Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 6 dicas para estudar ouvindo música

6 dicas para estudar ouvindo música

Olá, leitores!

Você curte sempre estudar ouvindo música?

Muitos pais reclamam que isso é uma prática que desconcentra e acaba prejudicando o desempenho de seus filhos e, assim, por muito tempo foi tratado como algo proibido. No entanto, esse cenário começou a mudar e, atualmente, algumas escolas já até trabalham a música dentro da sala de aula para que o aluno tenha um maior desenvolvimento.

Recentemente, pesquisas foram realizadas em diversos países como França, Inglaterra e Alemanha, comprovando os benefícios que a música trás para o cérebro e para os estudos, com isso muitas escolas e profissionais da área da educação estão incluindo a musica à rotina de estudos. Principalmente, para manter o foco e o bom desempenho estudantil, garantindo que com essa inclusão obtenham melhores resultados e garantam boas oportunidades para uma futura vida profissional.

A inclusão da música está sendo efetuada tanto no exterior quanto no Brasil e desde as escolas particulares como as redes públicas de educação. Os resultados são, cada vez mais, surpreendentes!

Por mais que a música aumente o rendimento dos nossos estudos é preciso prestar atenção em alguns detalhes, pois nem todas são realmente indicadas para os estudos, pois algumas podem prejudicar na concentração, seja pelo ritmo ou por outros fatores.

Resumimos algumas dicas que vão te ajudar a estudar ouvindo música e, assim, você vai conseguir unir duas vertentes para estudar melhor!

Dicas para estudar ouvindo música

fone-de-ouvido-e-material-de-estudos

Quer provar de uma vez por todas que estudar ouvindo música faz bem para a saúde e ainda irá lhe ajudar em seu desempenho escolar? Então, veja as dicas abaixo:

1 – Para que a música traga benefícios se tornando um estimulante ao invés de se tornar algo que desconcentre, é preciso escolher com atenção, procure músicas que goste e que favoreça seus estudos, e separe em pastas, pois assim poderá colocar no modo aleatórias para que não precise se distrair ao trocá-las.

2 – Um tipo de música que estimula muito o raciocínio lógico e ajuda no foco e na concentração dos estudos é a musica clássica. Pesquisas provam que os estudantes e apreciadores de Mozart costumam se sair melhor em diversas matérias e provas.

3 – Para algumas pessoas, o cérebro funciona de uma maneira mais eficaz se o ritmo entra em harmonia com os estudos, além de algumas pesquisas provar que as músicas mais velozes como rock ou musica eletrônica são melhores para ativar o raciocínio criativo principalmente para as matérias de humanas.

Um outro tipo de musica essencial não só para os estudos, mas sim para outras atividades também, são as musicas ambientes, mantras e musicas voltadas para a meditação. Elas ajudam na concentração, e auxiliam no controle do desempenho e da paciência, permitindo que o aluno fique mais calmo e se mantenha concentrado para seguir os estudos e todas as atividades.

4 – Outro tipo de som que permite não chamar a sua atenção, mas ajuda na concentração dos estudos são os sons da natureza. Além de ser relaxante, mantém não só seu consciente como o seu subconsciente focado.

5 – O rádio e sites como Youtube, o aplicativo Spotify e a televisão, não entram como meios que favoreçam os estudos, pois o excesso de propagandas te desconcentram.

6 – Atenção ao volume. O volume muito alto também é um fator prejudicial a concentração.

Não se esqueça que, a música auxilia nos estudos, porém é preciso usar essas dicas para ter um bom rendimento.

Curtiu as dicas? Teria mais alguma para nos transmitir?

A gente quer te ouvir, pois esse espaço é todo seu. Então, sinta-se á vontade.

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo