Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 6 alternativas que você pode fazer para substituir um MBA

6 alternativas que você pode fazer para substituir um MBA

Olá, leitor!

Depois de algum tempo formado e já trabalhando ou construindo uma carreira profissional, chegará o momento em que você precisará evoluir em sua profissão.

Surge a questão: fazer uma pós ou MBA, ou existe outra alternativa?

Existe sim, dependendo de sua área de interesse. Aqui nesse artigo apresentaremos 6 alternativas como sugestão. Confira!

Em que área de atuação você pretende se dedicar?

substituir um MBA

Fonte:Shutterstock

Essa é a primeira pergunta que deve fazer antes de escolher seguir para uma pós-graduação MBA ou outra especialização.

Se sua área de interesse está relacionada ao mundo dos negócios, gestão e administração, certamente foi orientado a seguir para o MBA, não é? Mas será que esta opção é a melhor para você?

Saiba um pouco mais sobre os tipos de MBA e as diferenças entre as opções de pós graduação.

MBA pode não ser o essencial

Eis alguns tópicos que farão você pensar nisso:

  • A relevância do MBA foi questionada até mesmo por Nith Nohia, reitor da Harvard Business School. Segundo ele, a era de ouro do MBA acabou por volta dos anos 2000, pois a maneira como se encarava a educação em relação aos negócios tem mudado desde então;
  • Questiona-se a propriedade do curso de MBA, geralmente iniciado por adultos ainda muito jovens, sendo que não possuem maturidade adequada para estar a frente de certas decisões. Requer certo grau de experiência vivida, que normalmente se tem depois de anos trabalhando no ramo;
  • Mesmo questões salariais não devem ser parâmetros para a decisão de optar por essa modalidade, pois a longo prazo o mestrado, por exemplo, pode compensar mais. Antes de se decidir, invista em cursos mais específicos de sua área, onde poderá enriquecer seu conhecimento e ter maior envolvimento no assunto;
  • Fazer MBA não é garantia de sucesso no mercado. Pesquisas atuais mostram que pouquíssimos empreendedores bem sucedidos nos Estados Unidos, por exemplo, possuem MBA;
  • Programas de treinamento oferecidos por empresas poderão ser bastante úteis nesse processo de evolução na sua decisão, onde poderá se conhecer mais como profissional e identificar seu real talento, ou mesmo permanecer na área de gerenciamento, podendo crescer internacionalmente.

Veja uma lista com 6 alternativas atuais para escolher em substituição ao MBA

1 – Field Method

Método de caso criado pela escola de negócios da Harvard, no intuito de complementar o aprendizado do estudante, ampliando sua capacidade de se tornar líder no mundo envolvendo-o num ciclo de aprendizagem onde possa aprender pensando, fazendo e refletindo.

FIELD é a sigla em inglês de Experiência de Imersão em Campo para o Desenvolvimento da Liderança. Durante um ano, o estudante tem a oportunidade de agir como líder, no final do curso vai à prática no mundo real, criando e desenvolvendo suas idéias juntamente aos parceiros do projeto.

Por meio do feedback da equipe o aluno aprende a desenvolver sua inteligência emocional e identifica quais aspectos da liderança fazem parte do seu estilo.

Para participar desse experiência tem que ter como pré-requisito a liderança, aptidão analítica, desenvolvimento acadêmico e ser engajado em questões éticas na sociedade.

2 – Kaospilot

Fundado em 1991 na Dinamarca por Uffe Elbaek, nasceu para ajudar jovens a lidar com as mudanças do início do século XXI, baseando-se no ativismo e movimentos cooperativos.

Um local onde as pessoas poderiam levar suas forças e fraquezas e aprenderem a lidar com elas e usá-las para se desenvolver como pessoas e profissionalmente.

No início concentrou-se no desenvolvimento de projetos culturais, hoje o enfoque é na liderança e no empreendedorismo.

Desde o princípio teve destaque internacional e logo atraiu colaboradores e estudantes de outros lugares do mundo.

Sua estratégica pedagógica está montada nos pilares da experimentação, exploração e empreendedorismo.

O objetivo é formar líderes criativos que se importam com o mundo e em difundir suas ideias, seus valores e seus sonhos. O programa dura 3 anos e está em diversos países.

3 -Moocs edX

Massive Open Online Course (MOOC) são cursos online gratuitos para qualquer pessoa, em áreas como: ciências da computação, ciências de dados, negócios, entre outros.

Seu provedor é a edX: fundada pela Harvard em 2012, oferecendo cursos de alta qualidade de diversos países, gratuitamente.

Esses cursos permitem que você explore diversas áreas de seu interesse e encontre embasamento para saber onde quer chegar no campo profissional.

Empregadores começam a aceitar cursos nos currículos como modalidade de aperfeiçoamento. Cursos direcionados especificamente aos negócios: tecnologia da informação, gestão de negócio, habilidades profissionais, análise de dados, em categorias do tipo: Programas de Certificados Profissionais e Programas MicroMasters.

4 – PMP

PMP é a certificação profissional de gerenciamento de projetos reconhecida mundialmente atestando que você tem experiência e competência para dirigir projetos.

Para participar da certificação precisa possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Pelo menos 4 anos de bacharel ou equivalente;
  • Possuir 3 anos de experiência, 4500 horas de liderança e direção e 35 horas de formação – em gerenciamento de projetos.

Em caso de não possuir esses requisitos, ainda existe outra opção:

  • Diploma de Ensino Médio ou o equivalente;
  • 5 anos de experiência, 7500 horas de liderança e direção e  35 horas de formação – em gerenciamento de projetos.

Se ainda não atenda esses pré-requisitos, uma possibilidade é buscar a certificação em CAPM: Profissional Técnico em Gerenciamento de Projetos, projetada para quem tem menos experiência em gerenciamento, ideal para quem está iniciando na carreira ou pretende mudar.

5- Mestrado em negócios

Uma ótima opção para quem é graduado na área de gestão, estratégia e economia. Para fazer mestrado, espera-se que goste de passar ensinamentos, de instruir, orientar, facilitar no processo de aprendizado dos membros da empresa a qual esteja sob seu comando.

Formados em Mestrado de negócios, administração e economia podem trabalhar tanto em empresas públicas ou privadas, ou ainda abrir seu próprio negócio.

Há opções no Brasil e no exterior, gratuitas e pagas. Seguem algumas sugestões:

Brasil

MAN – Mestrado de Administração e Negócios – PUCRS: oferece uma orientação educacional próxima da realidade das empresas. Indicado para quem quer se aprofundar nas áreas de administração em empresas e tem uma certa experiência no nível empresarial ou docente.

Mestrado Profissional em Gestão e negócios – Unisinos: recebeu nota máxima na avaliação do Capes, é de dupla titulação (brasileiro e francês).

Forma profissionais para atender demandas econômicas e sociais, gerando informação para a sociedade e lucro para a empresa. A dupla titulação confere ao aluno o título de Mestre do Ministério de Educação francês, válido em toda a comunidade européia.

Exterior

O site MasterStudies, possibilita que você encontre em outro país o Mestrado de Negócios ideal. Em nossa busca encontramos 601 mestrados em estudos de negócios e 26 no Brasil. Acesse o site e busque o que tem a proposta que mais lhe agrade.

6 – Exame de CFA

A certificação do Conselho Federal de Administração é dada mediante comprovação de suas competências, por meio do programa. Para participar do processo:

  • Tem que ser formado em Administração ou curso conexo à Administração;
  • Ser registrado, não estar inadimplente e não ter sofrido condenação ética nos últimos 5 anos no CRA e nem condenação criminal;
  • Asseverar fidedignidade das informações prestadas.

Para se inscrever deve acessar o site e preencher o formulário de inscrição, receberá um login e gerará um boleto de cobrança a ser pago até 30 dias.

Apenas após o pagamento da taxa o CFA entrará em contato para que agende a data e o local do exame.

A prova terá 45 questões de múltipla escolha e deverá ser realizado em 2 horas. Será aprovado se obtiver um aproveitamento a partir de 60% do total da avaliação. Cinco dias depois já poderá conferir o resultado do exame.

Essas foram nossas sugestões para você que pretende evoluir em sua carreira no mundo dos negócios sem ter que cursar um MBA que, como pode ver, já não é mais tão essencial, nem é a garantia de que irá crescer em uma empresa.

Mostramos que existem várias opções para seguir e provar com isso, seu enriquecimento como profissional e como ser humano.

Indicamos 6 opções de cursos, programas e instituições onde possa iniciar ou demonstrar sua sabedoria, seu conhecimento e constatar seu crescimento.

Esperamos que escolha um desses ou que sirva de norte para buscar outra alternativa que lhe possibilite o sucesso nos negócios.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo