Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 sites para ajudar alunos com dislexia

5 sites para ajudar alunos com dislexia

Olá, professor!

Você sabia que a Dislexia não é uma doença mas um distúrbio neurobiológico com alto fator hereditário? E que o disléxico frequentemente possui um QI normal ou até acima do normal? Acontece que o portador apresenta uma dificuldade acima do comum em aprender a ler, pois não consegue estabelecer relações entre símbolos e letras ao som que constituem. Por isso pais e, principalmente, professores devem ficar atentos aos seus alunos pois quanto antes identificar o quadro melhor é para o aprendizado e desenvolvimento do estudante na escola.

No Brasil, assim como tantos outros assuntos, o fato ainda é muito ignorado nas escolas. O principal motivo é o desconhecimento e falta de informações mais precisas. Isto suscita no fracasso do aprendizado, também denominado de “analfabetismo funcional”.

Para os alunos, trazer desapontamento aos pais devido as dificuldades enfrentadas em sala de aula e o preconceito por parte dos demais estudantes e muitas vezes até dos professores, pode provocar sérios danos psicológicos. É preciso conhecer e procurar entender cada caso para alcançar soluções.

No site da Associação Brasileira de Dislexia são apontado alguns sinais que podem ajudar a identificar uma criança com o distúrbio:

Na pré escola – dispersão; falta de atenção; atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem; dificuldade em aprender rimas e canções; fraco desenvolvimento da coordenação motora; dificuldade na montagem de quebra-cabeças; falta de interesse por livros.

alfabeto-e-sinais

Idade Escolar – Dificuldade em aprender a ler e escrever; vocábulo pobre; desatenção e dispersão; dificuldade em copiar textos; dificuldade motora; desorganização geral, inclusive com as atividades escolares.

Na página da organização são divulgadas palestrar que auxiliam no trabalho com disléxicos.

* Dia 27/04/2016 – “Palestra de sensibilização sobre a Dislexia”

Palestrante: Roselaine Marquetti e Luiz Gustavo V. Simi

Duração: das 18h às 20h

Valor: R$30,00

* Dia 30/04/2016 – “Intervenção psicopedagógica domiciliar”

Palestrante: Mestranda Karen Alves Ricci

Duração: das 09h às 11h

Valor: R$60,00

Além destes, vale a pena olhar a programação de cursos e oficinas disponibilizadas. Agora, se além de se informar você também deseja ajudar alunos com dislexia, seguem alguns sites relevantes:

 

1 – www.dislexia.org.br

No próprio site da Associação Brasileira de Dislexia, na aba Material de Apoio, encontra-se materiais e links exclusivos para quem tem o distúrbio, como jogo de réguas, relógio, site de livros para especiais – neste caso o site é em inglês mas na aba Browse – language é possível buscar por conteúdo em português.

2 – www.opendyslexic.org

Neste site é possível fazer o download gratuitamente de uma fonte desenvolvida com exclusividade para disléxicos, o intuito é facilitar a leitura online. Ela conta com a parte inferior das letras bem destacada e maior. A página contém outros conteúdos, produtos e até livros para serem baixados, porém tudo está na língua inglesa.

3 – www.centropsicopedagogicoapoio.com.br

A página tem muita informação relevante para pais obterem orientação sobre como ajudar os seus filhos com problemas de aprendizagem. Existe também um canal para enviar dúvidas que são debatidas toda a sexta-feira e compartilhadas por áudio. Além disso, o Centro oferece palestras gratuitas para as escolas e inúmeras listas de profissionais relacionados que podem contribuir. [Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado: 21/08/18]

4 – www.dislexiabrasil.com.br

O portal é exclusivo para educadores que buscam mais conhecimento e cursos que o capacitem como profissionais para lidar com alunos disléxicos. O professor aprende online e recebe certificado quando obtém 70% de aprendizado.

5 – www.dislexclub.com

Este site serve de suporte para pessoas com dislexia e para os interessados no assunto. Conta com uma seção exclusiva para os pais, legislação, dicas de aplicativos para disléxicos, histórias de leitores e um fórum com artigos a respeito.

A escassez de páginas exclusivas sobre o assunto mostra o quanto a dislexia ainda precisa de atenção. Por isso, professor, o seu interesse pela causa pode fazer muita diferença e abrir caminhos para que as escolas estejam dispostas a trabalhar na questão.

Você pode fazer a diferença.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo