Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 5 vídeos sobre as principais tecnologias educacionais

5 vídeos sobre as principais tecnologias educacionais

Olá, leitores!

Sempre que falamos em tecnologia educacional, logo pensamos no uso da tecnologia para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Com os jovens cada vez mais envolvidos com as ferramentas tecnológicas, maior é a necessidade da inserção desses recursos em sala de aula, afinal a mentalidade da juventude mudou, e eles estão conectados a tudo o tempo todo.

Por esse motivo, é necessário a utilização de tecnologias educacionais dentro do ambiente escolar. Dessa maneira, os alunos se interessarão mais pelo conteúdo transmitido, bem como poderão transmitir seus conhecimentos também, uma vez que, hoje em dia, a sala de aula se tornou um ambiente de compartilhamento de conhecimento.

O uso de da internet como meio de buscas e pesquisas, a criação de jogos e aplicativos pelos alunos, o desenvolvimento de software, tudo isso são maneiras de como usar a tecnologia em benefício da educação.

A evolução da tecnologia educacional

Para termos uma noção do quanto a tecnologia educacional evoluiu, basta consultarmos a cronologia dessas ferramentas:

  1. Ábaco: foi a primeira calculadora da história, com sua criação datada de 5.500 a.C., esse instrumento era excelente para cálculos de soma e subtração;
  2. Régua de cálculo: ela possuía um mecanismo de cálculo pré-determinado. Ela era muito útil, principalmente para contas de multiplicação;
  3. Máquina de Pascal: essa ferramenta foi desenvolvida para realizar as quatro operações matemáticas básicas, entretanto, ela realizava apenas contas de soma e subtração. Essa máquina funcionava a partir do uso de rodas interligadas que giravam na realização dos cálculos;
  4. Tear programável: criada nos anos 1800, foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar uma empresa de pintura em tecido a agilizar a produção;
  5. Alguns anos depois, um pesquisador desenvolveu o Engenho Analítico. Essa máquina foi estruturada com base no Tear Programável, entretanto seu objetivo foi o de realizar cálculos complexos;
  6. Uma outra ferramenta tecnológica desenvolvida a partir do Tear Programável, foi a Máquina de Hollerith. O objetivo desse aparelho era acelerar o processo de computação dos dados. Com o uso da Máquina de Hollerith, esse processo tornou-se 1/3 mais rápido do que os sistemas existentes na época;
  7. A partir de então, iniciou-se o desenvolvimento dos computadores, e a cada ano esses equipamentos possuem mais recursos que podem e devem ser utilizados em prol da educação.

A tecnologia deve estar presente na rotina escolar, ela deve ser usada sem receio, afinal a tecnologia educacional veio para nos auxiliar.

Tecnologia educacional dentro da sala de aula

Vejamos agora 5 vídeos de ferramentas tecnológicas  desenvolvidas para o ensino e aprendizagem:

1. O primeiro vídeo mostra os benefícios de carteiras escolares tanto na aprendizagem, quanto seu benefício para a saúde do aluno.

2. Nesse segundo vídeo, o entrevistado afirma que, a partir do desenvolvimento de tecnologias educacionais, o processo de ensino e aprendizagem, serão baseados em entretenimento, tornando a aula mais atrativa e prazerosa.

3. Aqui vemos que, as redes sociais e outros recursos tecnológicos, fazem parte da vida dos educandos e é preciso que as escolas se conectem as inovações do presente, levando essas ferramentas para o ambiente escolar.

4. Entretanto, isso ainda não está acontecendo, pois, as instituições de ensino e muitos professores são resistentes a essa conscientização de que a tecnologia é essencial na hoje em dia.

5. O filósofo Mario Sérgio Cortella, mostra que a tecnologia não é imprescindível, mas é necessária para a educação, ela tem uma natureza de mudança e inovação.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo