Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 perguntas sobre o seu ano que vão ajudar a começar 2021 com o pé direito

5 perguntas sobre o seu ano que vão ajudar a começar 2021 com o pé direito

Olá, pessoal!

Ano acabando, é hora de fazer aquela reflexão. Sempre queremos acreditar que as perspectivas para o ano que vai começar são as melhores. Então, separamos algumas perguntas sobre o seu ano que vão ajudar a iniciar 2021 com o pé direito.

O que quer que tenha acontecido, todo ano traz aprendizados. Refletir sobre o que foi positivo e negativo no período que passou é o ponto principal.

A dica é escrever sobre tudo isso. Escrever é poderoso, torna o fluxo consciente, libera a mente, reforça o aprendizado e coloca uma nova perspectiva sobre os fatos. Porém, não adianta escrever qualquer coisa. Veja abaixo alguns grupos de perguntas que podem nortear seu raciocínio. São apenas sugestões, fique à vontade para criar os próprios questionamentos.

Como começar o ano novo com o pé direito

Pessoas importantes

Quem foi importante para você ao longo do ano? Como você recompensou essas pessoas? Quem você precisa cortar da sua lista de relacionamentos? A quem você disse “sim”, mesmo quando você queria dizer um “não”?

Aprendizados

O que o ano trouxe que fez você crescer como pessoa ou profissional? Que problemas você teve de enfrentar? Que coisas você não repetiria nunca mais na sua vida? E que ações você repetiria sempre que possível?

Metas

Que sonhos você realizou? Que sonhos você adiou? Você tinha planejado metas por escrito? Quantas? Acompanhou durante o ano? O que faltou?

Oportunidades perdidas

O que você deixou escapar? O que fez você perder a oportunidade? O que faria você aproveitar a oportunidade em uma próxima vez? É possível recuperar a oportunidade que foi perdida? Como?

Sua vida pessoal

Leu os livros que comprou? Cuidou da saúde? Fez algum esporte com regularidade? Descobriu ou praticou algum hobbie com frequência? Dormiu bem? Conseguiu se alimentar direito? Cuidou do físico, da mente, do coração e do espírito?

Experimente responder a essas perguntas e guarde-as em um arquivo, e-mail ou em um papel mesmo. Além disso, crie uma tarefa em sua agenda para rever seus objetivos algumas vezes ao longo do ano novo.

Esse é um processo muito poderoso e efetivo e as mudanças certamente vão acontecer, para melhor.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo