Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 5 sites de raciocínio lógico para ajudá-lo nos concursos

5 sites de raciocínio lógico para ajudá-lo nos concursos

Olá, leitor!

Concursos públicos possuem questões de raciocínio lógico, que medem a capacidade do candidato de analisar uma situação, pensar em possibilidades e encontrar soluções.  No artigo de hoje, vamos falar sobre como estudar para o teste de raciocínio lógico e listar alguns sites com exemplos de perguntas. Acompanhe!

5 dicas para se preparar para a prova de raciocínio lógico

Sites de raciocínio lógico para concursos

Fonte: Reprodução

Organização e dedicação são essenciais para ter um bom resultado nos testes de raciocínio lógico. Confira as dicas que separamos para você!

1. Estude com antecedência

Para estudar com tranquilidade, o ideal é iniciar a preparação antes do lançamento do edital; assim, você intensifica sua rotina de estudos. Comece revendo conteúdos de matemática e posteriormente foque no que será cobrado na prova de raciocínio lógico.

2. Leia o edital

Ler esse documento é fundamental para entender o que será  exigido dos candidatos. Cada prova tem um estilo diferente, e o edital lista as habilidades e conteúdos abordados em cada parte do exame.

3. Resolva provas de anos anteriores

Resolver as edições anteriores do concurso é uma forma de conhecer melhor a prova, familiarizando-se com os enunciados, os tipos de pergunta e os critérios de avaliação.

4. Treine o reconhecimento de padrões

Muitas questões de testes de raciocínio lógico trabalham com identificação de sequências e padrões. Para treinar essa habilidade, você pode solucionar exercícios de concursos anteriores ou, de forma mais lúdica, resolver com frequência passatempos como palavras cruzadas e sudokus (jogo de origem japonesa, comum em jornais e revistas, no qual é preciso encaixar números em uma grade quadriculada).

5. Mantenha a calma

Controlar o nervosismo é essencial em qualquer exame, especialmente naqueles que exigem concentração, interpretação e análise de informações. Durante a prova, esteja focado e leia os enunciados com calma, mais de uma vez se for preciso. Quanto mais tranquilo você estiver, melhor tende a ser seu desempenho.

5 sites de raciocínio lógico para concursos

Temas como proporções, operações básicas, análise combinatória e linguagem matemática são muito cobrados nas provas de raciocínio lógico. Há sites que podem ajudá-lo a estudar esses assuntos. Veja:

1.Nova Concursos

Nova Concursos é um site especializado que traz notícias, artigos, informações sobre concursos encerrados, abertos e previstos em vários estados do país. O site também conta com aulas gratuitas sobre diversos conteúdos, inclusive sobre  raciocínio lógico.

2. Concursos no Brasil

O site Concursos no Brasil traz notícias, dicas de estudo, simulados e exercícios. Para estudar para a prova de raciocínio lógico, acesse as questões de matemática.

3. Estratégia Concursos

A plataforma Estratégia Concursos traz  notícias, artigos e depoimentos de aprovados em concursos. O site também conta com aulas online, gratuitas e pagas.  Para se preparar para a prova de raciocínio lógico, você pode acessar tanto a página do blog, que contém dicas, gabaritos e vídeos, disponível gratuitamente, quanto os cursos online, que demandam pagamento.

4. Gabarite

O Gabarite é um site especializado que existe desde 2010 e disponibiliza simulados, provas, dicas, aulas online e exercícios. Para aprimorar o raciocínio lógico, você pode acessar a página de questões.

5. PCI Concursos

O PCI Concursos traz diversos materiais sobre concursos públicos, como notícias, dicas, simulados, provas e aulas. Para trabalhar seu raciocínio, você deve resolver os simulados  e assistir  às aulas.

E então? O que você achou do nosso artigo sobre provas de raciocínio lógico de concursos públicos? Tem alguma outra dica ou conhece outros sites? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo