Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 5 sites educativos para crianças

5 sites educativos para crianças

Olá amigos do Canal do Ensino,

Por mais que as crianças hoje em dia gostem de usar tablets, smartphones e computadores, é fundamental para o desenvolvimento do seu sistema nervoso, que os pais ou familiares leiam para elas, isso porque é a partir da leitura infantil, que a criança começa a desenvolver um senso crítico do mundo, além de ter a capacidade de ter sua própria opinião sobre determinados assuntos.

A leitura infantil também é considerado o primeiro passo para a alfabetização, uma vez que é durante a leitura que a criança começa a se familiarizar com as letras e a formar palavras. Além disso, essa é uma forma de ter certeza que a criança escreverá de forma correta, já que acompanhando a leitura, ela conseguirá observar as regras de gramática.

Quando as crianças tem contato com a leitura desde bebê, ela tem a oportunidade de se desenvolver com maior facilidade nos estudos, e consequentemente na vida e na carreira profissional.

Com a leitura infantil, permitimos também que as crianças desenvolvam sua criatividade, além de ampliar o seu vocabulário e o senso crítico.

Tamanho de letra para livro infantil

Quando você for comprar um livro para seu filho, é importante prestar atenção em alguns detalhes, que são o conteúdo, o número de figuras – dependendo da idade – e principalmente o tamanho da fonte que está sendo utilizada para descrever a história.

O indicado é que o tamanho da fonte para livros infantis seja entre 12-14, se a criança tiver entre 5-10 anos, também é importante prestar atenção em qual fonte está sendo utilizada, pois se o livro estiver em “times new roman” o seu tamanho será menor do que se estiver em “arial“.

Assim o melhor a ser feito, é folhear a livro durante a compra para ver se o tamanho da fonte é legível para os pequeninos.

Baixando livros infantis para crianças gratuitamente

Aqui no Canal do Ensino, nós já mostramos alguns livros infantis que podem ser baixados gratuitamente, mas vamos atualizar essa lista, afinal leitura nunca é demais!

  1. João e Maria
  2. Cinderela
  3. Chapeuzinho Vermelho
  4. No Reino da Letras Felizes
  5. Borboleta Azul

Resultado de imagem para leitura infantil

Com essa seleção de livros, você pode entreter e educar uma criança, tornando-a um cidadão de bem, com capacidade de raciocínio e discernimento.

Sites educativos infantis

Mas como as crianças adoram permanecer online, é importante que seja realizado um monitoramento de quais sites elas visitam, pensando nisso, nossa equipe preparou uma seleção com sites educativos para crianças.

  • Brinque Book:  oferece passatempos para colorir e jogar.
  • Cocoricó: oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.
  • Guardiões da Biosfera: é um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper, responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras.
  • Pequeno Cientista: é um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. De dentro de uma nave espacial, as crianças descobrem detalhes sobre os oito planetas do sistema solar, estrelas e galáxias. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)
  • Senninha: em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos.

Você costuma ler para seu filho? Conte-nos sua experiência.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo