Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » 5 planilhas grátis para usar no consultório médico

5 planilhas grátis para usar no consultório médico

As planilhas podem ajudar médicos e recepcionistas a se organizarem

Olá, leitores!

Organização. Essa é a palavra que melhor define o sucesso de qualquer negócio ou até mesmo na vida pessoal. Além de um profissional dedicado e uma gestão eficiente, é preciso deixar as contas, os bancos de horas e diversos outros itens organizados. Em um consultório médico é preciso, ainda, controlar por meio de uma planilha, os atendimentos realizados e os materiais utilizados.

Para ajudar os profissionais de saúde que estão começando agora ou querem, simplesmente, reestruturar o negócio, separamos abaixo 5 exemplos de planilhas para serem utilizadas no consultório médico. Confira:

1. Fluxo de caixa
Esta é, sem dúvida, a planilha mais importante de qualquer negócio. Por meio dela, é possível saber e entender a situação financeira da clínica mês a mês. Dessa forma, o médico consegue identificar, rapidamente, se ela está gerando lucro, prejuízo ou “ficando no zero”.

A planilha de Excel deve trazer as transações de entradas de dinheiro no caixa (recebimentos de consultas, valor recebido dos planos de saúde, entre outros) e de saídas (conta do aluguel, de luz e de água, gastos com equipamentos, combustível, etc). Ao fim do mês, é possível gerar relatórios e gráficos que facilitam a análise.

Após lançar todos os valores, você pode ir acompanhando o desempenho através dos gráficos. Na última aba, consta um calendário, onde lhe permite saber os dias de lançamento para o vencimento de cada fatura, o que facilita na compreensão dos resultados.

2. Cadastro de pacientes

Uma Planilha de cadastro de clientes pode ajudar a controlar as informações pessoais dos pacientes atendidos. Com dados como nome, telefone, idade, endereço e número do convênio médio, esse tipo de planilha permite que a recepcionista ou o médico encontre informações básicas de um modo mais rápido. Também é útil para confirmar as consultas ou, em alguns casos, enviar cartões em datas comemorativas, o que é uma boa ação para com o cliente.

elementos-de-um-consultorio-medico

3. Cadastro de pacientes completo
Uma outra ferramenta pode ser muito útil para os médicos. Trata-se de um cadastro completo que traz, além de informações básicas, descrição sobre a consulta. Nesse caso, podem ser apresentados dados como valor e forma de pagamento, bem como exames solicitados e outras informações que podem ajudar o médico no próximo encontro.

4. Agenda semanal
A agenda criada em forma de planilha é ideal para clínicas médicas, já que exibe os dias úteis e o horário comercial separado (de hora em hora). Dessa forma, é possível controlar os pacientes do dia e, ainda, confirmar a consulta para o resto da semana. (link indisponível – última atualização em 05/07/2019)

5. Planilha de equipamentos
Em consultórios médicos, é comum que as pessoas realizem alguns exames. Os equipamentos utilizados, por mais simples que sejam, devem ser sempre novos e trocados a cada paciente, por isso, é preciso ter uma planilha com os itens necessários para as consultas, pois dessa forma, é possível fazer uma gestão de estoque e organizar-me para encomendar a quantia necessária de cada um deles.

E você, já utilizou alguma dessas para facilitar o seu trabalho?

Até a próxima!

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo