Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 Vestibulares mais concorridos do Brasil

5 Vestibulares mais concorridos do Brasil

Olá caros leitores,

Quais são os vestibulares mais concorridos do Brasil? Eles mostram que são bons, mas ao mesmo tempo, bem difíceis. Confira!

Estudar em uma universidade pública e de renome é o sonho da maioria dos brasileiros que estão em fase de prestar vestibular. Por conta disso, os 5 vestibulares mais concorridos do Brasil são os de universidades estaduais ou federais.

Abaixo, você vai conhecer as 5 instituições que possuem as vagas mais disputadas do país, assim você pode se preparar melhor para a prova e ter mais opções de escolha.

1 – Fuvest

Segundo um levantamento feito pela revista Mundo Estranho, baseada no número de inscrições para os vestibulares em 2010, o vestibular mais concorrido é a FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), que vale para quem quer ingressar na Universidade de São Paulo (USP) e também para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foram mais de 142 mil inscrições na última edição.

Entre seus cursos mais procurados, estão: medicina, psicologia, engenharia civil, artes cênicas, curso superior do audiovisual, jornalismo, publicidade e propaganda, relações internacionais e arquitetura.

Já estre os que têm menor número de relação candidato/vaga, estão: ciências da natureza, gerontologia, licenciatura em geociências e educação ambiental, engenharia de biossistemas e gestão ambiental.

2 – Unesp

A segunda posição foi ocupada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), também mantida pelo governo do Estado de São Paulo, está presente em 24 municípios, sendo que 21 campi localizados no interior do estado, um na cidade de São Paulo e um em São Vicente, no litoral paulista.

No ano passado, foram aproximadamente 103 mil inscritos, um recorde. Assim como na USP, o curso mais concorrido foi o de medicina, seguido por direito, arquitetura e urbanismo, engenharia química, psicologia, medicina veterinária, psicologia e engenharia civil.

3- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Conhecida como Universidade do Brasil, a Federal do Rio de Janeiro foi a primeira entidade oficial voltada ao ensino superior do país. É uma das mais famosas tanto nacionalmente como internacionalmente em termos de fabricação de estudos e conhecimento científico, artístico e cultural.

A UFRJ oferece cerca de 157 cursos de graduação nas três áreas de conhecimento: humanas, exatas e ciências.

O curso de medicina é o mais procurado pelos estudantes que buscam uma vaga em um de seus campi, porém, alguns outros cursos possuem uma concorrência menor, como é o caso de terapia ocupacional, saúde coletiva, letras e química.

A licenciatura em música também possui baixa procura e algumas opções de instrumentos específicos, como é o caso de tuba, composição e clarineta, obtiveram menos de um candidato por vaga.

4 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A UERJ é uma das mais conhecidas e procuradas pelos vestibulandos por seu prestígio nacional. São 12 campi espalhados pelo Rio de Janeiro, sendo o central o que está localizado no Maracanã, na capital carioca. Os outros ficam em Petrópolis, Duque de Caxias, São Cristóvão, Botafogo, Lapa, Ilha Grande, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, São Gonçalo e Queimados.

Foram 92 mil inscritos na última edição, com o curso de medicina como o mais procurado pelos vestibulandos. Em seguida, a disputa pela graduação em jornalismo e relações públicas foram as mais concorridas.

5 – Universidade Federal de Minas Gerais

Esta é a maior universidade do estado de Minas Gerais, com dois campi alocados em Belo Horizonte e Montes Claros. Como esta é umas das universidades que mais oferece programas e cursos tanto para ensino, como na área de pesquisas e extensão do conhecimento, é uma das que mais recebe recursos provenientes do governo federal.

Medicina e Direito são os dois dos cursos mais concorridos da instituição. Entre os que têm a menor relação candidato/vaga, está aquacultura, biblioteconomia, matemática, gestão de serviços de saúde, técnico em radiologia, letras e arquivologia.

E aí? Está com medo ou se sentindo desafiado para enfrentar um dos 5 vestibulares mais concorridos do Brasil?

Comente!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo