Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 6 passos para estudar fora

6 passos para estudar fora

No momento de crise que está sendo enfrentado pelo Brasil, estudar no exterior pode ser uma oportunidade interessante, e que irá causar certa dificuldade, porém não sendo impossível.

A seguir serão apresentados 6 passos para ajudar aos que tem desejo de estudar no exterior.

1- Entenda o que você realmente quer e qual é o seu perfil como estudante

Para que você possa estudar no exterior, é necessário a descoberta em relação ao curso e as universidades que combinam com as suas características.

Porém, caso a quantidade de anos que você possa ficar no exterior seja menor, deve – se analisar a possibilidade de executar trabalho voluntário ou cursos rápidos, que vão desde idiomas até aspectos relacionados a gastronomia, além dos famosos cursos de verão que tem duração de três meses.

2 – Pesquise bastante e escolha muito bem seu destino

Realizar pesquisas a respeito do destino é essencial para que o seu intercâmbio tenha sucesso, vale lembrar que a escolha deve condizer com as suas características e também com o seu poder aquisitivo.

3 – Informe – se sobre as melhores formas de lidar com o câmbio

Em tempos de tanta volatibilidade cambial, é necessária muita atenção ao se programar, pois a manutenção de planilhas que apontem os seus gastos será vital para o sucesso de sua viagem.

4 – Tire suas dúvidas com consulados, embaixadas e representantes

Caso queira conversar com pessoas que já tiveram está experiência é muito importante a visita aos consulados e as entidades representantes de governo.

5 – Defina o idioma e a instituição de ensino

Se o objetivo não estiver relacionado com o fato de aprender um idioma novo, vale a pena optar por viajar para um destino onde a língua já possua familiaridade como por exemplo em instituições da Holanda e Japão que oferecem oportunidade de ensino do idioma nativo e o inglês.

6 – Comece a se preparar: veja documentos necessários e como funciona o processo de candidaturas

Já com a decisão tomada deve – se atentar para o processo que envolve a candidatura a vaga nos casos de graduação e pós-graduação, pois normalmente nesses casos a complexidade é maior.

Porém os cursos rápidos apresentam um processo que é bem mais simples, com a exigência de um teste de domínio do idioma para que possa ser analisada a capacidade de acompanhamento das atividades e aulas.

 

 

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo