Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 6 áreas de trabalho promissoras em 2016

6 áreas de trabalho promissoras em 2016

As áreas de emprego que mais se destacam nos últimos tempos e ainda se destacarão mais em 2016

Olá, leitores!

Com a crise financeira do ano passado (2015), as pessoas encontraram muitas dificuldades na hora de conseguir um emprego. Além disso, em vez de contratarem, muitos setores passaram a dispensar e a reduzir o quadro de funcionários.

Com as notícias sobre a crise financeira em nosso país e os índices de desemprego atingiram picos elevados e nunca vistos antes, alguns setores do mercado estão em crescimento e prometem aumentar ainda mais seus faturamentos.

A partir disso, tais áreas ainda oferecem oportunidades de empregos e prometem oferecer muitos mais vagas até o final do ano.

Contudo, tais empresas operam em setores extremamente específicos e, para que se consiga conquistar uma vaga, é preciso se profissionalizar. Além disso, essas empresas sempre buscam candidatos com a capacidade de inovação e, assim, possam trazer ideias novas e gerar lucros aos seus negócios.

Então, para os jovens que estão prestes a decidir quais segmentos profissionais deve seguir ou para os interessados em migrar de emprego, separamos essa lista com as seis áreas mais promissoras no mercado de trabalho brasileiro em 2016.

1 – Saúde

As perspectivas para o ramo da saúde são as melhores possíveis, a contratação nesse setor não se alterou devido à crise e o mercado ainda está contratando.

É fácil entender o porquê disso, pois quando as pessoas precisam reduzir gastos e cortar despesas, elas não podem ficar sem auxílio médico, então, independentemente às situações financeiras do país, essa área raramente é afetada.

O setor de pesquisa científica aplicado na medicina, também se destaca e ganha investidores internacionais, esse é outro segmento muito promissor que vale a pena ser analisado.

Portanto, médicos, enfermeiros e todos os profissionais que se enquadram nesse nicho, como também, os setores farmacêuticos, estarão respaldados mesmo com as instabilidades econômicas do país.

2 – Educação

Apesar dos problemas com o sistema de ensino em nosso país, as áreas da educação é outro setor que não apresenta queda, mas, sim, novas contratações.

O mercado educacional, privado e de ensino superior, não sofreram nenhum impacto negativo mesmo com os problemas econômicos atuais, pelo contrário, o aumento foi e continua sendo muito positivo.

Em tempos de crise a busca por cursos e a decisão das pessoas de mudarem de área de atuação corroboram esse aumento de empregos no setor educacional.

Assim como a saúde, a educação é essencial para as famílias, por isso não é afetada na hora de se diminuir as despesas familiares.

empresario-contente

3 – Vendas

No setor do comércio, por mais que muitas lojas estejam a cortar o quadro de funcionários, alguns ramos específicos continuam a crescer e a contratar novos funcionários.

No varejo, algumas lojas de roupas não apresentam uma grande queda, pois as pessoas, por mais que reduzam os gastos nesse setor, ainda sim os comércios desses produtos específicos faturam bastante.

No setor de alimentação, os supermercados trabalham com produtos essenciais para as pessoas. Os cortes nessas áreas acontecem em redução da quantidade comprada e a opção de produtos e marcas mais baratas, mas não influenciam na redução das vendas em si.

Os estabelecimentos que vendem produtos alimentícios no atacado estão a apresentar um crescimento acelerado devido a barateamento dos produtos quando são vendidos em quantidade maiores, pois as pessoas procuram esse tipo de economia.

4 – Tecnologia

O ramo tecnológico contrata muitos profissionais como analistas, técnicos de suporte, desenvolvedores e programadores.

O mercado da tecnologia da informação (TI) destaca-se pelo exponencial crescimento e adesão de empresas ao mundo da internet. Quase todo segmento possui ferramentas de divulgação ou vendas de seus produtos através da rede.

A necessidade de profissionais capacitados para gerirem toda essa adesão aos negócios virtuais baseados no marketing digital, corroboram o aumento da contratação de profissionais nessa área de atuação.

5 – Seguros e setor financeiro

Os setores das áreas financeiras possuem ainda uma grande demanda na contratação de profissionais qualificados para esse mercado em constante aumento.

As empresas contratam com a intenção de ampliar os negócios, enxugar gastos e aumentar as vendas, nesses tempos de crise. Portanto, mesmo com a situação econômica abalada, tais cargos são fundamentais para lidar com as adversidades e a realidade de corte de custos do mercado brasileiro.

As oportunidades no setor bancário, relacionados a seguros, também estão em evidência. Com o aumento da inflação, muitas empresas se preocupam com o aumento da inadimplência, por isso a procura por seguros aumentou devido à preocupação das instituições em não receber dos seus clientes.

6 – Agronegócios

O Brasil sempre foi um grande exportador de produtos agrícolas, mas a inflação elevada está a inibir as atividades dos agricultores brasileiros. Contudo, o agronegócio promete se sobressair economicamente mais que qualquer outro setor do nosso país.

Mesmo ainda tímido, o agronegócio pode ser a chave para nossa economia voltar a se levantar e sair dessa crise, pois o mercado é o que mais cresce e exporta produtos para diversos países, sendo quase impossível algum outro país substituir o Brasil como uma fonte alternativa de exportação, pois somos o terceiro maior país de produção agrícola do mundo.

Dentre os variados ramos que engloba os agronegócios, podemos destacar a produção de carnes e alguns grãos (soja e milho), além de outros produtos destinados a remédios, cosméticos e produtos de limpeza.

Esperamos tê-los ajudado.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo