Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » 6 diferenciais do bom ouvinte e do bom escritor

6 diferenciais do bom ouvinte e do bom escritor

Olá, leitores!

Falar e escutar são as principais atitudes que temos desde bem pequenos. É através da fala e da escuta que nos expressamos e aprendemos.

É ao longo da vida que se aprimora a fala e a escuta, criando a desenvoltura com treinos rotineiros.

Pesquisas provam que falar se torna mais prático do que escutar depois de um tempo, por isso chega uma idade em que se fala mais do que se escuta.

Falar é uma questão de necessidade e muitas até de repetição quando está aprendendo, porém escutar é algo em que é necessário aprender sozinho, ninguém ensinará a escutar.  Sendo assim ouvir é um processo básico, porém complexo.

Muitas pessoas passam a vida sem saber que existe uma pequena dificuldade que se chama deficiência comunicativa. Essa deficiência é responsável por não saber se expressar, falar demais, ouvir de menos.

Bom ouvinte

fones-de-ouvido-com-diferentes-temas

Muitas pessoas não sabem as vantagens de ser um bom ouvinte. Um bom ouvinte pode absorver muitas informações necessárias, ganhando inteligência e aprendizado.

Para ser um bom ouvinte a pessoa precisa saber escutar, porém não demonstrar desprezo.

É necessário também dar bons conselhos  quando pedido e saber ter um bom diálogo, sempre prestando atenção na conversa absorvendo o que é útil e descartando o que não é necessário.

O bom ouvinte costuma ter características próprias como, normalmente são pessoas calmas e observadoras, compreensivas, disciplinadas, muitas vezes até com uma postura mais séria.

Essas atitudes fazem com que a pessoa tenha mais foco para ouvir, mostrando atenção e paciência, porém sem causar ar de insatisfação.

Bom escritor

O bom escritor pode ser mais livre, ele precisa ter todas as características de um bom ouvinte, porém ele escreve suas próprias falas e desenvolve seus textos, possui mais experiência em desenvolvimento.

Os diferenciais são nítidos, porém ambos se completam e favorecem a muitos.

Uma boa dica é ler muito. A leitura é a melhor e maior fonte de estudo para qualquer área e profissão.

Comece a ler livros de diversos segmentos isso ajudará a enriquecer seu vocabulário, compreensão de textos, novas escritas entre outros.

Tirar horas para seu desenvolvimento em relação a esses assuntos é primordial, busque escolher pelo menos 1 hora pra treinar, ouça suas próprias conversas, escreva, desenvolva diálogos.

Grave sobre determinados assuntos e depois escute-os assim irá ver os pontos positivos e negativos, sem contar que verá também seu crescimento.

Ouça músicas e assista a filmes, são ótimas maneiras de se estudar e se tornar um bom escritor e ouvinte.

A leitura não é fundamental apenas para escrever, mas também para ouvir, pois a leitura ajuda a desenvolver a curiosidade por diálogos, falas, fazendo com que o torne um excelente ouvinte, pois irá querer prestar atenção para somar.

Essas são dicas e pontos diferenciais entre ambos, porém deve-se unir e acoplar um ao outro.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo