Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 técnicas para dar uma ótima aula online

5 técnicas para dar uma ótima aula online

Olá professores,

Os professores de EAD necessitam de uma outra estratégia para dar aula online. Por isso se você vai começar a trabalhar nessa área e precisa de dicas para se sair bem, não deixe de conferir as 5 técnicas para dar uma ótima aula online.

É importante saber que uma aula online é bem diferente da aula normal tradicional que todos estão acostumados, pois os professores enfrentam desafios diferentes. Na sala de aula normal, por exemplo, você precisa chamar a atenção dos alunos, pedir silêncio, entre outras coisas. Na aula online é diferente, você não vai precisar chamar atenção, mas terá desafios diferentes.

 Confira 5 técnicas para dar uma ótima aula online

Fale para o aluno – Não importa se você vai gravar a aula ou vai dar a aula ao vivo, é importante falar com o aluno, por mais que você não esteja vendo o aluno, ele está ali te assistindo, por isso não finja que não existe ninguém do outro lado. Se é uma aula ao vivo, você pode repetir o nome do aluno algumas vezes, assim chamará atenção dele, se é gravado, procure chamar atenção de uma forma diferente.

Use recursos visuais – É importante usar recursos visuais para que os alunos tenham mais interesse e aprendam com mais facilidade. Como você está na internet, pode usar os artifícios dela para ajudar em sua aula, além disso, é muito mais fácil mostrar imagens, gráficos, vídeos, entre outras coisas. Essa é uma técnica que precisa usar para dar uma ótima aula online.

A câmera – Muitas pessoas tem dificuldade com a câmera, você precisa olhar para ela, assim seus alunos vão perceber que você está olhando para eles. Se você faz uma aula e olha para qualquer lugar os alunos podem facilmente dispersar a atenção, voltando a para outro lugar. Nossa dica é criar um ponto fixo para olhar e esse ponto deve ser a câmera, assim você terá mais facilidade. Pense que a câmera é seu aluno, por isso olhe no olho dele.

Prepare o conteúdo – Ninguém dá uma aula sem preparar o conteúdo, por isso leia sobre o assunto, veja o que vai falar, o que é importante ser citado, a preparação da aula é muito importante e não pode ser deixada de lado. Se você não prepara uma boa aula, dificilmente dará uma ótima aula e isso não importa se vai ser online ou não, todo professor precisa preparar a aula. Quando a aula é online é mais importante ainda preparar, pois só assim vai conseguir usar os recursos visuais que citamos, você precisa encontrar esses recursos antes de aula e não no momento que está a ministrando.

Saiba usar o portal – Mais um ponto muito importante, você precisa saber usar o portal e o serviço que oferece a aula, se você vai dar uma aula online e não consegue entrar na página, ligar a câmera ou fazer qualquer outra coisa será difícil que a execução seja excelente. Por isso aprenda a usar o portal que vai trabalhar para uma ótima aula online.

São essas as 5 técnicas para dar uma ótima aula online, se seguir as técnicas e dicas que passamos aqui, pode ter certeza que vai ser um bom professor e terá bons retornos. 

Siga nossas dicas e com toda certeza vai ser bem-sucedido, em caso de dúvida entre em contato e se você já é professor há muito tempo, não deixe de comentar aqui e dizer uma técnica interessante que pode ser aplicada nas aulas online.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo