Você está aqui:Home » Cursos Grátis » 5 universidades brasileiras que oferecem cursos gratuitos de administração

5 universidades brasileiras que oferecem cursos gratuitos de administração

Olá, leitores!

Sabemos que, atualmente, qualificação e conhecimento são partes de um conjunto de características que determinam um bom profissional. A educação é a chave da evolução pessoal e a formação universitária é um bônus vantajoso para os currículos, haja vista que muitas profissões dependem de um sistema de ensino que garanta resultados práticos e sustentáveis para os estudos. As universidades brasileiras oferecem inúmeras opções de cursos gratuitos, entre eles o curso de Administração.

Os cursos de Administração são oferecidos por diversas instituições de ensino, públicas e particulares, podem ser pagos gratuitos ou parciais. As universidades e Institutos Federais do Brasil em maioria, ofertam cursos de Administração gratuitos, presenciais ou na modalidade à distancia.

O curso de Administração

maos-chacoalhando-em-uma-cidade

A área da Administração lida com os sistemas organizacionais de ambientes públicos e privados. As perspectivas profissionais da carreira Administrativa são abrangentes, eis alguns exemplos básicos:

  • Administração Pública;
  • Administração de Empresas;
  • Gerente de Recursos Humanos;
  • Gestor Financeiro;
  • Gerenciamento de Projetos.

Além disto, a formação em Administração potencializa habilidades com organização de diversas demandas do aprendiz, como raciocínio de gestor e lógica nos processos organizacionais dos sistemas institucionais, que demandam trato administrativo.

Nas universidades e outras instituições privadas e/ou mistas os cursos de Administração, possibilitam ensino gratuito. Para fazer um dos cursos gratuitos de Administração em universidades brasileiras é preciso ter concluído o ensino médio e passar por avaliação prévia. As avaliação da maioria das universidades brasileiras se dá através do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com um resultado compatível com a universidade escolhida para cursar Administração (a pontuação varia de instituição para instituição conforme seus próprios critérios), escolha a universidade e lance à concorrência; Caso sua pontuação seja suficiente é só se matricular e iniciar os estudos.

Em algumas instituições públicas, privadas e/ou mista, as avaliações podem variar em relação ao Enem.

A administração é uma profissão necessária em diversos postos de trabalho, há níveis de instrução que vão desde cursos básicos de rotinas administrativas passando pelos cursos técnicos, graduação e se aprofundando até doutorado e pós-doutorado. A formação dura em média geral de 6 meses a 5 anos.

5 universidades que oferecem cursos gratuitos de administração:

  1. Universidade de São Paulo (USP): Oferece educação pública gratuita e é uma das universidades melhores conceituadas do Brasil. Segundo ranking FOLHA DE SÃO PAULO 2015 das melhores universidades, a USP alcança o primeiro lugar nos quesitos: mercado de trabalho, qualidade de ensino e avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
  2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Na região sul do Brasil o curso de Administração recebe as melhores críticas na Universidade Federal de Rio  Grande do Sul.
  3. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): Nesta universidade é possível obter a formação em Administração Pública na modalidade Educação a Distancia (EAD). O ensino é gratuito e oferece diploma universitário de graduação. Para quem não tem tempo para estudar seguindo o método presencial de ensino e gosta de Administração, pode optar por este curso EAD e garantir qualificação e diferencial no mercado de trabalho.
  4. Universidade Federal do Pará: Na região norte a UFPA é considerada uma das universidades que oferece melhor formação em Administração em curso gratuito.
  5. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): Esta instituição pública brasileira oferece curso gratuito de Administração. Uma opção para qualificar a formação universitária.

O curso de Administração é muito bem aceito no mercado de trabalho tanto no que diz respeito a estágios obrigatórios quanto para o recém-formado que procura sua primeira experiencia profissional.

Até mais!

comentários (3)

  • Maria Aparecida Neris Amorim

    Sem ENEM poderei fazer minha inscrição?

    Responder
  • Cassia Sobreira

    Bom dia como faço para me escreve

    Responder
    • Adriana Soares

      Olá Cassia, bom dia!

      Para se inscrever, primeiramente você deve escolher a instituição e a modalidade que deseja; Em seguida visite a página da instituição e pesquise sobre as formas para egressar. Normalmente, as instituições públicas utilizam o ENEM como base seletiva, principalmente quando se trata de uma graduação.

      Se me permite uma sugestão, o curso de graduação em Administração Pública da UEPB é uma graduação muito interessante, em modalidade EAD. Pode ser uma boa opção por não ter muita concorrência (por ser ead) e é um curso de muita qualidade.

      Espero tê-la ajudado.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo