Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » 6 sites gratuitos para aprender coreano

6 sites gratuitos para aprender coreano

Olá, leitor!

Está interessado em estudar uma nova língua? Já pensou em aprender Coreano?

Nesse artigo trouxemos sugestões de 6 sites que oferecem cursos online gratuitos de acordo com sua necessidade.

Alguns possuem videoaulas, materiais didáticos para baixar e o recurso de estudar pelo celular. Outros oferecem a oportunidade de conversação com nativos além dos que usam das dinâmicas de games para tornar o estudo ainda mais divertido.

Antes uma nota sobre o  porquê de se aprender coreano:

Existe uma oferta pequena de pessoas fluentes nas línguas orientais, diferente das línguas ocidentais como acontece no caso do inglês e do espanhol.

Saber coreano torna-se um ótimo diferencial pra quem quer entrar no mercado internacional, independente de sua carreira ou que pretende por exemplo desenvolver seus estudos em outro país.

A Cultura contemporânea coreana, desde o k-pop (korean pop) – um gênero musical que abusa de elementos audiovisuais – até as novelas  (k-drama), tem conquistado jovens no mundo inteiro, inclusive brasileiros. A internet sem dúvida tem um papel importante nessa história.

A Coreia do Sul, além de ser a quarta maior produtora de aço no mundo e a segunda produtora mundial de chips, abriga algumas das maiores marcas mundiais de produtos eletrônicos e automotivos.

Ou seja, tanto para quem procura se destacar internacionalmente, quanto para quem gosta da cultura, ou mesmo para quem viaja muito, estudar coreano é uma ótima dica.

Então, não perca tempo e veja os sites que oferecem o curso gratuito:

6 sites gratuitos para aprender coreano

curso_de_coreano

1 - Aprender coreano onde estiver

Segundo o próprio site Study Korean Online informa, é uma plataforma criada por brasileiros estudantes de coreano, seu objetivo é tornar o aprendizado mais divertido e interativo.

Este site oferece aos iniciantes: videoaulas no seu canal  do YouTube, exercícios com verificação na própria página, uma página especial para o alfabeto coreano, escrita e pronúncia.

Apresenta também uma página dedicada à conversação: “Talk to me in Korean”, onde você ouve a aula e tem acesso à página de origem, além de praticar com os exercícios.

Em ambas as páginas, as aulas gratuitas são limitadas até a quarta ou quinta aula, sendo permitido o acesso às aulas seguintes somente ao cadastro Premium, ou seja, a partir de então passa a ser pago.

Tem ainda mais duas páginas bem no estilo k-pop: um game Korean Quiz, com perguntas sobre as lições onde, quanto mais acertos mais pontos. O site oferece ainda, letras de músicas para aprender cantando. Divertido não?

Há ainda a possibilidade de incluir outras ferramentas: uma extensão do Chrome para traduzir o que aprendeu enquanto navega pela internet e um aplicativo para continuar aprendendo com o celular de onde estiver.

O curso online não é totalmente gratuito e não oferece certificado.

2 - Aprendendo Coreano

Canal do YouTube é totalmente dedicado ao aprendizado da língua coreana, principalmente às expressões e ao básico da gramática.

Destacamos a série: Coreano para iniciantes - uma playlist com 19 vídeos onde se aprende desde o hangul (alfabeto usado na língua coreana) até a gramática propriamente dita.

Sugerimos acompanhar as playlists pois estão dividas por temas, o que facilita a sistematização do estudo: Expressões e cumprimentos, Gramática básica, vocabulário, dicas de coreano, ppalli ppalli (vídeos curtos, para aprendizado rápido)e tradução de letras.

O canal está associado ao blog Aprendendo coreano com Aileen e à página homônima do Facebook – onde há a possibilidade de interação com a professora e demais estudantes. É na rede social que estão os exercícios sugeridos durante os vídeos.

Possui material didático para exercitar, mas não oferece certificado de conclusão do curso.

A vantagem é a de ser totalmente gratuito e por ser no YouTube, não há necessidade de ter perfil, a não ser no momento de se utilizar dos exercícios da página do Facebook.

3 - Wespeek -Aprender Coreano com os nativos

Essa página oferece um curso gratuito para aprender e praticar com falantes nativos de coreano.

Você se cadastra com sua conta de uma das redes sociais (Facebook, Google ou LinkedIn) ou faz um novo cadastro, e a partir daí já começa o intercâmbio. São oferecidas combinações dos perfis de acordo com seu nível de aprendizado, do inicial ao avançado.

Há a possibilidade de explorar a comunidade utilizando filtros como: idioma nativo, idioma de interesse e idade.

Inicia-se uma conversação com vídeo e áudio.

Possui aplicativo para celular.

Indicamos esse site principalmente para quem quer praticar conversação, é uma grande oportunidade de conversar com nativos e trocar informações culturais além de dicas sobre a pronúncia e as expressões.

No caso do idioma coreano, não há na plataforma, oferta de material didático nem lições, pelo menos até a data em que esse artigo foi escrito.

Outro ponto que pode interferir na sua escolha é que só o inicio do curso é gratuito. Se quiser seguir adiante terá que pagar.

Não há oferta de certificado.

4 - Aprenda Coreano Online

O interessante desse curso é que ele utiliza um método diferente de se aprender uma língua: o sistema lingQ criado pelo linguista canadense

Steve Kaufmann, que usando seu método aprendeu 17 idiomas.

Segundo ele, com esse método a pessoa aprende a língua aumentando o seu vocabulário, treinando sistematicamente a fala e a escrita e

definindo objetivos.

A plataforma também oferece conversação ao vivo, correção dos textos, comunidades, tutores e material para download.

Segundo a página, você aprende como criança e ao se cadastrar no curso entenderá o porquê: a dinâmica do curso é semelhante às

brincadeiras infantis.

Embora pareça no princípio, não é muito rápido compreender a dinâmica do site. Sugestão: antes de iniciar o curso, leia a parte de Ajuda que se encontra em seu perfil.

A página é totalmente em inglês – o que pode ser um empecilho a quem não possui intimidade com a língua.

Para quem não tem muita familiaridade com jogos, pode encontrar certa dificuldade para acompanhar o curso.

Também possui aplicativo de celular.

O curso não é totalmente gratuito.

5 - Curso de Coreano on line

O Site Loecsen, é uma plataforma que oferece dezenas de cursos de idiomas gratuitos, dentre eles o Coreano.

Segundo o site, você irá aprender diversas expressões em questão de minutos. Indicado principalmente para quem vai viajar e precisa aprender o básico rapidamente.

Na página inicial, as expressões estão separadas em 17 categorias como: o indispensável – expressões e cumprimentos, conversação – simulação de diálogos, restaurante, hotel, no caso de preocupações, números e cores.

Todos os temas com áudio para treinar a pronúncia e um Quiz com verificação ao final de cada lição.

O alfabeto também tem uma página exclusiva, para aprender a parte escrita e a pronúncia.

Cada lição pode ser impressa gratuitamente. O material completo em pdf e mp3 para baixar, também é oferecido pela página, porém é pago.

O site traz ainda sugestões de vários cursos para quem quiser se aprofundar na língua, visto que o ensino do curso nesta plataforma é o básico. Um belo serviço prestado aos internautas.

Não possui certificação.

6 - Aprenda Coreano – Duolingo

Mais um site que ensina brincando, por meio de jogos.

Para quem está começando ou quem já sabe um pouco de coreano, mas em todo caso esse curso só é oferecido em inglês.

Para o iniciante, o começo se dá pelo alfabeto, aprendendo a escrita e a pronúncia. Pode escolher quanto tempo treinar: 5, 10, 15 minutos ou mais.

A cada jornada de acertos ganha pontos e assim acompanha sua evolução no idioma. Ao final da etapa vencida, o jogador, ou melhor, o estudante, sobe de nível.

A plataforma é totalmente gratuita, para o curso básico, diferente do outro curso citado que possui uma dinâmica semelhante.

O usuário precisa ter um perfil e no caso do idioma coreano, saber um pouco de inglês – mais um curso que não existe tradução em português.

No entanto, também existe a opção Plus, que ao assinar obtém mais recursos de download e suporte. Nesse caso o serviço deixa de ser gratuito.

Este é outro curso que não oferece certificado.

Também possui aplicativo para celular.

Essas são dicas para quem pretende iniciar os estudos do idioma coreano a custo zero.

Fomos em busca de páginas que se utilizam do lúdico pois, estudar uma nova língua pode não ser tarefa das mais fáceis, principalmente  se tiver um alfabeto tão diferenciado como é o caso do hangul.

Para estudar línguas a motivação pessoal é essencial, porém, a didática do curso deve ser atraente ao usuário para não bloquear a oportunidade de aprendizado.

No caso de não ser muito fã de jogos, trouxemos ainda algumas sugestões de plataformas que usam os recursos de vídeo e áudio, ferramentas essenciais para a prática correta do idioma.

Além do material que poderá ser baixado, praticamente todos os sites citados possuem o recurso dos aplicativos para celular, o que facilita muito a vida de quem aproveita o pouco tempo que tem.

Existem outros cursos gratuitos na internet,  mas se você não tem tempo para escolher com calma, pode aproveitar uma dessas dicas que foram pesquisadas e analisadas uma a uma para seu melhor aproveitamento.

Se entusiasmou? Então não perca mais tempo e aproveite para aprender essa língua, que vem de uma cultura que consegue ser antiga e contemporânea ao mesmo tempo.

Bons estudos!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo