Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 6 motivos para estudar a teoria dos jogos

6 motivos para estudar a teoria dos jogos

Olá, leitores!

Nesse artigo vamos falar sobre a teoria dos jogos e enumerar diferentes motivos para estudá-la. Primeiramente, vamos a uma definição da teoria dos jogos.

A teoria dos jogos é uma teoria matemática criada para tratar situações de tomada de decisão em que dois ou mais “agentes de decisão” possuem objetivos conflitantes e utilizam diferentes estratégias para melhorar o seu retorno. Ela é usada para estudar assuntos como eleições, evolução genética, economia, balança de poder, entre outros.

Ela também pode ser considerada uma teoria matemática pura que não tem necessidade de relação com problemas comportamentais ou jogos. Inclusive, atualmente ela é mais estudada em seus aspectos matemáticos puros. Geralmente ela é aplicada como ferramenta para auxílio do entendimento de sistemas complexos.

Inicialmente ela foi desenvolvida como uma ferramenta para a compreensão do comportamento econômico e depois utilizada pela corporação RAND, uma instituição sem fins lucrativos que faz pesquisas em diversas áreas, para a definição de estratégias nucleares.

Hoje ela é aplicada de diferentes formas em diversos campos acadêmicos. Veja a seguir 6 motivos para estudar a teoria dos jogos:

1. Permite a análise de diversos fenômenos econômicos

A teoria dos jogos é utilizada para a análise de diversos fenômenos da área de economia e negócios como leilões, oligopólios, sistemas de votação e formação de redes sociais.

Uma utilização comum da teoria dos jogos na economia seria a utilização de um jogo como abstração de alguma situação econômica em particular. Estas pesquisas geralmente são focadas em um conjunto particular de estratégias conhecidas como equilíbrio no jogo.

Algumas situações conceituais são escolhidas e o autor deve demonstrar qual conjunto de estratégias apresentados pelo jogo são um equilíbrio do tipo apropriado para o problema.

Essas estratégias geralmente têm dois usos primários, o descritivo, que tem como intuito informar como populações humanas se comportam realmente e o normativo que não prevê o comportamento humano, mas sugere como as pessoas devem se comportar.

2. Explica fenômenos da biologia

Na área de biologia a teoria dos jogos é utilizada para compreender vários fenômenos como a razão dos sexos, o surgimento da comunicação nos animais e a evolução do altruísmo recíproco. Alguns biólogos também utilizam o Jogo da Galinha como forma de analisar o comportamento de competição e territorialidade.

3. É aplicada em estudos sobre inteligência artificial e cibernética

Na Ciência da Computação a teoria dos jogos despertou bastante interesse e tem sido utilizada para o desenvolvimento de diversas teorias lógicas. Ela também tem sido bastante aplicada na modelagem de computação interativa, um modelo matemático para o cálculo que envolve comunicação com o mundo externo.

4. Auxilia em pesquisas na ciência política

uma-pessoa-varias-direcoes

Existe uma explicação para a paz democrática baseada na teoria dos jogos, apesar da dificuldade de se conhecer as intenções de líderes não democráticos. Ela também é aplicada na análise da política de formação de alianças entre partidos e o seu poder.

5. É muito utilizada em análises da filosofia

Em 1969, David Lewis usou a teoria dos jogos para o desenvolvimento de uma explicação filosófica da convenção. Com isso ele provou a primeira análise de senso comum e empregou nela a análise utilizada no jogo da coordenação

Outros autores também têm tentado utilizar a teoria dos jogos evolucionária para explicar o surgimento de atitudes humanas acerca da moralidade e comportamentos animais correspondentes.

6. Melhora as interações estratégicas no jornalismo

Recentemente a teoria dos jogos também passou a ser utilizada no jornalismo. Um exemplo é o jogo do off, uma cooperação entre uma fonte anônima e repórter ou veículo jornalístico. Outros exemplos de jogos, tanto cooperativos como competitivos, podem ser: veículo jornalístico x anunciante, governo x veículo, movimento popular x veículo.

Os resultados desses jogos podem demonstrar com bastante objetividade o que normalmente só pode ser avaliado de forma subjetiva, permitindo uma melhor compreensão científica das interações estratégicas.

Como podemos ver, a teoria dos jogos tem aplicação em diversas áreas, trazendo inúmeros benefícios para análises e pesquisas.

E então, o que vocês acham da teoria dos jogos?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo