Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 5 vídeos sobre literatura brasileira

5 vídeos sobre literatura brasileira

Olá, leitores!

A literatura brasileira tem uma extrema importância. Dividida em diferentes períodos, contou com diversos excelentes escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e outros.

Atualmente ela continua sendo muito estudada desde o ensino fundamental até os concursos públicos, ensino médio, superior e outros.

Com toda essa procura, existe diversos vídeos para auxiliar alunos a estudar para as provas e vestibulares, assim como para quem deseja conhecer grandes nomes e grandes títulos para ler.

Além dos vídeos explicando sobre a literatura e ajudando a estudar, existe vídeos com trechos de filmes de algumas obras, ou alguns filmes muito importantes sobre a literatura brasileira.

prateleira-dos-livros

Quinhentismo

O período do Quinhentismo ocorreu no século XVI e representa a fase inicial da literatura brasileira, ocorreu no início da colonização. O destaque desse período foi o Padre José de Anchieta representando a literatura jesuíta, com seus poemas, cartas e hinos.

Nessa mesma época outro grande destaque foi Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvarez Cabral.

Barroco

Ocorreu no século XVII, marcada pelas oposições e muitos conflitos principalmente espirituais. Esse período foi influenciado na produção literária, assim foi gerado o fenômeno barroco.

A característica principal desse período nas obras são a angústia e a marca pela oposição entre o mundo espiritual e material, trazendo muitas metáforas.

Os principais representantes do período são Bento Teixeira, autor de prosopopeia, Gregório de Matos Guerra, autor de Boca do Inferno, entre outros como Padre Antônio Vieira autor de Sermão de Santo Antônio aos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo

Um período marcado pela burguesia e seus valores, a produção das obras dessa época foram influenciados pela mesma, marcando as características do século XVIII.

Os conflitos da época barroca são abandonados e começa a entrar em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa começa a ser mudada e entra a linguagem mais fácil. A vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a natureza.

As principais obras dessa época são O Uruguai de Basílio da Gama e Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

Romantismo

O Brasil passou por uma modernização com a chegada da família real portuguesa, rendendo a independência do Brasil em 1822.

As principais características desse período são o nacionalismo, individualismo e o uso de metáforas.

As obras que ganharam destaque nessa época foram, O Guarani de José de Alencar, Saudades de Gonçalves de Magalhães, entre outras.

Realismo

A literatura romântica entrou em declínio e, seus ideais, na metade do século XIX. No período do realismo as obras passam a ter a trama psicológica, linguagem popular, valorização dos personagens inspirados na realidade.

Os principais representantes desse período foram Machado de Assis, com diversas excelentes obras como Memórias Postumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e o Alienista. Houve também outros autores como Aluisio de Azevedo.

Absorvam os conhecimentos, bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo