Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » 6 formas de buscar uma bolsa de estudo para mestrado

6 formas de buscar uma bolsa de estudo para mestrado

Olá, leitor!

Você busca se qualificar, ou tem interesse em seguir a carreira acadêmica? Se este é o seu objetivo, sabia que é possível conseguir bolsa de estudo para mestrado?

Essa não é uma tarefa fácil, mas é possível sim. Com bolsa de estudos, talvez não seja necessário trabalhar, e você pode focar totalmente no mestrado. Ou dependendo do tipo de bolsa que consegue, ela é uma aliada para conseguir participar de um congresso, entre outros objetivos acadêmicos. Saiba como conseguir uma bolsa de estudos para mestrado, logo a seguir!

Diferença dos tipos de bolsa no mestrado

bolsa_de_estudo_para_mestrado_universidade_bolsa_de_estudo_

Quem pretende cursar o mestrado em uma universidade particular, saiba que são oferecidas algumas bolsas, tanto aquelas que cobrem o valor da mensalidade e o aluno ainda recebe a bolsa para se manter, como aquela que apenas cobre o valor da mensalidade.

Esse tipo de bolsa depende muita da universidade e dos cursos de pós-graduação. Mas convenhamos que as bolsas são uma ajuda muito bem-vinda. Conseguir uma bolsa para fazer mestrado é a maneira que muitos estudantes encontram para continuar na vida acadêmica.

Afinal, os cursos de pós-graduação stricto sensu costumam ser caros. Se você pretende cursar o mestrado em uma universidade particular saiba que pode desembolsar um valor considerável para pagar os estudos. Por isso, uma bolsa de estudo para mestrado é sempre bem-vinda!

 Bolsa no mestrado

Até mesmo quem vai estudar em uma universidade pública acaba sentindo o impacto nas finanças. O aluno precisa participar de eventos, muitas vezes em outros estados, o que significa gastar com inscrição, transporte e hospedagem, por exemplo. E uma bolsa de mestrado acaba ajudando nos custos.

As bolsas oferecidas para os estudantes que são aprovados e concorrem a elas, são disponibilizadas pelos governos, como a Capes e instituições que fazem parceria com as universidades.

Infelizmente, no momento atual que se encontra a política no país, apesar dos cortes na educação os estudantes não podem desanimar. Com muita dedicação, estudo e esforço é possível conseguir uma bolsa de estudo no mestrado.

Até mesmo para o aluno se dedicar mais para os estudos, a bolsa de mestrado é uma grande aliada! Mas antes de conseguir ser selecionado para obter uma bolsa no mestrado, é importante saber que o procedimento para conquistar o benefício é um tanto burocrático.

Primeiro, é necessário reunir os documentos, que geralmente envolvem ficha de inscrição, cópia autenticada do RG e do diploma de graduação, entre outros papéis. Se faltar algum documento você pode acabar perdendo a oportunidade de concorrer a essa bolsa. Certifique-se bem antes de enviar!

6 formas de como conseguir bolsa de estudo para mestrado

Agora iremos apresentar 6 formas de como conseguir uma bolsa de estudo. Saiba que a chance de você ser selecionado não inicia quando se escreve, entenda por que logo a seguir:

1. Seja um aluno exemplar: você não precisa ser o mais inteligente da sua sala, mas durante a graduação é aconselhável que tenha obtido boas médias. O mestrado é produção acadêmica e, por isso, envolve trabalho intelectual, leituras e debates.

Então, se você ainda está na graduação e deseja ingressar no mestrado, procure focar nos estudos e tirar boas notas. Isso pode contar a seu favor na hora da avaliação, e até mesmo para conseguir a vaga no mestrado.

Até porque fica difícil os professores confiaram em um aluno que faltou durante a graduação, reprovou, teve médias baixas. O mestrado não é fácil. Exige muito do aluno, e talvez nem todos estejam prontos!

2. Participe de eventos: independente de você querer seguir mestrado ou não, a participação nos eventos durante a faculdade é de suma importância. Os eventos contribuem para a disseminação do conhecimento e proporcionam boas experiências.

Se a banca avaliadora verificar que você teve uma boa participação em eventos, provavelmente isso irá contar pontos a seu favor. E mesmo que você já tenha terminado a graduação, nunca é tarde para participar de eventos da sua área de pesquisa!

Não precisa ser eventos e congressos internacionais. Aquele evento próximo a sua cidade pode lhe agregar tanto quanto outro longe de sua universidade! Todo o conhecimento é válido.

3. Tenha um projeto em destaque: se pretende seguir a vida acadêmica, na graduação já pode começar a refletir e desenvolver um projeto de pesquisa. Claro que ele pode mudar, mas quanto mais abordagens buscar, indagações, mais chances tem dos professores lhe aprovar.

E também de você conseguir uma bolsa no mestrado para se dedicar a ao seu projeto de pesquisa. Por isso, capriche no projeto!

4. Publicação de artigos: algo que conta muito para conseguir bolsa de mestrado é a publicação de artigos. Isso mostra aos professores o seu interesse na área da pesquisa, e também na da escrita.

Desde a graduação, peça dicas para os seus professores em quais revistas você pode submeter um artigo.  Não tenha medo de pedir ajuda ao seu professor para ler o artigo. A dica é procurar revistas com boas qualificações, isso também conta na hora da avaliação.

5. Domine outras línguas: dominar outras línguas pode ser importante para conseguir uma bolsa de mestrado. Já na graduação procure fazer o curso de inglês, Francês, ou outra língua que lhe interesse.

O inglês é o mais indicado porque muitos artigos estrangeiros estão nesta língua. Hoje é possível até fazer cursos gratuitos e de casa mesmo.

6. Seja flexível: fazer o mestrado consome muito tempo do estudante. E quem deseja a aprovação e ainda uma bolsa de estudo, também precisa ser flexível e mostrar isso para os professores.

Não se apegue tanto ao seu projeto, esteja aberto para modificar, caso seja necessário. Até porque os professores não querem desenvolver um atrito com os alunos e com as suas pesquisas. Por isso, procuram alunos estudiosos e flexíveis!

Benefícios de ter uma bolsa de estudos na pós-graduação

Sem dúvida alguma há benefícios em se conseguir uma bolsa de estudos no mestrado. Podemos citar alguns:

Você ganha reconhecimento: as bolsas no mestrado e doutorado são bem concorridas. Ou seja, quem é selecionado ganha reconhecimento tanto dos professores como colegas, pois eles sabem que você teve mérito. É um estímulo e tanto para continuar se dedicando aos estudos. Mas, não seja arrogante e deixe de lado o ego. Aproveite e ajude seus colegas em relação aos estudos.

Você melhora seu currículo: colocar no currículo que você teve bolsa mostra que a sua dedicação está gerando resultados. Principalmente se você continuar seguindo a vida acadêmica.

Você tem a chance de estudar com os melhores: normalmente quem possui bolsa de mestrado tem uma aproximação maior com os professores participando de suas pesquisas.

Você economiza: independente da universidade pública ou privada conseguir uma bolsa, vai ajudar você a economizar! E dependendo do tipo de bolsa que consegue, pode se dedicar ao mestrado. E isso traz bons resultados a sua pesquisa.

Conseguir uma bolsa de mestrado pode ser desafiador, mas quem consegue sabe que nem tudo é tão glamoroso assim. Quando você for se candidatar a uma bolsa saiba que precisa se dedicar mais ainda, e estar à disposição dos professores.

Isso também consome muito tempo dos estudantes! E se você não quer se envolver tanto assim, talvez não seja a melhor escolha pra você concorrer uma bolsa estudos.

Onde e como conseguir bolsas de estudos no mestrado?

Para obter uma bolsa de mestrado, primeiro você precisa ser aprovado na seleção e depois juntar os documentos para concorrer a uma bolsa na universidade, tanto particular, quanto pública. Infelizmente a concorrência é grande, mas você não deve desistir, ao menos tente.

A universidade oferece bolsas em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E mais, quase todos os Estados brasileiros possuem fundações estaduais de amparo à pesquisa.

Além disso, algumas faculdades oferecem facilidades para os seus ex-alunos que desejam fazer mestrado ou doutorado. Normalmente, as universidades divulgam estas oportunidades em seus sites oficiais ou em seus catálogos acadêmicos.

Se você deseja ser selecionado com uma bolsa de estudo para mestrado, saiba que é de sua responsabilidade ir atrás e concorrer. Nenhuma bolsa vai chegar ao seu colo. É importante que você se esforce.

E se por acaso você foi aprovado no mestrado, mas não conseguiu a tão sonhada bolsa, não desanime! Mesmo cursando o mestrado continue atento as possibilidades. Talvez você consiga no seu segundo ano. O mais importante é não desistir.

Também não se sinta desmotivado por não ter sido selecionado para obter a bolsa. Todos são capazes e não julgue o seu colega caso ele conseguiu. Não sabemos como foi o seu caminho até ser aprovado e depois contemplado com a bolsa.

Mesmo que tenha conseguido a bolsa no mestrado também não se sinta superior ou melhor que os outros. Você pode ter o reconhecimento, mas isso não quer dizer que é simplesmente o melhor.

Esteja sempre aberto a aprender e também a ajudar os outros. A vida acadêmica traz mudanças e você também pode proporcionar essas mudanças, porém não deixe o ego dominar você.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo