Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Empreendedorismo » 5 sinais de que você é um empreendedor

5 sinais de que você é um empreendedor

Olá, leitores!

Você se acha uma pessoa empreendedora? Se a sua resposta foi não porque não tem seu próprio negócio ou porque essa é uma condição muito difícil de atingir, saiba que pode estar enganado. Veja aqui 5 sinais de que você é um empreendedor.

O empreendedor não é só uma pessoa que tem uma empresa; é muito mais uma questão de dedicação do que de vocação para abrir a empresa, Por isso, talvez você tenha algumas competências de empreendedor que nem mesmo você sabe.

“O meio vai fazendo com que uma pessoa crie características empreendedoras. Mas é possível aprender essas competências por prática, disciplina e motivação”, diz Solange Machado, docente da Business School São Paulo (BSP) ao site da Exame.

Marco Aurélio Ribeiro, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Ibmec, também segue essa linha de análise. “O comportamento empreendedor é algo aprendido socialmente: são os estímulos que você recebe que dão mais ou menos confiança, mais ou menos aversão a risco. Mas todos nós somos empreendedores de alguma maneira: sonhamos uma profissão e fazemos cursos para isso, por exemplo.”

Se você pensa que ser empreendedor é apenas ter um negócio próprio, está muito enganado. Mesmo quem não quer ser pessoa jurídica pode desenvolver uma cultura empreendedora. “Empreendedorismo é se conectar com suas habilidades inatas. Sendo assim, todos podem tornar-se empreendedores”, afirma Gabriel Coelho, fundador da Empodere-se e professor de MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sinais de que você é um empreendedor

Se você ainda está na dúvida para saber se é mesmo um empreendedor, veja abaixo algumas atitudes que indicam que o empreendedorismo pode ser seu caminho:

1- Criatividade

Você é daqueles que sempre pensam em fazer algo de uma forma diferente melhor? Então esse é um sinal de que você é um empreendedor. Ser criativo também está muito relacionado a ter curiosidade sobre o que está ao seu redor. “Essa é uma característica despertada a partir do momento em que descobrimos nossas próprias habilidades, porque isso gera iniciativa de pensamento e decisões sobre nossa especialidade”, completa Coelho, da Empodere-se.

2- Realizações

Falando em decisões, um outro sinal de que você é um empreendedor é se, desde cedo, você sentir vontade de realizar e liderar alguma ação. “O empreendedor é a pessoa que, do nada, cria algo. Se um garoto resolve organizar um campeonato de futebol, por exemplo, é uma atitude empreendedora”, diz Ribeiro. “Pode ser desde um negócio até uma festa ou um grupo. Basta acreditar e fazer algo que não era feito anteriormente.”

3- Sem medo de arriscar

O empreendedor se joga no que acredita, sem medo dos riscos. Claro que ele sabe que os riscos existem, mas ele tenta mesmo assim. “Tudo muda. Não se apaixone pela forma, mas por um propósito”, aconselha Coelho. “A velocidade das mudanças é muito mais rápida nessa era de interações sociais”.

4- Não se abala com a primeira derrota

Além de saber correr riscos, saber como implementar a ideia é fundamental para todo empreendedor. Por isso, ter disciplina e persistência são fundamentais. “Empreender significa acreditar que aquilo vai dar certo e, toda vez que você perder, tentar de alguma outra maneira”, afirma Solange. Para isso, é preciso uma certa dose de automotivação, porque as forças contrárias serão muitas.

Na mesma linha, ser otimista também é um sinal de que você é um empreendedor. “Essa pessoa costuma ser mais otimista do que a média da população. Esse otimismo a impulsiona a agir, enquanto outras pensam que a tomada de decisão pode não valer a pena.”

5- Empatia e paciência

A educação nas famílias e na sociedade costuma ser voltada para o sucesso. Porém, uma característica dos empreendedores é entender que todo projeto é focado na necessidade de alguém, na verdade. “Você entende as dores das outras pessoas e, por isso, é mais efetivo nas suas ações”, explica Colho.

O empreendedor é uma pessoa mais paciente, que sabe a hora certa que os resultados vão aparecer e não se afoba.

E aí? Agora identificou seu perfil empreendedor?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo