Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 profissões promissoras para 2016

5 profissões promissoras para 2016

Olá, pessoal!

Você que é estudante e ainda não escolheu a profissão que vai seguir, ou você que quer dar uma guinada na sua carreira, vai gostar deste artigo que preparamos para você com as 5 profissões promissoras para 2016.

Saber quais são as profissões mais valorizadas pode ser uma das referências na hora de escolher um caminho profissional. As carreiras em alta nos próximos anos misturam campos de atuação diferentes como tecnologia, saúde e administração.

Uma dica valiosa nesse momento decisivo é seguir mais a vocação do que o bolso. Escolher uma profissão apenas em busca de um bom salário pode ser um erro que vai refletir no futuro. De acordo com Nelson Bitencourt, diretor de Desenvolvimento Humano, da seccional gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos, “quando se consegue trabalhar com valores, sendo feliz no que escolheu como profissão, essa tradução em dinheiro pode vir ao natural”.

Profissões promissoras para os próximos anos

Veja abaixo 5 das profissões que mais tendem a crescer nos próximos anos:

Analista de Tecnologia da Informação (TI)

É um setor que tem demandado cada vez mais mão de obra qualificada pelo fato das tecnologias terem bastante potencial de crescimento no País, com tendência de continuidade das boas perspectivas. E não só analista, como várias áreas dentro de TI são bastante promissoras.

Enfermagem

O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. A busca pela profissão explica-se pelo envelhecimento da população e surgimento de novas doenças.

No campo da saúde, o destaque vai mesmo para Geriatria. O coordenador do Instituto Profuturo, James Wright, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo de 31 de março de 2015, afirma que novas especialidades serão criadas para atender exclusivamente a este público, nos campos da Medicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia.

Relações Públicas, Publicidade, Mercado e Negócios

Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. São profissões que fazem o intermédio entre setores e que se mantêm com um bom campo de trabalho, ainda mais com áreas como e-commerce, marketing digital e redes sociais que tendem a se valorizar cada vez mais.

Administração

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Profissionais dessa área com MBA são sempre bem valorizados no mercado.

Recursos Humanos

É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Passamos por um momento de maior aquecimento do mercado de trabalho, pois processos de seleção ficaram mais complexos para as empresas, que precisam se ajustar e ajustar seus profissionais às exigências e variáveis do mercado.

Outras carreiras que também estarão em alta:

  • Bioquímica
  • Computação
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Alimentos
  • Farmácia
  • Relações Internacionais
  • Turismo
  • Engenharia civil

Escolha uma profissão que você goste e invista no seu futuro profissional.

Boa sorte.

Até mais.

comentários (1)

  • José Carlos Miquelini

    Vejo sempre nessas mídias sociais, principalmente naquelas voltadas a área profissional, pessoas em busca de oportunidade de trabalho, dizendo que esta difícil, ficam meses e até anos sem um Emprego. Me parece que a cada dia isso vem aumentando. Será a crise? Ou serão novos tempos?
    Na minha humilde opinião o problema esta na nossa mente, que esta programada a mesmice, a repetir a mesma coisa que todos fazem. Só que, as coisas mudam.
    As profissões é uma das coisas que sofrem mudanças, antigas profissões não existem mais como é o caso de operador de telefonia, e novas profissões surgem como foi o caso da minha profissão quando resolvi fazer faculdade, Engenheiro de Produção e é o caso agora de Biotecnologia e Nanotecnologia. Mas será que essas pessoas estão na profissão errada? Não, na verdade o que esta errado é o que disse no começo, nossa mente.
    Estamos programados a ter um Emprego do tipo CLT a famosa carteira assinada, com as garantias de férias, 13° salário, enfim o que todos conhecem. Na verdade o SISTEMA esta ultrapassado. Precisamos programar nossa mente para o Futuro, precisamos querer algo mais do que ter horário para entrar e sair, algo mais do que receber ordens e aguardar o final do mês para receber o que o MERCADO quer nos pagar e nos proporcionar para a nossa vida. Mais do que ficar anos na mesmice e no final depender de uma aposentadoria que se tornou em um sistema FALIDO.
    Devemos programar nossa mente para voos altos, voos que merecemos fazer conforme seja o nosso desempenho seguido dos nossos resultados. Procure algo que faça você o que acha que deve ser feito e disso obter os resultados dessa sua escolha, sem depender da vontade de ninguém. Temos um monte de opções de NOVOS trabalhos, no NOVO mercado de trabalho, afinal estamos no século XXI minha gente.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo