Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 técnicas para aumentar a concentração nos estudos

5 técnicas para aumentar a concentração nos estudos

Olá leitores do Canal,

Estudar é uma atividade essencial durante toda a vida. Seja na escola, na faculdade, em cursos ou até mesmo por conta própria, essa é uma rotina na vida de quem deseja obter conhecimento e conquistar diversos objetivos.

Enquanto alguns possuem facilidade para ficar horas lendo e fazendo anotações nos livros e cadernos, outros sofrem com a dificuldade de concentração nos momentos de estudo.

Você já tentou estudar, mas não conseguiu desligar-se das distrações? Sempre perde vários minutos até conseguir focar na matéria? Não se preocupe, você não é o único (a)! Somos estimulados o tempo todo por diversas informações (internet, redes sociais, whatsapp) e conseguir se concentrar está cada vez mais difícil.

Técnicas para aumentar a concentração nos estudos

1 – Use um timer para organizar o tempo

Há várias maneiras para se calcular o tempo utilizado nos estudos, mas existe uma técnica muito interessante chamada “Pomodoro”. Ela é bem simples: Basta pegar um timer (que pode ser um app de celular ou aquele utilizado na cozinha) e programá-lo para tocar depois de 25 minutos.

Durante esse tempo, foque completamente nos estudos. Depois que o timer tocar, pare tudo o que estiver fazendo e descanse sua cabeça por 5 ou até 10 minutos. Pode ir beber uma água, comer uma fruta ou ler alguma noticia na internet.

Depois desse tempo, programe o timer novamente e reinicie os estudos. A ideia dessa técnica é criar um ciclo, até que você consiga aumentar cada vez mais o tempo de concentração.

2 – Crie listas de estudos

Já teve a sensação de que os assuntos ou matérias são tão extensos, que fica difícil saber por onde começar? Essa dúvida também prejudica a concentração. A dica é dividir o conteúdo em uma lista e começar com as prioridades, determinando um tempo de estudo para cada item.

3 – Alimente-se bem

Um estômago vazio pode tirar a concentração de qualquer pessoa. Antes de estudar, alimente-se bem e deixe perto uma garrafa de água, para que não seja necessário levantar a todo o momento. Existem alguns alimentos que aumentam a sensação de saciedade, como a banana, a maçã ou nozes.

4 – Esqueça as redes sociais

Dar uma “espiada” nas redes sociais durante os estudos é quase irresistível. Para fugir da tentação, feche todas as janelas e deixe o celular no silencioso. Evitar estímulos externos (TV, pessoas conversando, barulho) é muito importante para manter a concentração.

5 – Escreva

Muitas pessoas acreditam que estudar é pegar o conteúdo e ler várias vezes até decorar. Não deixa de ser uma forma de estudo, mas escrever é uma maneira mais fácil de memorizar e ao mesmo tempo ajuda a manter a concentração nas matérias.

Manter o foco em uma atividade considerada “cansativa” é um desafio para qualquer um. Porém, é necessário lembrar a razão pela qual você está estudando e utilizar essa motivação para seguir em frente. Com dedicação e disciplina, é possível alcançar todos os objetivos.

Bons Estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo