Você está aqui:Home » Dicas » Música » 13 cursos para aprender a tocar música

13 cursos para aprender a tocar música

Olá, leitor!

Que tal fazer um curso para aprender tocar música? Se você gosta de música, saiba que existe uma quantidade imensa de cursos disponíveis na internet.

Mas como escolher o melhor? Não se preocupe com isso! Nós pesquisamos os melhores e criamos uma lista para você fazer sua escolha baseada somente no que mais te agradar, pois o crivo de qualidade já foi feito por nós. Confira!

13 cursos para aprender a tocar música

Aprender a tocar música

Fonte: Shutterstock

Como já dissemos, nosso critério foi a qualidade do curso. Portanto, aqui encontrará os melhores: cursos gratuitos, no YouTube, online, de diversos instrumentos, fácil e com professor.

Separamos nas categorias, gratuito e pago, para facilitar sua busca de acordo com sua necessidade ou preferência. 

Veja a seguir os principais cursos de música gratuitos!

Prime Cursos

Essa plataforma oferece cursos grátis com certificados válidos na categoria cursos livres, ótima opção para enriquecimento do currículo e para ampliar seu conhecimento. Em relação à música, são oferecidos:

1 – Curso Canto Básico

Com esse curso você vai aprender que cantar está além de ter dom, é técnica. Todo mundo pode aprender a dominar essa técnica usando sua voz natural.

Nesse curso aprenderá sobre aquecimento vocal, as propriedades da voz, notas musicais e muito mais.

São 15 horas de aulas.

2 – Teoria Musical

Trata-se de aprender sobre sistemas que analisam, classificam, compõem, compreendem e se comunicam sobre música. Aprender sobre os diferentes elementos musicais, ler e escrever partituras, o que são intervalos, cifras, acordes e muito mais.

Carga horária de 35 horas.

Leia também:

3 – Violão Popular Básico

Nada melhor do que interagir em grupo tocando violão! Seja em roda de amigos, passando uma mensagem em uma reunião descontraída ou trabalhando um conteúdo em sala de aula, em qualquer momento de sua vida caberá essa oportunidade.

Então se quer aprender a tocar, esse curso de violão popular básico é o ideal. Sem teorias, usando somente a parte prática.

Carga de 25 horas.

Cursos Online Educa

A plataforma Educa oferece cursos e provas gratuitas com opção de certificação. Os cursos são legalizados e a Educa é associada à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância) e à IELA (the International E-learning Association).

Oferece um método de ensino de fácil entendimento para qualquer pessoa que queira aprender.

4 – Curso Contrabaixo Básico

Nesse curso você aprenderá, primeiramente, a conhecer bem seu instrumento: sobre ele e a origem de seu nome, as partes de um contrabaixo, como se afina, as notas musicais, questões técnicas, a técnica SLAP e muitos exercícios.

Apresenta carga horária de 25 horas.

Leia também: Aprender a tocar guitarra

5 – Curso de Teclado

Nesse curso terá uma introdução ao curso básico de música, qual a preparação para se tocar piano, irá aprender também sobre tempo, pauta, ritmo.

Aprenderá sobre o teclado, a Armadura de Clave, tocar com ambas as mãos, técnicas, auxílios práticos entre outras coisas.

Curso de 60 horas.

Também são oferecidos os cursos Canto básico, Teoria Musical e Violão Popular, caso prefira estudar somente nessa plataforma.

Cursos IPED

São mais de 1.200 cursos online para diversas áreas e com certificado, capazes de serem reproduzidos em computadores, smartphones e tablet, com a mesma qualidade.

São oferecidos cursos pagos e gratuitos. Aqui citaremos os cursos de música gratuitos escolhidos.

6 РCurso de prodṳ̣o de m̼sica eletr̫nica: Estrutura de m̼sica eletr̫nica

Neste curso você verá: apresentação, construção da bateria e estrutura da música eletrônica. São apenas 2 horas de aula, pois na verdade é um curso introdutório.

Para dar continuidade, se gostar poderá fazer: A produção de música eletrônica DJ (curso pago).

Porém, só esse curso já é uma experiência rica, pois contém videoaulas, material de apoio e outros recursos.

Leia também: Ferramentas para criar músicas online

7 – Curso grátis de bateria para iniciantes: Iniciação rítmica

Com esse curso aprenderá sobre pés/independência e iniciação rítmica: Grooves A e A/B.

O curso grátis (disponível por 1 mês depois da matrícula) tem carga horária de 5 horas. Ainda assim terá acesso a animações, atividades reflexivas, certificado, grupos de estudos e videoaulas.

Esse curso também está disponível na versão Premium que é paga, onde você terá mais aulas e acompanhamento pedagógico (80 horas).

Além desses aqui citados, o site oferece cursos gratuitos de iniciação musical, teclados para iniciantes, violão para iniciantes e introdução à bateria para samba.

Aprender música no YouTube

No canal do YouTube você vai encontrar de tudo, se não tomar cuidado corre o risco de desaprender ou aprender errado. Para que você não corra esse risco, nós escolhemos os melhores canais para você seguir e aprender música através das videoaulas.

8 РDescomplicando a m̼sica

Esse canal pertence ao site de mesmo nome e tem por objetivo ensinar  música de forma clara e simples. Nesse canal poderá assistir aulas sobre teoria musical, violão, guitarra, teclado/piano, improvisação teclado/piano e canto. Aprenderá a parte teórica de maneira fácil.

Como sugestão veja as playlists e acompanhe as aulas ali separadas.

Leia também: 5 Canais para aprender música de graça

9 РAprenda m̼sica

Nesse canal você irá aprender música na prática, de um jeito fácil e dinâmico. Aulas ministradas por grandes músicos populares e gospel.

O canal também está associado à página homônima, onde você poderá conhecer melhor o trabalho dos integrantes do curso.

Na página são disponibilizados também as videoaulas em DVD e material didático para serem baixados.

Quanto ao canal, encontrará nas playlists aulas de: violão, bateria gospel, flauta doce, tumbadora, cavaquinho, contrabaixo, percussão, teclado, guitarra, áudio digital e outros.

Leia também: Aprenda a tocar violino grátis

10 – Cifraclub

A mais de 20 anos o site cria vídeos sobre música na internet: são aulas de violão, guitarra, baixo, canto e teoria musical.

São milhares de cifras disponibilizadas nas plataformas e ainda oferece ferramentas como afinador, dicionário de acordes e metrônomo encontrado no site e na playstore.

Aqui no YouTube estão os vídeos ensinando as músicas por meio das cifras. As músicas mais tocadas, sertanejas, gospel, rock e até internacionais. Além das cifras, tem aulas de canto, baixo, guitarra, sax e bateria.

Leia também: App para aprender a tocar instrumentos

Confira a seguir alguns cursos online pagos!

Como você pôde conferir, esses cursos são muito bons, mas podem não ser suficientes para o que você necessita. Ou você já está num estágio mais avançado e pretende aprimorar, ou deseja seguir o caminho profissional da música, com mais propriedade.

Nesse caso, muitas plataformas oferecem cursos completos por preços bem diferenciados. Trouxemos algumas sugestões para todos os bolsos.

Cursos online Learncafe

Oferece cursos online de todas as áreas, considerado uma das melhores plataformas de cursos a distância do Brasil, todos podem ser divididos em 6 vezes. Veja alguns dos melhores cursos de música disponíveis.

11 РExpresṣo corporal

Com esse curso você irá aprender sobre conceito de Altura, Duração, Timbre, Harmonia e Dinâmica. Como são formados e organizados os diferentes estilos musicais e gêneros, utilizando vocabulário específico.

Além disso, irá interpretar canções de diferentes estilos musicais.

Todo material é oferecido online. Carga horária: 7 horas

Leia também: Livros didáticos sobre música para download

12 – História da Expressão Musical

Por meio deste curso você poderá executar os conteúdos programáticos, definir ritmo e percussão, identificar ritmos, criar e executar textos musicais, explorar o corpo na intenção de reproduzir música.

No momento que incluímos esse curso no artigo, ele se encontrava em preço promocional. Carga horária de 7 horas.

Leia também: livros de música e dança para baixar

13 – Aprenda a tocar cavaquinho

Com este curso aprenderá sobre a história do samba, origem e afinação do instrumento e a postura correta para tocar e conservar o cavaquinho.

Aprenderá também sobre teoria musical, batidas, levadas, acordes, leituras de cifras e exercícios para adquirir velocidade.

Carga horária 60 horas. Também se encontra em valor promocional. Esses e os demais cursos da plataforma têm certificação e estão disponíveis online 24 horas.

Leia também: Aprenda a tocar violino grátis

Essas são as nossas sugestões de sites de cursos para que possa aprender ou aprimorar seu conhecimento musical. Escolhemos os melhores online, dentre eles os gratuitos e também os promocionais.

Esperamos que consiga realizar seus objetivos com pelo menos um dos cursos aqui expostos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo