Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 50 maneiras que o Google pode te ajudar a ser um melhor professor

50 maneiras que o Google pode te ajudar a ser um melhor professor

Olá, professores!

Tudo na vida tem que evoluir, não é mesmo? Isso inclui professores, estudantes jeito de aprender e jeito de ensinar também. E dentre tantas possibilidades da tecnologia, o Google é o portal que mais tem recursos a oferecer. Veja aqui 50 maneiras que o Google pode te ajudar a ser um professor melhor.

São ferramentas, dicas, jeitos de fazer e jeitos de usar coisas já conhecidas de um modo mais prático. Confira a lista abaixo e revolucione sua sala de aula.

Como o Google pode ajudar a ser um professor melhor

1- Descubra canais no YouTube que forneçam atividades diferentes, dicas de escrita e todo tipo de conteúdo mais ousado, mas que sejam de interesse dos jovens.

2- Use o Google Drive para guardar na nuvem todo tipo de arquivo útil para as aulas. Lá, eles podem até ser compartilhados.

3- Poste vídeos no seu canal do YouTube para um ensino híbrido, em que o aprendizado é feito tanto em sala de aula quanto em casa, a distância.

4- Use a busca do Google para encontrar exemplos de ensino diferenciado, híbrido e a distância.

5- Use a pesquisa do Google para achar não só ferramentas, mas opiniões e novos usos das ferramentas, desde o currículo escolar até aplicativos e outros recursos pedagógicos.

6- Encontre recursos específicos escondidos em alguma página mais “profunda” usando táticas de pesquisa de palavras-chave.

7- Conheça o YouTube for Teachers (YouTube para Professores) e todo seu acervo de vídeos.

8- Peça aos alunos que analisem novas tendências culturais usando o Google Trends.

9- Busque no Google maneiras de como outras escolas estão se saindo ao lidar com a tecnologia em sala de aula e também nas mãos dos alunos.

10- Peça aos estudantes para usarem o YouTube e o Google Drive para criar seus próprios portfolios de trabalhos e fotos, e assim incluir sua visão de como está sendo o ensino.

11- Ajude os alunos a entenderem como ficarem seguros na internet usando o Google’s Safety Center.

12- O Google Photos pode ser usado para arquivar e salvar trabalhos com imagens dos estudantes para futuras apresentações, portfólio e muito mais.

13- Dê a ideia para os estudantes criarem uma viagem ou uma verdadeira jornada com algum assunto específico através do Google Earth.

14- Faça com que seus alunos organizem seus próprios projetos e trabalhos com o Google Calendário.

15- Sincronize o navegador, histórico de buscas, extensões, e favoritos de todos os seus aparelhos eletrônicos (tablet, smartphone, notebook) com o sincronizador (sync) do Google Chrome.

16- Use a busca do Google para seu próprio desenvolvimento pessoal como professor, encontrando palestras, conferências e cursos online para aperfeiçoamento.

17- Converse e “encontre virtualmente” outras pessoas, e até especialistas, com o Google+ Hangouts, e peça aos alunos para fazerem o mesmo.

18- Os estudantes podem compartilhar, colaborar e publicar seus trabalhos em grupos de colegas no Google+.

19- Baixe aplicativos educativos e funcionais no Google Play e fique por dentro de todas as novidades na área de educação.

20- Use os arquivos compartilhados no Google Drive para responder e tirar dúvidas dos estudantes através de notificações escritas.

21- Inscreva-se em comunidades do Google+ e participe de grupos de discussão sobre ensino e aprendizado.

22- Encontre webinars, cursos online e todo tipo de ferramenta para desenvolvimento profissional e assim, direcionar seu próprio aprendizado como educador.

24- Indique cursos online para complementar e aperfeiçoar o aprendizado dos estudantes.

25- Use o Google Acadêmico para revisar e se atualizar sobre estratégias e tendências de ensino pelo mundo.

26- Use a pesquisa do Google para descobrir blogs (como o TeachThought) que faça tudo o que já foi listado acima para você.

27- Assine gratuitamente o G Suite for Education (antigo Google Apps for Education).

28- Explore “ambientes de codificação, materiais de enriquecimento e inspiração para capacitar todo tipo de estudante”.

29- Ajude os alunos a entenderem o uso e a segurança online do YouTube.

30- Mostre aos jovens que eles podem “digitar” com sua voz em mais de 40 idiomas.

31- Use o Google Expedições para planejar viagens virtuais com e para os estudantes.

32- Use o Google Keep para compartilhar pequenas notificações de reuniões e encontros com colegas.

33- Administre sua “identidade online”, e de sua família, com todos os recursos e dicas que o Google oferece.

34- Pesquise artigos e textos sobre como outras escolas estão usando o Google Chromebooks (computador pessoal que usa o Chrome OS). Mesmo que você não tenha um, quase todo computador funciona do mesmo jeito.

35- Consiga o certificado Google for Education Certified Innovator, para líderes criativos na área da educação.

36- Ou então, ajude a treinar outros para o Certified Trainer Program.

37- Use o Google Forms (formulários do Google) para ter feedback de seus trabalhos ou então passar tarefas.

38- Crie pastas no Google Drive (por tema, padrão, conteúdo, etc.) para facilitar o compartilhamento de recursos com sua rede de contatos de professores pelo mundo.

39- Use o Google Sheets para criar tabelas e gráficos com todo tipo de informação, ou, até melhor, peça para que seus alunos criem seus gráficos com seu desenvolvimento pessoal.

40- Use o Blogger como um website personalizado da classe.

41- O Google Presentations pode ser usado para compartilhar ideias e trabalhos.

42- Use o Google Calendário para marcar compromissos tanto acadêmicos como pessoais.

43- A busca personalizada do Google pode ser usada para criar mecanismos de pesquisa que vão direcionar os alunos apenas para sites que você escolher.

44- Use o moderador do Google para conseguir opiniões dos estudantes sobre diversos assuntos, manter diálogos e incentivar a análise e a síntese.

45- Explore, pesquise e estude os tópicos e artigos mais comentados da internet sobre ensino e aprendizado.

46- Use o Google Maps para contar verdadeiras “histórias digitais” com textos, fotos e vídeos todos inseridos pelos estudantes em sua jornada pelos mapas online.

47- Insira arte no seu currículo criando e compartilhando galerias de imagens de arte no Google Art Project.

48- Use o Google voice para fazer com que os estudantes liguem e deixem mensagens de áudio para responderem a alguma tarefa na hora. E também para sempre estar em contato imediato com eles e seus pais.

49- use o Google Earth para deixar o mundo mais perto do estudantes. Viaje a lugares que eles nunca imaginaram.

50- Indique o Google Maps para ensinar direções, trajetórias e alternativas de caminhos para seus alunos. Faça diferente.

Com essas maneiras que o Google pode te ajudar a ser um professor melhor … tem como não ser? Aproveite!

Até mais.

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo