Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 6 sites gratuitos para aprender coreano

6 sites gratuitos para aprender coreano

Olá, leitor!

Está interessado em estudar uma nova língua? Já pensou em aprender coreano?

Neste artigo, traremos sugestões de 6 sites que oferecem cursos gratuitos de coreano. Alguns possuem videoaulas, materiais didáticos para baixar e o recurso de estudar pelo celular. Outros oferecem a oportunidade de conversação com nativos ou utilizam games para tornar o processo ainda mais divertido.

Por que aprender coreano?

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre por quais razões é importante aprender coreano.

Existe uma pequena oferta de pessoas fluentes em línguas orientais, diferentemente do que ocorre com línguas ocidentais, como inglês e espanhol.

Assim, saber coreano torna-se ótimo para quem quer entrar no mercado de trabalho internacional ou desenvolver estudos no exterior.

Além disso, a Coreia do Sul é um país importante no cenário global. Está entre as principais economias do mundo e se destaca por suas atividades ligadas à tecnologia, sediando, por exemplo, a Samsung, grande empresa do setor.

No campo cultural, itens como K-pop (Korean pop) e K-drama (Korean drama, espécie de seriado televisivo), têm inundado a internet e conquistado jovens no mundo inteiro, inclusive brasileiros.

Logo, estudar coreano é uma ótima dica tanto para quem procura se destacar no mercado de trabalho quanto para quem gosta de expandir seus horizontes culturais. Por isso, não perca tempo e veja os sites que oferecem cursos gratuitos:

6 sites gratuitos para aprender coreano

Cursos de coreano

Fonte: Canal do Ensino

1 – Study Korean Online

É uma plataforma criada por brasileiros estudantes de coreano, com o objetivo de tornar o aprendizado mais divertido e interativo.

O site oferece aos iniciantes videoaulas, atividades com verificação na própria página e uma seção dedicada à conversação, chamada “Talk To Me In Korean”, na qual você ouve a aula e pode praticar com os exercícios.

Há ainda um game com perguntas sobre as lições e letras de músicas de K-pop para aprender cantando. Divertido, não? Também é possível incluir outras ferramentas: uma extensão do Chrome para traduzir o que aprendeu enquanto navega pela internet e um aplicativo para continuar estudando com o celular.

As aulas gratuitas são limitadas, sendo necessário um cadastro premium para acessar o material completo, e não há certificado.

2 – Aprendendo Coreano

Este canal do YouTube é totalmente dedicado ao aprendizado da língua coreana, focado em expressões e no básico da gramática.

Destacamos a série Coreano para iniciantes, playlist com 9 vídeos que ensinam desde o hangul (alfabeto usado na língua coreana) até princípios gramaticais propriamente ditos.

Sugerimos acompanhar as playlists, pois estão dividas por temas: expressões e cumprimentos, gramática básica, vocabulário, dicas de coreano, ppalli ppalli (vídeos curtos, para aprendizado rápido) e tradução de letras. Essa organização pode ajudar bastante a sistematizar o estudo.

O canal está associado ao blog e à página do Facebook Aprendendo coreano com a Aileen, na qual existe a possibilidade de interação com a professora e com os demais estudantes. É na rede social que estão os exercícios sugeridos durante os vídeos.

bastante material didático para estudar. O conteúdo é totalmente gratuito e, por ser no YouTube, não é necessário realizar cadastro, a não ser para utilizar os exercícios da página do Facebook. Contudo, não há certificado de conclusão do curso.

3 – Wespeke – Aprender Coreano com os nativos

[Site indisponível – Conteúdo atualizado em 29/03/2021]

Esta página oferece um curso gratuito para aprender e praticar com falantes nativos de coreano.

Você pode se cadastrar com uma conta já existente (Facebook, Google ou LinkedIn) e começar o intercâmbio.

As combinações dos perfis são feitas de acordo com seu nível de aprendizado, do iniciante ao avançado, e há a possibilidade de explorar a comunidade utilizando filtros como idioma nativo, idioma de interesse e idade.

Indicamos esse site principalmente para quem quer praticar conversação, já que é uma grande oportunidade para trocar informações culturais e obter dicas sobre a pronúncia e as expressões.

No caso do idioma coreano, não há material didático nem lições. Só o início do curso é gratuito e não há oferta de certificado.

4 – Aprenda Coreano Online

O interessante deste curso é que ele utiliza um método diferente: o sistema LingQ, criado pelo linguista canadense Steve Kaufmann, que aprendeu 17 idiomas usando sua metodologia.

Segundo ele, com essa abordagem, a pessoa aprende a nova língua aumentando o vocabulário, treinando sistematicamente a fala e a escrita e definindo objetivos.

Sendo assim, a plataforma oferece conversação ao vivo, correção de textos, comunidades, tutores, material para download, diversos jogos e brincadeiras.

A dinâmica do site não é tão simples de compreender. A sugestão é, antes de iniciar o curso, ler a página de suporte.

A plataforma, que também possui aplicativo para celular, é totalmente em inglês, o que pode ser um empecilho para quem não possui intimidade com a língua. Por fim, é bom lembrar que alguns conteúdos são pagos.

5 – Curso de Coreano

O site Loecsen oferece dezenas de cursos de idiomas gratuitos, inclusive de coreano.

Na plataforma, você irá aprender diversas expressões em questão de minutos. Por isso, é indicada principalmente para quem vai viajar e precisa assimilar o básico com rapidez.

Na página inicial, as expressões estão separadas em 17 categorias, que envolvem, entre outros temas, expressões e cumprimentos, conversação, restaurante, hotel, preocupações, números e cores.

O alfabeto também recebe uma página exclusiva, para aprender a parte escrita e a pronúncia. Todos os assuntos possuem áudios e um quiz de verificação ao final de cada lição.

Cada aula pode ser impressa gratuitamente. O material completo em PDF e MP3 para baixar também é oferecido pela plataforma, mas é pago.

O site não disponibiliza certificação, porém traz ainda sugestões de vários cursos para quem quiser se aprofundar na língua.

6 – Aprenda Coreano – Duolingo

Mais um site que ensina brincando, por meio de jogos, ideal para quem está começando ou já sabe um pouco de coreano.

O início do estudo ocorre pelo alfabeto, por meio da escrita e da pronúncia. É possível escolher quanto tempo treinar: 5, 10, 15 minutos ou mais por dia. A cada jornada de acertos, o estudante ganha pontos e sobe de nível ao final da etapa vencida.

A plataforma, que também possui aplicativo para celular, é totalmente gratuita. Contudo, o usuário precisa criar um perfil e, no caso do idioma coreano, saber um pouco de inglês – mais um curso do qual não existe tradução para o português. Também não há certificação.

Como começar a estudar coreano?

Essas são dicas para quem pretende iniciar os estudos sobre o idioma coreano sem custos.

Buscamos páginas que utilizam recursos lúdicos, pois aprender uma nova língua pode não ser tarefa das mais fáceis, principalmente se for muito diferente do português.

Caso você não seja fã de jogos, trouxemos ainda algumas sugestões de plataformas que usam vídeos e áudios, ferramentas essenciais para a prática correta do idioma.

Além disso, praticamente todos os sites citados possuem aplicativos para celular, o que facilita a vida de quem tem pouco tempo disponível.

Gostou? Então não perca mais tempo e aproveite para aprender coreano com 6 sites gratuitos.

Leia também:

Bons estudos!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo