar de graça em casa

6 sites para estudar de graça em casa

As aulas online podem ser feitas da mesma forma que uma aula convencional. Porém, não há necessidade da presença física do aluno em sala de aula, tudo pode ser feito pelo computador, através da internet, basta entrar em sites que ofereçam esse recurso de aprendizado, cadastrar-se e começar a sua busca pelo conhecimento.

Olá, leitores!

As aulas online são opções de estudo para quem não frequenta os famosos cursinhos presenciais. A falta de renda, tempo e muitas vezes até de opção fazem com que muitas pessoas optem por fazer aulas online no conforto de sua residência. A diferença não apenas entre paginas dos livros e paginas da internet, mas é principalmente a facilidade e agilidade que só internet é capaz de trazer ao aluno.

Como participar de aulas online

O primeiro passo para iniciar seus estudos através de aulas online é escolher um curso de sua preferência em um site confiável e depois é só fazer seu cadastro.

O cadastro dá acesso aos conteúdos dos cursos aos quais tenha interesse. O aluno escolhe um dos cursos disponíveis e estuda pela internet, o material geralmente fica disponível gratuitamente dependendo do site e do curso ao qual tenha interesse em participar das aulas online.

Após estudar o conteúdo e demonstrar evolução, você pode até fazer avaliações do seu nível de aprendizado e poderá tirar o seu certificado de conclusão de curso, nem todos os cursos oferecem certificação, mas vale a pena mesmo que seja apenas pelo aprendizado, que na verdade é o principal.

Separamos especialmente para você alguns sites que disponibilizam aulas online, confira:

Unesp Aberta

Criado em junho do ano de 2012, oferece um conteúdo voltado aos cursos da própria instituição, no formato de cursos livres, sem certificação.

Academia Khan em português

Criada em dezembro de 2011, contem aulas online dubladas em português do professor Salman Khan, abordando principalmente as ciências exatas, voltado mais para o nível fundamental e médio, de maneira informal e didática com acesso livre e gratuito.

Veduca

Criado em março de 2012, produz e reúne legendas para vídeos de cursos de graduação e pós e também presenciais para algumas das principais universidades do Brasil. Com acesso livre e gratuito.

Me Salva

Criado em 2013, contém vídeos de até 10 minutos, é produzido por estudantes no formato de aulas particulares, mesmo sendo aulas online, tem-se essa sensação. Acesso livre e gratuito.

Calcule Mais

Foi criado em dezembro de 2011. Dentro dos conteúdos têm vídeos produzidos por estudantes de engenharia para auxiliar o aprendizado e alguns conceitos da matemática. Essas aulas online seguem o modelo da academia Khan e tem acesso livre e gratuito.

Você aprende agora
Criado em 2011, esse curso é baseado no material da universidade Cambridge, com vídeos de aulas online gratuitas, são feitas as correções de 10 exercícios por módulos, se o aluno quiser fazer mais exercícios podem contratar os pacotes fechados.

Os principais benefícios dos cursos online

Está em dúvida se faz ou não um curso online? Está em dúvidas se vale a pena assistir aulas online? Veja alguns dos principais benefícios do ensino online.

Uma das últimas tendências da área da educação são as aulas online através de cursos pela internet, onde são cada vez mais procurados e assistidos por pessoas do mundo inteiro. As aulas online são cada vez mais desenvolvidas e aprimoradas.

Um dos principais ou o principal motivo para esse crescimento é a flexibilidade que aulas online e o ensino a distância oferece. Se o aluno não tem tempo disponível para frequentar as aulas presenciais, nos cursos online não tem esse problema. As aulas podem ser acessadas a qualquer hora de acordo com sua necessidade e seu tempo.

A facilidade para tirar suas dúvidas e entrar em contato com os professores é outro ponto positivo para as aulas online. Nas escolas convencionais os professores têm seus horários definidos e nem sempre há tempo disponível para tirar todas as suas dúvidas e responder todas as suas perguntas e dos outros alunos também. Nas aulas online não acontece isso, porque os professores têm mais tempo disponível para falar com os alunos.

A educação por meio de aulas online pode ser definida como um método de ensino e aprendizagem que utiliza os recursos de tecnologias disponíveis na internet para a comunicação e a evolução no contexto educacional. Esse processo se dá tanto por aulas totalmente online ou também como forma de complementação das aulas tradicionais. Veja alguns benefícios da união da tecnologia ao ensino:

  • A disponibilidade de acesso as aulas online a qualquer hora, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
  • Aumento da comunicação professor-estudante e vice-versa, tudo fica disponível sempre.
  • Viabilização de técnicas de ensino centradas a facilitação de acesso aos conteúdos.
  • Redução de trabalho administrativo
  • Facilidade de acesso e ganho de tempo, já que não precisa sair de casa para assistir aulas online.

Bons estudos, até a próxima!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo