Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 5 passos simples para adquirir fluência em inglês

5 passos simples para adquirir fluência em inglês

Olá leitores!

Já ouviu o ditado “a prática leva a perfeição”? Com certeza, sim.

Quando nos dispomos a aprender algo novo como, por exemplo, andar de bicicleta ou tocar violão, precisamos treinar bastante para ganhar confiança e habilidade. Certo? Na hora de aprender inglês, não é diferente. Pensando nisso, listamos 5 passos simples para adquirir fluência em inglês.

São cinco hábitos que você pode adquirir no dia a dia para, pouco a pouco, ir se familiarizando com o novo idioma. Quando menos esperar, você já estará fluente no inglês.

5 passos para se tornar fluente em inglês

1. Se jogue
Quando tiver a oportunidade de praticar inglês – seja em uma viagem, num bar ou mesmo na plataforma do metrô, enquanto espera o próximo trem -, não titubeie. Comece uma conversa, mesmo que no início gagueje ou lhe faltem palavras. Vale até avisar o outro que você não domina o idioma: só pela tentativa, com certeza você já vai ganhar sua simpatia. Praticar com estranhos é uma ótima maneira de ganhar confiança e fluência.

2. Vá além das palavras
Tão importante quanto ter um bom vocabulário é saber empregá-lo nas conversas. Tente memorizar, também, frases inteiras e expressões para que tenha mais facilidade na hora de dialogar com outras pessoas: quando já estamos familiarizados com as sentenças, tudo flui melhor.

3. Ouça para aprender
Procure incorporar no seu dia a dia hábitos que te levem a conviver com o inglês: ouça músicas, veja um noticiário ou assista séries e filmes no novo idioma, sempre prestando bastante atenção na forma como as pessoas falam. Ouvir a outra língua ajuda a deixar o “inglês truncado” de lado e começar a falar mais naturalmente.

4. Solte a voz
Os fonemas em inglês não são iguais aos do português, por isso não adianta ficar, apenas, estudando em silêncio. Ler e escrever é importante para a aprendizagem, mas falar também é fundamental. Use sua voz! A única maneira de se sentir confortável falando é praticando. E, se não tiver com quem conversar, fale sozinho – ou procure amigos na internet com quem possa fazer chamadas de voz.

5. Atue
Sabe quando um estrangeiro tenta falar portugu̻s e as palavras, por mais que estejam certas, saem com um sotaque diferente do nosso? O mesmo acontece com brasileiros quando tentam falar ingl̻s Рe muitos nem percebem.

Para não pagar esse mico, tente imitar a maneira como nativos falam: assista um filme ou série, por exemplo, e fique repetindo falas com o mesmo ritmo e entonação. Sem nem perceber, você vai, aos poucos, adquirindo os macetes do novo idioma.

Com essas práticas, adquirir fluência em inglês nem ficou tão difícil. Experimente!

Até a próxima.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo